Como liderar pessoas difíceis no trabalho? Criamos 23 dicas para você melhorar o ambiente de trabalho e ajudar seu funcionário.
Em muitos momentos o que mais ouvimos sobre liderar pessoas difíceis é que devemos demiti-la o mais breve possível para “não contaminar os outros funcionários”, porém acredite, isso não é o melhor a ser feito. Existem várias formas de auxiliar o seu funcionário ao mesmo tempo que recupera um talento que pode se tornar inestimável para a sua empresa.
Gostou disso que falamos? Esperamos que sim, realmente vamos conversar sobre algo que pode ir contra tudo o que aprendeu até hoje.
- Como liderar pessoas que não querem ser lideradas?
- Deixe as regras claras
- Diga o que se espera de cada pessoa
- Converse sobre as consequências de quebrar os acordos
- Como lidar com pessoas insuportáveis e difíceis?
- Como liderar pessoas diferentes?
- Como liderar pessoas Insubordinadas?
- Pessoas difíceis de lidar
- Feedback para pessoas difíceis no trabalho
- Lidar com pessoas difíceis
- Como liderar pessoas difíceis
Como liderar pessoas que não querem ser lideradas?
Liderar pessoas que não querem ser lideradas não é algo fácil e nem algo que gostaríamos de fazer, fique tranquilo se você também pensa assim.
No entanto é preciso ter uma visão um pouco mais flexível quanto a este assunto, pois ser mais humano nos relacionamentos só trará mais benefícios para todos, gerando uma grande motivação dentro do seu ambiente de trabalho.
Além disso, é importante para sua carreira de liderança, pois vencer obstáculos que se dizem impossíveis, é a melhor escola que você poderá ter como líder. Vamos ao motivos que fazem algumas pessoas parecerem renitentes e como liderar pessoas que não querem ser lideradas.
- Nunca tiveram o privilégio de aprender sobre limites: algumas pessoas nunca tiveram o privilégio de aprender sobre limites e compromissos em sua infância ou até mesmo na juventude. Este fator pode ter feito com que essa pessoa tenha dificuldades de entender sobre os valores e compromissos com hierarquias.
- Cresceram de forma isolada: o isolamento também é um fator que pode comprometer o convívio social e o desenvolvimento de relacionamento desta pessoa com os demais grupos. Muitas vezes a vida em isolamento pode ser devido ao próprio temperamento, à forma de crianção familiar e também à medos que adquirimos na nossa caminhada, este último devendo ser tratado e acompanhado por profissionais da área da saúde.
- Estresse e pressão elevados: o estresse elevado e também as pressões internas e externas pode levantar mecanismos de defesas refletindo diretamente no relacionamento daquele funcionário com sua liderança, e isso é preciso ser revisto também pela empresa, quanto ao seu ambiente de trabalho e forma de liderança junto aos funcionários. Veja como se capacitar por este artigo: Novos líderes: Como formar e capacitar
- Tiveram experiências ruins no passado: muitas pessoas, assim como eu e você, já tiveram experiências muito ruins em seu passado e, dependendo de como foi tratada esta experiência, pode ter deixado alguns problemas que sozinha, esta pessoa não conseguirá resolver. Às vezes pode ter tido problemas com outros líderes que não estavam preparados para serem liderança, e desta forma causaram um impacto muito negativo não apenas em um funcionário, mas em toda uma equipe, que por sua vez, tem dificuldades em aceitar a nova hierarquia.
- São muito inteligentes e criativas: por outro lado, existem funcionários que possuem uma inteligência realmente muito grande e acima da média em que estão envolvidos, até mesmo uma criatividade enorme que reflete em pensar que sabe mais que todos (mesmo que saiba…), e por este motivo não acata orientações dos seus gestores, sendo um problema para todos e para si mesmo.
- Tem um espírito de liberdade: também existem aqueles que possuem um espírito de liberdade tão intenso que não só enxerga os demais líderes como opressores, mas toda a cultura empresarial como tal. E veja que aqui não falamos sobre política, de forma alguma, mas simplesmente algumas pessoas possuem isso como um ideal e precisam se ver como libertas de uma estrutura que enxergam como prisão.
Com estas informações, você terá compreensão para aprender como lidar com as diferentes personalidades de funcionários e terá a sensibilidade de não rejeitar as pessoas, mas auxiliar para que se tornem cada vez melhores em sua área de atuação e pessoas com quem poderá contar sempre.
As suas atitudes como líder valem mais que mil palavras, não tenha dúvida da sua influência. E não se preocupe, você não estará “mimando” esta pessoa, pois o líder faz exatamente isso: inspira pessoas!
Um chefe é aquele que dá as ordens e espera ser obedecido, o líder é aquele que inspira as pessoas para que o sigam e possar dar o melhor de si naquilo que acreditam.
