Como trabalhar como freelancer e já obter um cliente? Não só é possível, como é o melhor caminho para você ter sua independência profissional.
- O que é freelancer?
- O que as pessoas dizem que você faz bem, é aquilo que pagariam para ter de você
- Aonde o freelancer se perde em sua carreira e felicidade
- O que seria trabalhar como freelancer?
- Como me organizar para trabalhar de freelancer?
- Rotina de trabalho do freelancer
- Disciplina de trabalho para o freelancer
- Como vender meus trabalhos como freelancer? Venda é relacionamento
- Como fazer prospecção de clientes e divulgação como freelancer
- Gerenciamento do trabalho
- Freelancer, autônomo e profissional liberal é a mesma coisa?
- Quais as vantagens de ser um freelancer?
- Vantagens para quem deseja trabalhar como freelancer
- Quais as vantagens ao contratar um freelancer?
- O que posso fazer como freelancer e ganhar meu primeiro cliente?
- Vejamos as opções de comida caseira
- Vejas as opções para área de mídia e jornalismo
- Veja as opções para a área de beleza
- Área de informática
- Qual é o seu cliente mais próximo?
- Onde trabalhar como freelancer
- Melhores sites de freelancer
- Quanto ganha um freelancer por dia?
- Como fazer proposta de freelancer
- Conclusão
O que é freelancer?
O freelancer é um trabalhador autônomo que desenvolve serviços para pessoas e empresas, geralmente baseado em projetos de curto e médio prazos. O próprio freelancer define os prazos, valores e também pode escolher os cliente e projetos para os quais deseja trabalhar e desenvolver.
O freelancer não precisa ser necessariamente um profissional da área aonde deseja atuar, como por exemplo, um advogado pode gostar de fazer programas de computador e desenvolver alguns projetos (jobs ou freelas) neste sentido.
Geralmente o freelancer é chamado para projetos rápidos, que não tenham necessidade de manutenção e tenha um valor atraente para o seu contratante.
O que as pessoas dizem que você faz bem, é aquilo que pagariam para ter de você
Como vender meus serviços de freelancer? O que as pessoas dizem que você faz bem, é aquilo que pagariam para ter de você, consegue compreender isso?
Obter seu primeiro cliente de freelancer é realmente muito mais simples do que imagina.
Por exemplo:
- As pessoas te elogiam porque toca bem violão? Se ofereça para dar aulas para elas por um valor atrativo.
- Você faz bem uma torta de limão para amigos e eles gostaram? Se ofereça para fazer uma torta para eles e terem a sua torta em um domingo em família. Fantástico, não é mesmo?
- Você sabe pintar bem as suas próprias unhas? Elas irão pagar para que você pinte a delas também.
- Você sabe consertar carros? As pessoas procurarão você para auxiliá-las.
- Você cuidou bem e com amor da sua mãe enquanto ela era idosa? As pessoas também pagarão para você cuidar dos seus parentes.
- Você fez um site legal para a empresa do seu pai? As pessoas próximas pagarão bem para terem um site bem feito para elas.
- Você tem engajamento em suas redes sociais? Venda produtos de amigos em suas redes e ganhe uma parcela nas vendas.
- Você fez uma bela decoração no aniversário do seu filho? As pessoas pagarão para que você faça uma bela decoração para seus filhos também.
Como é simples iniciar algo, não é mesmo? Sim, acredite que é simples realmente e não existem mistérios nisso, todavia é preciso falar algo bem claro para você neste próximo capítulo, que é bem curto as fundamental para sua carreira.
Veja também este artigo: Em que você é bom? Descobrindo seu caminho
Aonde o freelancer se perde em sua carreira e felicidade
Pode ser (na verdade é) um capítulo estranho, mas é preciso entender que a sua felicidade e seu sucesso como freelancer ou trabalhador autônomo depende da sua quantidade de esforço, gerenciamento e disciplina.
Tendo estes 3 itens bem estabelecidos, você já terá 90% da caminhada rumo ao sucesso:
- Esforço: se esforçar para dar o máximo de si e obter o máximo de qualidade em seus serviços. Não se sacrifique, se esforce de forma bem organizada.
- Gerenciamento: gerenciar seu horários, planejamentos e principalmente seu financeiro. Ao tratar o dinheiro com responsabilidade e cuidado é o principal fator de tranquilidade em sua caminhada profissional.
