Uma das questões mais comuns entre os líderes é sobre como liderar pessoas desmotivadas.
A desmotivação é ausência de ânimo, de estímulo ou de vontade para fazer alguma coisa; desestímulo, desinteresse.
A desmotivação pode ser devido a vivência em ambientes tóxicos de trabalho, do próprio lar ou de ambientes de maior convívio. Pode ser um desânimo temporário por questões de saúde, alimentação desregrada e outros fatores internos que influem na mente do ser humano.
Sendo assim, preparamos um artigo completo e recheado de dicas práticas sobre como lidar com pessoas desmotivadas no trabalho.
O que veremos neste artigo
O que é pessoa desmotivada?
Uma pessoa desmotivada é alguém sem ânimo para fazer as tarefas que estão sob sua responsabilidade, assim como também é difícil para esta pessoa ter uma convivência social mais desenvolvida. A apatia se torna parte da sua rotina.
Uma pessoa desmotivada tem dificuldades em conseguir se relacionar com pessoas ao seu redor, até mesmo porque procura não participar de eventos, encontros e atividades do seu ambiente de trabalho e seu círculo de convivência, como familiares e amigos próximos.
Quais são as consequências da desmotivação?
A desmotivação gera isolamento social, falta de proatividade no trabalho, desestímulo de relacionamentos de pessoas do seu convívio e pode ser um sinal de depressão ou outras doenças, assim como pode ser algo temporário que, com algumas ações assertivas, poderá contornar totalmente.
Vale a pena motivar pessoas?
Profissionalmente, vale mais a pena recuperar funcionários desmotivados do que simplesmente dispensá-lo e contratar outro profissional em seu lugar.
Isso tem fortes chances de não dar certo, pois o gatilho da desmotivação estará sempre acionado no ambiente de trabalho, sendo assim, especialize-se em motivação de equipe e tenha ótimos lucros, emocionais e financeiros.
Investimento em pessoas é sempre a melhor escolha!
Quais são os sinais de desmotivação?
A demostivação é algo que pode ser detectado facilmente, e que não pode ser confundida com timidez ou retração, pelo contrário. Pessoas tímidas podem estar sempre motivadas, simplesmente não exterioram os seus feitos para todos.
Vamos ver alguns sinais de desmotivação.
A desmotivação gera falta de foco e atenção
Uma pessoa desanimada dificilmente consegue se manter focada em seu trabalho. Tudo ao seu redor parece ser mais interessante do que realizar algo específico.
O seu foco não está mais naquilo que deve fazer, mas em tudo aquilo que pode distrair sua mente, pois o desânimo permite este comportamento de forma muito intensa.
A desmotivação gera falta de interesse
A falta de interesse em algum assunto específico é notório, fazendo com que a mente flua por diversos interesses ao mesmo tempo, sem no entanto ter foco em alguma de forma específica.
Pessoas desanimadas na vida geralmente perdem o interesse rapidamente em qualquer assunto.
Pessoas desmotivadas tender a ser impontuais
Pessoas desmotivadas também tem dificuldade para ser pontual, pois os eventos e compromissos já não são interessantes e não estão mais em sua lista de prioridades, apesar destas existirem ainda e serem realizadas com um custo muito alto.
Prioridades tem alto custo
Como falamos acima, as prioridades para pessoas desmotivadas existem e sempre existirão, no entanto elas são cumpridas com alto custo para si.
Tudo se torna muito difícil e complexo, precisando de uma força interior muito grande para cumprir compromissos que até então pareciam simples.
Pessoas desmotivadas não assumem compromissos
Pessoas desanimadas procuram não assumir compromissos além dos que já possui, tendendo também a cancelar os compromissos já assumidos.
Ausência em reuniões é um sinal de desmotivação
A ausência em reuniõe é uma das marcas da desmotivação. Existem vários motivos para isso, que iremos falar mais adiante, no entanto é um sinal a ser notado.
A desmotivação nos afasta das metas e objetivos
A desmotivação nos afasta cada vez mais do cumprimento das metas acordadas.
A falta de interesse no trabalho e nas próprias tarefas fazem com que as metas nem sempre sejam cumpridas ou, se cumpridas, nem sempre são dentro do prazo combinado.
Pessoas desmotivadas perdem o interesse pelas outras
Pessoas desmotivadas também são pessoas desmotivadoras, pois ao perder o seu interesse pelos assuntos dos outros, passam a falsa mensagem que estes assuntos alheios não tenham seu valor.
Nem sempre as pessoas desmotivadoras fazem isso porque desejam, mas simplesmente porque está passando por este momento em sua vida.