Deixe as regras claras

Uma das melhores formas para gerenciar e liderar equipes é deixar sempre as regras claras para todos. Isso traz um alívio enorme e também vários fatores que trazem segurança para todos dentro da instituição. As regras não precisam ser rígidas para que funcionem, simplesmente que coloquem os bons limites e deixem claro o que se espera para um bom ambiente de trabalho e também para orientar as atividades de cada cargo.
Lembrando quê, para seguir as atividade de cada cargo é preciso ter descrição de cargos e funções bem definidas, o que um bom RH poderá fazer para você, não se preocupe.
Vamos ver agora a importância de ter regras para delimitar as ações de cada um:
- Regras trazem segurança: as regras trazem segurança para todos. Quando você fala para cada um quais são as regras dentro da empresa, as pessoas poderão optar se desejam continuar e até mesmo aceitar o desafio proposto à elas. As regras deixam claro a ética e comportamentos que se esperam dentro da empresa e equipe, prevenindo repreensões e injustiças no ambiente de trabalho.
- Delimitam a área de ação: as regras também ajudam muito em como liderar pessoas difíceis, pois delimitam com antecipação para você, líder, e também para o funcionário, a extensão do seu campo de ação. Estas regras deixam claro até onde cada pessoa pode avançar e agir dentro da empresa, quais ações são toleradas e incentivadas e quais ações são condenadas dentro da instituição.
- Permitem igualdade a todos: com as regras claras e aplicadas para todos, a igualdade é evidenciada na empresa e permite que todas as pessoas consigam atingir todos os patamares de igual forma. Com regras claras, as objeções e alguns conflitos são logo resolvidos e acatados, ainda que não se concorde em um primeiro momento, no entanto, regras iguais para todos é um caminho ótimo para liderar pessoas difíceis e a equipe como um todo. É justo, é o correto a ser feito!
- Definem a hierarquia: com elas a hierarquia é bem definida, evitando disputas internas e cadeias de comando que precisam ser atendidas para o cumprimento de todos os processos. Com um regimento bem definido e que compreenda todas as áreas da empresa, a hierarquia passa a ser respeitada e destacada.
- Solidificam o bom comportamento: um bom conjunto de normas bem redigido, justo e que respeite a cultura de cada indivíduo, vem a solidificar o bom comportamento e respeito de todos por aquilo que acordaram. Os acordos, quando mostrados de forma transparentes, tendem a ser respeitados e até motivados por todos devido ao bem comum e bom relacionamento da equipe.
Talvez você veja regras como algo ruim ou algo repressor, mas não pense desta forma, pois as regras são importantes para todos os relacionamentos, quer sejam profissionais ou pessoais.
Regras estão em todos os lugares, escritas ou não:
- Legislação civil, penal e criminal
- Regras do condomínio
- Namoro ou casamento
- Amizades
- Trânsito
- Regras alimentares
Enfim, uma lista enorme sobre regras, sendo assim, entenda como algo bom. Por exemplo, para a convivência com você em sua casa devem haver algumas regras para o bem estar de todos. Algumas podem ser fúteis e outras fundamentais. De outra forma também podem ser reavaliadas pelos interessados sempre que necessário, no entanto, enquanto elas existem devem ser seguidas, pois tiveram um motivo para terem sido criadas.
Diga o que se espera de cada pessoa
Esta dica não se trata de regras, mas de transparência. A transparência é vital para que cada pessoa entenda a sua função dentro da empresa.
As pessoas às vezes não são difíceis, mas acabam se tornando desta forma porque não existe uma transparência nem está clara a sua função em seu trabalho, sendo vistas como rebeldes, quando na verdade se trata apenas de uma falta de orientação de sua parte.
Em primeiro lugar, as contratações deve ser realizadas com base nas atribuições dos cargos a serem preenchidos, em segundo lugar, o funcionário não pode ser responsabilizado de algo que não foi orientado e informado, sendo assim, é preciso usar sempre a transparência em todos os relacionamentos.
Tenha em mente que liderar pessoas difíceis pode ser pelo seu ponto de vista, todavia é fundamental conversar com cada profissional para entender o que realmente está acontecendo sob sua ótica e como poderão ajustar os comportamentos para que o mesmo atinja seu potencial ao máximo.
Converse sobre as consequências de quebrar os acordos
O que acontece com a luz de sua casa caso você não pague a sua conta todos os meses? O que acontece com você caso não cumpra com as suas obrigações escolares? Bem, sabemos as consequência da quebra destas regras…
Ao liderar pessoas que não querem ser lideradas é preciso que apresente com transparência os acordos feitos e estabelecidos com eles desde o início de sua contratação. Na realidade, não apenas ao liderar pessoas difíceis, mas ao liderar qualquer equipe.