- Disciplina: seja disciplinado em tudo que fizer. Tenha prazos, cumpra os prazos, tenha horários.
Caso o freelancer e o trabalhador autônomo venham a falhar em algum destes 3 itens, ele poderá perder sua carreira e também se tornar infeliz no que faz. Algo simples, porém, complexo pela quantidade de sonhos e objetivos envolvidos.
O que seria trabalhar como freelancer?

Mas para você, o que seria trabalhar como freelancer? Trabalhar como freelancer é você se dedicar à vender um serviço ou produto que saiba fazer muito bem (reconhecidamente por outros) fora do seu horário normal de trabalho. Claro que talvez você não tenha um trabalho formal, sendo assim, você poderá se considerar um trabalhado autônomo caso não queira dizer que faz “freelas”, pode às vezes passa a mensagem errada para algumas pessoas que não compreendem este modelo de trabalho.
Trabalhar como freelancer não requer um grande esforço, mas é claro, requer muita qualidade e ótimo atendimento ao seu cliente, não tenha dúvidas quanto a isso.
Como me organizar para trabalhar de freelancer?
Em geral, nós temos uma rotina de sono (ainda que seja dormir tarde), rotina de almoço, janta, banho e outras atividades. Termos rotina é algo que ocorre desde nosso nascimento, pois até os bebês tem fome sempre nos mesmos horários e desejam dormir sempre nos mesmos horários (ainda que não sejam nos nossos horários).
Para ser mais organizado ao trabalhar como freelancer, é preciso estabelecer algumas rotinas, como tudo em nossa vida. E como me organizar para trabalhar de freelancer se não consigo encontrar o tempo adequado para desenvolver os serviços oferecidos não é mesmo?
Também leia: Mulheres em Home Office: desafios em família
Vamos trabalhar algumas rotinas simples para que você consiga desenvolver todo o seu potencial como freelancer.
Rotina de trabalho do freelancer
Para desenvolver uma rotina eficaz de trabalho você poderá iniciar com tarefas simples que irá conseguir executar. Não procure começar pelo mais difícil, como acordar muito mais cedo do que o seu habitual. Tarefas assim são semelhantes ao regime que começa na segunda-feira, nunca tem uma continuidade, acredite.
- Deixe tudo pronto no dia anterior: não prepare no mesmo dia o seu trabalho, mas sim no dia anterior. Deixe tudo que irá precisar sempre por perto.
- Crie prioridades: em algum aplicativo ou até mesmo lembretes de papel, insira as prioridade do dia, numere cada uma pela ordem em que será realizada e siga à risca no outro dia. Isso poupará muito tempo e ajudará em seu foco na execução.
- Levante na hora certa: mesmo que você acorde em horários irregulares, o importante é que se levante na mesma hora. Isso traz a ideia do compromisso para si mesmo e alivia sua mente de “culpas” e aquela sensação de cansaço.
- Comece 5 minutos antes: tome seu café, não comece a trabalhar sem isso, mas cuide para que esteja sentado em frente à sua mesa 5 minutos antes do horário que você mesmo estipulou para si.
- Remova as distrações: evite interrupções em seu trabalho, como por exemplo, olhar algum vídeo a mais no youtube, procurar sites diferentes, isto é, você terá tempo para tudo depois, mas o foco é seu trabalho. Evite conversas paralelas em whatsapp e outros aplicativos, assim como abandone as redes sociais nesta hora. É preciso evitar interrupções e ter foco.
- Respeite suas horas de intervalo: crie seus horários de intervalo, você pode e deve fazer isso para relaxar a mente, descansar e estar pronto para dar o seu melhor novamente depois deste tempo. Sem intervalos, sua mente irá demorar mais para trazer soluções que você precisa e, ao invés de ajudar, irá apresentar um projeto com várias falhas de execução devido ao seu cansaço.
Disciplina de trabalho para o freelancer
A disciplina é um conjunto de ações que você faz com constância, como acordar nos horários estabelecidos, definir regras de trabalho, trabalhar a quantidade de horas estipuladas, definir intervalos com tempo que respeita e outras ações e métodos que utiliza.