Desmotiva outros interesses
Reforçando o que falamos, pessoas que desmotivam as outras podem ter perdido o próprio interesse na vida. São pessoas desmotivadas na vida que precisam reverter sua situação ara poderem ser produtivas e alegres novamente.
Reconhecer os sinais de desmotivação é muito importante para reabilitar uma pessoa, e não para fazemos julgamentos que a farão descer no fundo de um poço, consegue entender desta forma?
Pode ser difícil e até mesmo você pode estar passando por isso, no entanto tem suas causas e precisamos ter cuidados e carinho para com este profissional.
“Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre; mas muitas vezes olhamos tanto para a porta fechada que não vemos a que foi aberta para nós.”
Helen Keller
O que pode causar a desmotivação no trabalho?
A desmotivação tem várias causas, no entanto, basta apenas uma delas para que seja acionado o gatilho do desinteresse, consegue compreender isso?
Vamos ver o que pode causar desmotivação profissional.
Falta de novos desafios
Ter desafios é que move o ser humano à buscar novas conquistas e motivá-lo no trabalho e demais áreas. Sem desafios, a nossa tendência é ficarmos desmotivados, não é mesmo? Quando tudo parece estar muito parado e sem estímulo, a desmotivação se torna uma forte opção em nossa mente.
Falta de expectativas
Trabalhar sempre no mesmo cargo, ter sempre as mesmas tarefas e não ter uma expectativa de crescimento profissional, realmente é desestimulante, acredite.
Projetar maiores e melhores expectativas para os funcionários é algo fundamental, por isso o sentido de haver plano de cargos e salários dentro de uma empresa, assim como concursos e outros motivadores que geram mais expectativas que sejam reais e tangíveis.
Doenças e questões de saúde
Em alguns casos, a desmotivação pode ser advinda por problemas de saúde, deixando o corpo e a mente mais cansados, propensos ao medo e ao desânimo.
Alta pressão
Em ambientes de grande pressão sobre alcançar metas cada vez mais elevadas ou, ambientes em que tudo deve ser feito de forma muito apressada, é provável que haja desmotivação por conta do elevado grau de cansaço mental.
Ambiente tóxico
Por outro lado, ambientes tóxicos com ofensas constantes, agressões verbais e discussões, geram grande desmotivação e também forma pessoas desmotivadoras, pois elas só podem oferecer aquilo que estão recebendo.
Ambientes tóxicos geram pessoas de comportamento tóxico.
Baixo salário
Um salário baixo é algo desanimador.
Quando o funcionário sabe o real valor da sua competência e nível profissional, recebe abaixo do que o mercado oferece ou ainda trabalha mais do que o devido, com toda certeza é algo desanimador, e somente um bom planejamento de cargos e salários pode resolver esta questão.
Falta de reconhecimento é demostivador
O reconhecimento do trabalho bem feito e do esforço pessoal é sem dúvida alguma um dos grandes motivadores profissionais.
Claro que não é só um muito obrigado, mas até isso vale muito a pena ouvir, é gostoso e gratificante.
Mostra o respeito que seus gestores tem pelo seu trabalho e também que você é uma referência dentro daquilo que faz. Do contrário, a ausência deste reconhecimento é totalmente desmotivadora.
“Eu sempre fiz algo que eu não estava um pouco pronto para fazer. Acho que é assim que você cresce. Quando há aquele momento de ‘Uau, eu não tenho certeza se posso fazer isso’, e você passa por esses momentos, é quando você tem um avanço.”
Marissa Mayer
Pessoas desmotivadas também são desmotivadoras
Você conhece alguma pessoa desmotivada em sua vida ou carreira e que seja grande motivadora na vida dos outros ou em suas carreiras?
Com exceções muito raras, é praticamente impossível um coração desmotivado conseguir motivar outros corações.
Pense no pastor Martin Luther King Jr. ou Nelson Mandela desmotivados… Será que eles conseguiriam atingir todos que atingiram em suas vidas?
Todos os corações e mentes transformadas que as pessoas tiveram através deles foi exatamente porque eles eram motivados em torno de suas crenças pessoais.
Imagine a madre Teresa de Calcutá desanimada pelos cantos de um convento… Seria o caos para milhões de pessoas, até mesmo daquelas pessoas que a tem como um grande exemplo até hoje.
Definitivamente, pessoas motivadas é que fazem pessoas se motivar! É preciso motivar pessoas e que as pessoas não esperem pelos outros para se animarem.
O que é automotivação?