É claro que para trabalhar com pessoas renitentes as regras e transparências devem ser evidenciadas com maior frequência, não para ameaças, mas simplesmente para lembrar os acordos definidos e resolver pequenos conflitos do dia a dia.
Além disso, ajuda a dissolver comentários ruins sobre a organização da empresa e sobre a sua liderança.
Como lidar com pessoas insuportáveis e difíceis?
Lidar com pessoas insuportáveis e difíceis não é fácil, tenho certeza que já lidou com isso em algum momento da sua vida, mas é possível reverter isso em algum momento, ao menos suavizar esta situação.
Existem várias formas de trabalhar com pessoas assim, sendo você da liderança. Agora vamos levantar mais algumas dicas para que você não apenas tenha êxito, como o seu funcionário também possa ter o privilégio de ser transformado e melhorar como indivíduo pelo seu exemplo.
- Seja transparente nas regras
- Seja transparente sobre as consequências de quebrar os acordos
- Não ameace nunca ninguém, usando sempre o diálogo para resolver os conflitos
- Forneça feedback de cunho positivo para valorizar e fazer ajustes aonde necessário
- Se coloque como parte da solução de cada problema e cada conflito
- Seja o exemplo daquilo que se pede
- Não valorize uns em detrimento de outros
- Utilize as normas sem exceções, mas também com compreensão de cada caso
- Não aceite ofensas em sua equipe ou com você
- Não grite, não fale alto e não permita esse tipo de expressão em sua equipe
- Não valorize e incentive brincadeiras de cunho moral e assédios
- Ouça cada um sem que seja necessário se armar para defesas
- Seja suave
- Se firme em seus valores e em suas convicções
- Não se permita ouvir fofocas nem quando elas chegam disfarçadas de “críticas construtivas”
- Imponha limites para o seu relacionamento profissional com todos
- Não ria de piadas de mau gosto
- Saia de grupos com comportamento tóxico
- Não permita e também evite comparações com pessoas e formas de expressão
- Não valorize a bajulação
- Valorize a transparência e sinceridade, mas reprove as grosserias
- Esta você já sabe, mas vale a pena repetir o óbvio: elogie em público e corrija em particular
- Nunca tome decisões de cabeça quente. Não permita que outras pessoas estraguem seu dia
- Forneça feedback constante e mantenha a comunicação como prioridade
Como liderar pessoas diferentes?

Para lidar com pessoas diferentes é preciso que você desenvolva algo muito especial e aparentemente simples, chamado empatia.
Segundo o dicionário de sinônimos, a empatia é: “compreensão, entendimento, aceitação, consideração, interesse, intropatia.”
Isto é:
- Compreender: compreender as outras pessoas e suas diferentes expressões culturais e formas de gerenciar suas próprias vidas e crenças. Compreender que as pessoas tem a autonomia de fazer escolhas diferentes das suas e não são piores e nem melhores por isso.
- Entender: entender os valores de cada um, entender como bom ouvinte o que casa expressão revela e entender que pessoas precisam uma das outras.
- Aceitar: aceitar as diferenças entre as pessoas, inclusive evitando comparações entre as que se destacam mais em algumas áreas da empresa. Cada indivíduo tem o seu devido valor e nem por isso são pessoas difíceis de se lidar, é preciso aceitar até mesmo o tempo de compreensão e desenvolvimento de cada profissional.
- Considerar: considerar as razões e motivos de cada ação dos membros de sua equipe e resolver os conflitos de forma justa e com equidade.
- Se interessar: como líder, você deve se interessar realmente pelas pessoas em sua empresa, auxiliá-las para que consigam atingir o seu potencial máximo e ser mais humano em seus relacionamentos. Com isso é importante entender as suas responsabilidades e manter vivo o compromisso com os resultados também.
Como liderar pessoas Insubordinadas?
Pessoas insubordinadas tem algumas características:
- Conhecem as regras mas não aceitam
- Conhecem as regras mais não se submetem
- Às vezes utilizam a cultura da transparência para justificar serem grosseiras
- É impaciente com as demais pessoas e suas diferentes expressões
- Dificilmente aceita opiniões contrárias às suas
E qual o motivo de conversarmos sobre isso? Exatamente para que você como líder não seja uma pessoa com este modelo de comportamento, consegue entender isso? Para aprender liderar pessoas difíceis, é necessário que nós mesmos não sejamos estas pessoas difíceis
Pessoas difíceis de lidar

Pessoas difíceis de lidar, após tudo isso que conversamos, na verdade podem não ser tão difíceis assim se conseguirmos desenvolver estes conceitos e valores que trabalhamos neste artigo.
Eu acredito que o mais importante para você não é apenas ter conhecimento de como liderar pessoas difíceis, mas também em como ser o exemplo para que estas pessoas se inspirem na sua liderança e, conseguindo isso, com toda certeza as dificuldades irão desaparecer ou serem amenizadas pelo respeito que terão debaixo da sua hierarquia na empresa.