Você já começou a trabalhar e não sabia nem por onde começar? Então, a falta de disciplina contribui para que isso aconteça, acredite. O fato de ter mais disciplina fará com que os trabalhos sejam sempre entregues no prazo, você aprenderá o valor da gestão do tempo e obterá resultados cada vez melhores.
Disciplina é método: conjunto de ações ou fórmulas que façam você atingir o objetivo esperado.
Como vender meus trabalhos como freelancer? Venda é relacionamento
“Eu não sei vender, eu não sou bom de comercial!” – você já deve ter dito estas palavras inúmeras vezes, não é mesmo? Mas é exatamente neste ponto que você se engana, pois todos nós conseguimos fazer isso, de modos diferentes, acredite em seu potencial, é mais simples do que parece!
- Quando você era bebê, o seu choro já fazia você ganhar sua comida.
- Quando era criança, o simples fato de ser criança já fazia com que pessoas dessem doces para você.
- Quando fez seu primeiro curso, você apresentou trabalhos e provas que convenceram outras pessoas do seu conhecimento.
- Se você tem ou teve um relacionamento, saiba que você conseguiu mostrar algo em si mesmo que conquistou a outra pessoa.
Não sei se conseguiu compreender bem, mas vendas são relacionamentos! Através dos seus relacionamentos é que você terá seus primeiros clientes, acredite nisso. Vamos ver mais adiante algumas dicas e exemplos sobre isso, mas entenda que os seus primeiros clientes serão seus vizinhos, colegas de trabalho ou estudo e também familiares.
Como fazer prospecção de clientes e divulgação como freelancer
Para que seu trabalho seja mais conhecido fora do meio em que está acostumado, é preciso então que você rompa com as barreiras das suas fronteiras, não é assim que acontece com os países que são exportadores?
Você sempre terá seu mercado interno, mas para conseguir ter um sustento ainda maior, é preciso ultrapassar o seu relacionamento mais próximo e aprender a prospectar clientes fora da sua esfera, mas vamos conversar sobre como você poderá fazer isso neste momento:
- Redes de interesse: faça parte de redes de interesse na área em que atuará como freelancer. Pesquise como eles atuam no mercado, quais os tipos de serviços prestados e os mais solicitados. Além disso, fazendo parte de uma rede de pessoas com os mesmos interesses, você irá amadurecer muito o seu trabalho.
- Indicações: Se preocupe também em ser indicado pelas pessoas mais próximas à você. As indicações são a melhor forma de divulgação e boa reputação para que você consiga estabelecer uma ótima base de clientes. Ajude também as pessoas divulgarem o seu trabalho ofertando à eles seus cartões, seu portfólio para terem no celular e atender de forma excelente a todos.
- Atendimento excelente: o bom atendimento é básico. O atendimento excelente é o que fará com que o seu serviço seja valorizado. Quando existem um atendimento excelente, muitas pessoas nem procuram outro fornecedor, não é assim com você? E não é apenas o sorriso, mas a educação, dar tempo para o seu cliente falar o que precisa, e ir mais além: dar relatórios constantes durante o projeto, fazer perguntas, permitir que ele participe de todo projeto (claro, crie certos limites) e traga novas ideias para ele sem acrescentar muito ao valor do projeto.
- Crie seu portfólio: um portfólio é uma visão dos melhores trabalhos que já criou, podendo ser fotos ou imagens do seu trabalho, e é algo simples e fácil de ser criado. É no portfólio que você vai mostrar todos os serviços que já desenvolveu, assim como um breve testemunho do serviço prestado. Além disso, coloque seus clientes (pode ser a marca deles) e uma descrição de quem é você profissionalmente, e claro, do que pode fazer por quem contratar seus serviços. Coloque seus contatos, isso é o básico.
- Sempre separe um valor para divulgações: reserve ao menos (e religiosamente) 12% do que ganha em cada trabalho. Este valor servirá para que você consiga divulgar anúncios em redes sociais e redes de pesquisa. Algumas pessoas colocam valores bem mais elevados que isso, mas inicie desta forma e poderá colher alguns resultados.
- Participe de sites de freelancer: os sites de freelancer são ótimos lugares para conseguir seus primeiros clientes. Vamos falar sobre isso de forma mais específica abaixo, no entanto podemos dizer que são sites que prospectam clientes para você e fazem a intermediação os pagamentos de forma segura.