A automotivação é transformadora e revela talentos fantásticos, sendo assim, é preciso aprender sobre esta prática e também manter as pessoas ao redor sempre motivadas, desafiadas e com expectativas reais de melhoras.
Por que eu estou desmotivado com a vida?
E você já parou para pensar sobre o motivo real da sua desmotivação? Uma das frases mais interessantes dos nossos tempos é: “o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas que fazemos”.
Entender o motivo e se perguntar sobre a sua própria desmotivação é uma tarefa que parece óbvia, mas muitas vezes queremos apenas descansar nossa mente e ficarmos isolados, não é mesmo?
Isso é muito comum e, quando nos damos conta, já estamos sendo cobrados por coisas que só agora percebemos.
Se faça esta pergunta agora mesmo: “Por que eu estou desmotivado com a vida?”
O que leva a desmotivação com a vida?
Já falamos muito aqui sobre a desmotivação com a vida e, se deseja saber uma resposta real, infelizmente somente você mesmo ou seu funcionário é que poderá fornecer.
Por mais que pensemos em algo, somente um coração transparente e consciente do seu problemas é que poderá dizer realmente o que está havendo neste momento.
Por que é importante aprender lidar com as frustrações?
Bem, isso também é natural e faz parte do crescimento do ser humano. Aprender lidar com as frustrações e dar a volta por cima é algo que motiva os nossos corações e muda pessoas desmotivadas em pessoas motivadas e também motivadoras!
“Nada pode impedir o homem com a atitude mental correta de alcançar seu objetivo. Nada na terra pode ajudar o homem com a atitude errada.”
Thomas Jefferson
Como liderar uma equipe desmotivada?
Pessoas desmotivadas geram mais pessoas desmotivadas, é um ciclo infeliz e eficiente, infelizmente.
Mas você pode fazer algo diferente e quebrar este ciclo através da sua liderança, acredite nisso, não apenas porque está lendo este artigo, mas por lembrar de tudo o que já te desmotivou e mesmo assim, aqui está você, lendo este artigo e se preparando cada vez mais na sua vida profissional!
Sei que conversamos muito sobre demotivação, mas tudo isso foi para que consiga compreender bem este tema e possa aplicar o antídoto para formar uma equipe motivada, não apenas emocionalmente, mas engajada e animada naquilo que fazem!
Vamos compreender agora como liderar pessoas desmotivadas.
Conheça a sua equipe e suas histórias
Para saber como liderar uma equipe desmotivada, comece a aprender sempre sobre a sua história.
A história da equipe e de cada um dos seus membros é muito importante para compreender a sua identidade e também como poderiam funcionar bem juntos!
O trabalho de motivação deve ser pessoal e trazer uma conexão do líder com cada membro da equipe. Isso trará uma indentidade maior e confiança por parte do time.
Conheça os potenciais e dê oportunidades
Aprendendo mais sobre cada um, incentive-os também a desenvolverem todo o seu potencial!
Dê oportunidades para que estes funcionários mostrem seu valor, sua competência e delegue tarefas para eles.
Confie, delegue e acompanhe os resultados. Isso fará com que comecem a acreditar em si mesmos!
Reconheça os pequenos começos
Não menospreze os pequenos começos da sua equipe! Valorize cada pequeno feito, cada esforço e cada tarefa que desenvolverem individual ou conjuntamente!
Isso trará motivação, novo significado para quererem novos desafios e coragem para criarem novas melhorias nos produtos ou serviços.
Desafie e empodere
Traga novos desafios constantemente! Sem desafios uma equipe não pode ser liderada com motivação e engajamento.
Dê autoridade e empodere sua equipe à vencer os desafios e encontrarem suas próprias soluções, obviamente com o seu acompanhamento, mas dê liberdade, desafie constantemente, isso fará da sua equipe pessoas cada vez mais criativas.
Seja justo e transparente
Seja sempre justo e transparente em todas as situações e desafios. Não esconda da sua equipe a sua missão, suas metas e objetivos. Não tenha receio de apresentar os bons resultados e não tenha medo de mostrar os resultados ruins. Para uma equipe motivada, tudo é um desafio que pode ser vencido.
“Há coisas muito, muito melhores pela frente do que qualquer outra que deixamos para trás.”
C.S. Lewis
O que fazer quando a pessoa está desmotivada?
E como está o seu coração ao final deste artigo sobre como lidar com pessoas desmotivadas?
Esperamos que tenha gostado muito e também possa deixar o seu comentário! É muito importante para nossa motivação que você compartilhe conosco.