Este respeito e esta inspiração será marcante em suas vidas, acredite nisso, e você terá estas pessoas ao seu lado e compartilhando a sua visão de valores por anos e anos em suas vidas?
Não é incomum ouvirmos funcionários dizendo assim: “Puxa, como eu dei trabalho para o meu ex-chefe, mas ele teve paciência pra me ensinar e ajudar”.
Com toda certeza você deve ter ouvido algo assim e até mesmo falado isso, seja dos seus pais, algum professor que estimava e também de algum líder em sua profissão. A gratidão que temos à várias pessoas em nossa caminhada se deve ao fato de terem nos compreendido, entendido, nos aceitado como somos e se interessado para que fôssemos cada vez melhores.
Feedback para pessoas difíceis no trabalho
Um feedback para pessoas difíceis realmente não é algo fácil e geralmente não é simples, posso quase ouvir seus pensamentos concordando comigo neste momento. Isso pode ocorrer por vários motivos, especialmente quando o relacionamento ainda é recente.
Vamos conversar sobre algumas dicas para melhorar este feedback até que o seu relacionamento com seu funcionário amadureça ao longo da sua caminhada com ele.
- Crie um bom ambiente para conversarem, que seja claro, calmo, tranquilo e que não seja hostil
- Receba esta pessoa com sorriso para mostrar que não existem inimigos no ambiente, mas interesse real
- Informe de forma suave as regras da conversa, sobre sigilo, interesse real no que a pessoa irá falar, mostrar que o ambiente é de respeito para ambos e que tudo deve ser conversado dentro das normas de um bom convívio e relacionamento.
- Após isso, pergunte para a pessoa como está o coração dela (estranho isso para um ambiente profissional, não é mesmo? Mas acredite, ser mais humano traz estas libertações)
- Não interrompa, a não ser para tirar alguma dúvida sobre o que foi falado
- Peça para ela mesmo sugerir o que pode ser feito para melhorar as situações apresentadas
- Faça anotações e se interesse pelas informações que estão sendo fornecidas para você, isso vale ouro
- Após ouvir, agradeça pela oportunidade e peça permissão para falar até o final tudo o que precisa, isso demonstra sua humildade e valoriza a outra pessoa
- Coloque prazo para que você possa dar as respostas necessárias
- Peça uma contrapartida para que o funcionário possa fazer os ajustes necessários dentro do seu trabalho e postura
- Muito importante: se ofereça para ser parte da solução! Se ofereça para ajudar no que for preciso e auxilie o funcionário acompanhando o seu desenvolvimento e carreira.
Esta última opção poderá mudar toda a vida deste funcionário e da sua equipe para melhor. Isso trará muito respeito para sua liderança, será exemplo para os futuros líderes que você formar e em especial, mostrará à todos como liderar pessoas difíceis, nunca deixando ninguém para trás!
Lidar com pessoas difíceis

Lidar com pessoas difíceis nem sempre é tão complexo quanto parece. Às vezes uma simples melhoria na comunicação já consegue auxiliar, sendo assim, nunca pense que a melhor forma de resolver algo é demitir pessoas difíceis, pois poderá ser a perda do seu melhor profissional, do mais criativo e fiel que poderia ter.
Claro, sei que nem sempre é assim e que talvez possa achar isso um exagero, não é mesmo? Mas veja alguns casos de pessoas rebeldes:
- Mahatma Gandhi
- Pastor Martin Luther King
- Carlota Pereira de Queirós
Estas três pessoas acima conseguiram transformar de várias formas a sua geração e outras que vieram depois deles, mas liderar pessoas difíceis como eles realmente não era fácil para seus governantes e colegas em muitos momentos. Mas quem não gostaria de tê-los em suas equipes, não é mesmo?
Você poderá conhecer mais sobre eles nestes dois artigos abaixo:
Como liderar pessoas difíceis
Como você já sabe, geralmente falamos muito mais do que colocamos, não é mesmo? Creio que inserimos muito mais de 23 dicas, mas ao escrevermos sobre alguns assuntos, eles acabam se tornando tão interessantes e profundos que queremos continuar compartilhando cada vez mais com você.
Bem, mas após conversarmos sobre tudo isso, eu gostaria de saber como você irá liderar pessoas difíceis. Você já está passando por este momento de liderar pessoas que não querem ser lideradas? Você conseguiu se identificar como uma destas pessoas difíceis?
Bem, esperamos de todo o nosso coração ter auxiliado você, incentivado a confiar mais nas pessoas e também o desejo de trazer uma compreensão cada vez mais humana para os seus relacionamentos profissionais.
Deixe seu comentário, será um prazer enorme aprender com você!