- Crie uma proposta profissional: além do portfólio, crie uma proposta profissional para passar os valores de orçamento para seus clientes. Procure não dizer os preços diretamente, mas formule uma proposta em um arquivo e envie para ele poder avaliar. Muitos irão se surpreender com a sua qualidade e com um valor justo. Este ponto, por si só, já fará com que as pessoas valorizem seu trabalho e indiquem o mesmo orçamento para outras pessoas, não é fantástico? Um simples orçamento já fará toda a divulgação dos seus trabalhos para um outro público que até então não havia alcançado.
- Cuide ao máximo da sua reputação: a sua reputação é tudo no mercado, demorando tempo para construir e podendo ruir rapidamente, sendo assim, nunca pense que pode ficar mais despreocupado neste ponto. Também peça que as pessoas coloquem seus testemunhos em suas redes e sites de freelancer, isso ajuda muito na boa reputação.
- Faça além daquilo que foi combinado: como falamos, fazer além daquilo que foi combinado e sem custos extras, é parte do atendimento excelente. Isso fará toda a diferença na manutenção e retenção do seu cliente.
- Estabeleça regras claras desde o início dando segurança ao contratante: sempre que um cliente fechar o negócio com você, tenha algumas regras claras para passar, como prazos, formas de entregas, linguagem a ser utilizada entre ambas as partes, forma de comunicação e outros que achar necessário neste primeiro momento. Deixe claro desde já o que irá fazer, cada ponto, e também o que não irá fazer dentro do seu escopo de trabalho.
Gerenciamento do trabalho
O gerenciamento do trabalho de freelancer é como de qualquer outro profissional, isto é:
- Prazo de início
- Prazo de entrega
- Material a ser utilizado, custo do material e valor à ser repassado ao cliente (energia, material físico, valor internet, estrutura e outros).
- Custo do trabalho
- Lucro desejado quando ao trabalho
- Valor a ser separado para anúncios e divulgações
- Valores de deslocamentos
- Custos extras devem ser informados e tratados
- Formato de entregas
- Formato de comunicação
- Forma de pagamento
- Contrato de serviço
- Prazo de garantia
- Pagamento de contas
Todos os itens acima (existem outros ainda) devem ser gerenciados por você, não apenas serem armazenados em sua mente, compreende isso? A sua mente precisa estar livre para que possa desempenhar o que faz de melhor: o seu trabalho!
Para isso, existem vários sites e aplicativos que ajudarão você ter este gerenciamento completo, não precisa se preocupar com isso. O fundamental é que tenha este controle ou alguém de sua máxima confiança poderia te auxiliar. Jamais seja freelancer sem que tenha um gerenciamento de tudo o que faz e recebe.
Leia um pouco mais sobre gerenciamento do tempo e gestão: Gestão do tempo e produtividade: 13 Dicas práticas
Freelancer, autônomo e profissional liberal é a mesma coisa?
Freelancer, autônomo e profissional liberal é a mesma coisa? Não, não é a mesma coisa, apenas do freelancer ser um trabalhador autônomo. Ficou complicado? Vamos descomplicar para você:
- Freelancer: é um trabalhador autônomo que tem como característica ter vários clientes e fazer a prospecção destes clientes. Seus trabalhos, ou jobs, geralmente levam dias ou alguns meses e são baseados sempre em projetos.
- Trabalhador autônomo: tem quase as mesmas características do freelancer, mas geralmente não trabalha por projetos ou períodos mais curtos e sim para clientes fixos e representações, apesar disso não ser implícito ou ser uma regra, mas diferencia muito um do outro. Para ser autônomo, é necessário fazer seu registro como profissional, solicitando o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) na sua prefeitura. Em alguns casos, o cadastro pode ser feito pela Internet.
- Profissional liberal: O profissional liberal é aquele graduado em alguma função que se enquadre da modalidade, que trabalha com autonomia, mas que pode ou não estar vinculado a alguma empresa. De qualquer forma, você irá trabalhar pra si mesmo.
O modelo mais comum de trabalhar como freelancer é quando o profissional já possui um emprego e, nas suas horas vagas, desenvolve este mesmo trabalho para outros clientes que prospectou através de sites de freelancer, indicações ou divulgações próprias em redes sociais, entre outros formatos.
Apesar de incomum, o freelancer também pode atuar em áreas diferentes da sua formação atual, e assim dar início à uma outra carreira e até mesmo um negócio próprio.
Mas o que é ser autônomo: a legislação
“Na portaria 349, o trabalhador autônomo agora pode prestar serviços com exclusividade para um contratante, por período temporário ou não, e não caracteriza uma CLT, isto é, não entra na nova legislação trabalhista.Sendo assim, agora, fica proibido firmar contratos que exijam desse profissional a exclusividade na prestação de serviços. “
Com isso, existe agora uma total liberdade do autônomo poder prestar serviços para várias outras empresas e para autônomos também. Sim, autônomo é um emprego de verdade e muito respeitado.
Quais as vantagens de ser um freelancer?

Trabalhar como freelancer tem várias vantagens, acredite! Apesar de muitas pessoas não conseguirem se adaptar à esta modalidade de trabalho, ela possui inúmeras vantagens para quem oferece o serviço e também para quem utiliza o serviço. Além do mais, é possível conseguir trabalhos que ganham bem sem que seja necessário sair de casa todos os dias ou ter horários fixos.
Bem, vamos lá.
Vantagens para quem deseja trabalhar como freelancer
Vamos agora ver as vantagens para quem deseja trabalhar como freelancer:
- Não tem horário fixo de trabalho
- Pode escolher os seus clientes
- Possui várias plataformas para auxiliar na prospecção
- Possui várias plataformas para gerenciamento financeiro e pagamentos seguros
- Recebe indicações de outros clientes e amigos
- Não precisa fazer deslocamentos diários. Em muitos casos não existe o deslocamento
- Pode ser seu próprio gestor
- Possui um planejamento próprio e pode ser combinado com seu cliente
- Define seus próprios prazos
Estas são apenas algumas das vantagens e cada área tem as suas específicas. Vamos ver agora as vantagens para pessoas que desejam saber como ter um freelancer.
Quais as vantagens ao contratar um freelancer?
Muitas pessoas e empresas desejam saber como ter um freelancer e até mesmo onde encontrar pessoas que possam trabalhar neste modelo, mas vamos explicar tudo isso para você, juntamente com as vantagens de contratar projetos com freelancers.
- O custo é mais baixo
- Os projetos tem prazo para iniciar e prazo para finalizar
- Se o serviço não for apresentado conforme acordado, não será preciso fazer o pagamento
- Existem muitos sites para pesquisa de freelancers
- Os sites de freelancer auxiliam na intermediação de pagamento e reputação do profissional
- Você ou sua empresa podem ter vários projetos feitos por freelancers ao mesmo tempo
- Não existe vínculo empregatício
- Você pode contratar profissionais de qualquer parte do mundo
- A variedade de serviços oferecidos é muito grande
- É uma forma de descentralizar e desafogar a sua equipe de trabalho fazendo com que freelancers realizem alguns serviços extras para sua empresa. Até mesmo serviços de maior ou menor complexidade.
Com isso, você pode ver o quanto é simples e fácil contratar alguns serviços de freela, não é mesmo? Para algumas pessoas ainda existia o temor de ser enganado ao fazer estas contratações, no entanto existem já vários serviços de intermediação que trazem toda segurança ao contratante. Dependendo do serviço solicitado, realmente vale muito a pena.
O que posso fazer como freelancer e ganhar meu primeiro cliente?

Você já conseguiu pensar no que é preciso para ter ideias para trabalhar como freelancer? Como fazer um freelancer e dar início aos seus projetos?
Isso pode parecer complexo mas é mais simples do que você imagina, sabia disso? Trabalhar de freelancer não requer tanta criatividade como a obviedade. Não ficou claro? Vamos lá!
Para realizar serviços de freelancer, é preciso apenas que você saiba fazer algum serviço, simples não é mesmo?
Vejamos as opções de comida caseira
Estes próximos capítulos podem parecer simples, mas gostaríamos que lesse cada uma das frase e veja o quanto pode se encaixar à sua realidade.
O seu cliente mais próximo é sempre o seu vizinho , familiar, seu colega de trabalho ou estudos.
- Você sabe fazer bolos gostosos para sua família? Faça os ajustes necessário e passe a vendê-los em suas horas vagas.
- Você sabe fazer panquecas? Compre bandejas de alumínio e venda para as pessoas do seu condomínio na hora do almoço.
- Você sabe fazer lasanhas? Congele-as e venda para seus colegas de trabalho, condomínio e instituições.
- Você sabe fazer marmita? Vá até a obra mais perto de sua casa, pequenos comércios, ofereça uma prova e também a comercialização dos almoços por algum tempo. Simples? Sim, bem simples realmente.
PS. Verifique com sua prefeitura se é exigida licença para vender bolos e doces caseiros como pessoa física.
Vejas as opções para área de mídia e jornalismo
- Você sabe escrever bem? É claro e objetivo? Então poderá escrever conteúdos pagos para alguns sites.
- Você tem criatividade para fazer colagens e posts em redes sociais? Você pode oferecer serviços de marketing digital para sua escola, empresa de familiares e até mesmo vender produtos de amigos ou empresas maiores através da sua rede social.
- Você tem uma letra bonita? Algumas pessoas pagam muito bem para escrever convites de casamento de forma manual. Acho que você não sabia disso, não é mesmo?
- Você sabe tirar fotos? Se ofereça em seu condomínio, escola e trabalho para tirar fotos de familiares e eventos. É claro que precisa ter talento.
Veja as opções para a área de beleza
- Você já foi elogiado pelo sua pintura? Se ofereça para fazer o mesmo em outras pessoas por um valor atrativo.
- Você sabe pintar unha? Se ofereça para pintar as unhas de vizinhos e pessoas próximas, indo às suas residências e oferecendo um serviço especial.
Nesta área são tantas as opções dentro destas duas que colocamos, que você poderia ficar um dia inteiro lendo sobre isso na internet e fazendo cursos em sua cidade, acredite. Talvez seja uma das áreas que menos viu crises em sua história.
Área de informática
- Sabe consertar seu notebook? Se ofereça para consertar de seus amigos e vizinhos, crie um cartão e entregue para eles.
- Você sabe instalar aplicativos em celular? Bem, tem muita gente que tem medo de fazer isso e você pode auxiliar cobrando um pequeno valor.
- Você sabe desenvolver software? Muitas empresas e sites estão precisando de você!
- Você sabe lidar com imagens e vídeos? Ofereça para produzir propagandas, editar vídeos e apresentar em eventos.
Qual é o seu cliente mais próximo?
Talvez para você este seja um capítulo muito básico, mas não se você for uma pessoa que presta bem atenção em tudo o que conversamos.
Veja: Você deseja ter um cliente rápido? Nada é mais rápido que sua vizinhança e colegas de escola ou trabalho.
Você já deve ter visto aquela pessoa na sua faculdade que vendo doces, não é mesmo? Esta pessoa pagou toda a sua faculdade com os doces e que vendeu e talvez hoje tenha seu próprio negócio! Ela teve seu primeiro cliente na faculdade e este cliente indicou seus doces para vários outros! Esta pode ser a sua história!
Mas vamos avançar um pouco mais e nos aprofundar.
Onde trabalhar como freelancer
Você poderá trabalhar de freelancer em vários lugares e de formas e maneiras diferentes, realmente tem muitas opções.
Local de trabalho do freelancer:
- Trabalho remoto
- Trabalho home office
- Espaços de coworking
- Dentro de empresas
- Com seu notebook à beira da praia (sim, é possível…)
Local para obter trabalhos:
- Seus familiares (serão seus primeiros clientes, acredite)
- Seus vizinhos (serão clientes que indicarão você)
- Seus colegas de trabalho e estudo (será sua maior base no início, ainda mais se trabalhar com doces)
- Sites de freelancer
- Redes sociais
Melhores sites de freelancer
Muitas pessoas utilizam sites especializados para conquistarem trabalho freelancer online ou como freelancer home office. Sites para trabalhar como freelancer ajudam muito porque são serviços especializados que prospectam vários clientes, fazem mediação quanto ao pagamento e asseguram uma boa reputação ao bom profissional.
Vamos ver algumas vantagens?
- Captação de clientes
- Opção de envio de orçamento pela própria plataforma
- Certeza do recebimento
- Possibilidade de mediação de disputas
- Comunicação direta com o cliente
- Facilidade de uso
- Pontuação e valorização do bom profissional em seu perfil
Estes abaixo são os sites de freelancer mais conhecidos no mercado, geralmente cobrando uma pequena assinatura de sua parte, todavia considere um investimento muito menor do que ter seu próprio site e fazer suas próprias divulgações.
- https://www.workana.com/pt
- https://www.99freelas.com.br/
- https://99designs.com.br/
- https://www.getninjas.com.br/
Quanto ganha um freelancer por dia?
Segundo o site da Glassdoor, atualizado e 21 de Junho de 2022, o valor médio salarial de um freelancer é de R$ 2.000,00, no entanto depende muito do trabalho em si, da tecnologia e custos envolvidos e também tamanho do projeto.
Se você for uma pessoa que já está empregada e já possui um salario, ter esta quantia a mais mensalmente é realmente muito bom, todavia, se esta for a sua única fonte de renda (sabendo que podem haver variações para baixo em alguns meses), é preciso que reveja o seu formato de trabalho para conseguir aumentar este valor.
Apesar de não ser uma renda ruim, o fato de não ser um valor fixo pode comprometer até o seu sustento em alguns meses, é preciso compreender isso também.
Vale a pena? Sim, vale muito a pena trabalhar como freelancer, só é preciso um bom planejamento para isso, aliás, como para tudo em nossa vida.
Existem freelancers que ganham mais de R$ 10.000,00 sem fazer tanta força? Sim, existem. Tem freelancers que ganham pouco mas são realizados? Sim, existem muitos… Escolha o que faz de melhor, tenha seu planejamento e procure fazer tudo da melhor forma possível.
O que dá preço nunca é o produto ou serviço, mas a qualidade com que vai entregar. Não é preciso vender vários produtos para ganhar bem, venda apenas um que entregue ótima qualidade e boa experiência e terá sua recompensa.
Como fazer proposta de freelancer
Vamos também ver algumas dicas claras sobre o envio de sua proposta como freelancer, pois elas ajudarão muito em sua caminhada e evitarão muitos problemas e também frustrações quanto à cobrança de valores.
- Envie a sua proposta de valores assim que obtiver todas as informações sobre o serviço, não demore.
- Peça para ter um encontro online para tirar todas as dúvidas do projeto antes de se aventurar sem saber todos os detalhes esperado pelo seu cliente.
- Envie uma proposta com valores, forma e prazo de pagamento. O cliente pode até querer fazer o serviço com você, mas nem sempre terá o valor à vista.
- Não tenha medo de oferecer o valor justo, desde que entregue com muita qualidade.
- Não peça desculpas pelo valor que está cobrando.
- Caso seu cliente insista em baixar o valor, procure mudar também o escopo do projeto e dando a ele esta opção.
- Nunca coloque que irá fazer menos do que ele pediu para poder dar o desconto. Seu cliente sairá insatisfeito mesmo assim. Ofereça para que ele possa mudar o seu pedido e você fará o cálculo de horas e materiais para este novo pedido, e só então poderá oferecer um novo valor.
- Antes de iniciar o projeto, envie uma lista de tudo o que será realizado por você, de forma detalhada realmente. Com isso, seu cliente irá dizer se concorda ou não. De qualquer forma isso trará limites corretos para ambas as partes e protegerá você de ter que trabalhar muito mais por um serviço, como algo que nunca tem fim.
Podem ser itens simples, mas que valorizam o seu trabalho, faz com que seu cliente não fique insatisfeito e protege também o seu serviço e reputação.
Conclusão
Podemos ver o quanto vale a pena trabalhar como freelancer se conseguirmos organizar um pouco mais o nosso trabalho, não é mesmo? Este modelo traz flexibilidade e muita liberdade de horários de trabalho, realmente é uma das suas grandes vantagens.
Podemos ver também que algumas pessoas tem receio deste modelo por causa da sua instabilidade, todavia, como em qualquer profissão, é preciso organizar muito bem as suas finanças e fazer um bom planejamento para que consiga ter uma reserva em momentos sem projetos ou sem clientes.
Vale a pena? Sim, vale muito a pena trabalhar como freelancer, só é preciso fazer um bom planejamento, não se esqueça…aliás, como em tudo na nossa vida, não é mesmo?
E você, como tem sido sua experiência e quais são as suas dúvidas? É um prazer e uma alegria enorme podermos ouvir você.