Quais são as causas da desmotivação no trabalho? Você e sua equipe estão se sentindo desmotivados hoje? Vamos conversar e trazer soluções práticas.
- O que é desmotivação no trabalho?
- O que é desmotivação profissional?
- O que causa a desmotivação no trabalho? Situações Profissionais
- O que causa a desmotivação no trabalho? Situações Pessoais
- Sinais da desmotivação no ambiente de trabalho
- Frases de desmotivação no trabalho
- Como lidar com o estresse no trabalho
- Dicas de benefícios criativos para motivação no trabalho
- Como lidar com a desmotivação no trabalho: Como motivar funcionários desmotivados
- 2 consequências da desmotivação no trabalho
- Teste de estresse gratuito
- Conclusão
O que é desmotivação no trabalho?
Imagine você tendo que ir trabalhar em um lugar que não gosta, aonde não se sente respeitado e que também não paga o salário justo que sustente você e sua família, consegue imaginar? Bem, esta pode ser a sua realidade agora.
Talvez até sejam outras situações que fazem com que você ou sua equipe se sinta desmotivada. Talvez você seja o líder da empresa e não está conseguindo compreender o que está acontecendo por ter um funcionário desmotivado, não é mesmo? Vamos conversar muito aqui e trazer soluções práticas para você.
A desmotivação no trabalho é a falta ânimo do funcionário para desenvolver suas tarefas básicas. Ele se torna indiferente frente aos desafios da sua empresa, mostrando claramente sua apatia e desconforto por estar naquele ambiente, o que traz baixa produtividade e pode ocasionar riscos para todos.
Pessoas desmotivadas no trabalho podem trazer acidentes reais e perigo aos seus demais colegas, devido à negligência que pode abatê-lo neste momento. Isso não é regra obviamente, mas também pode ser um gatilho para este problema.
De qualquer forma, motivar funcionários desmotivados é sempre o melhor caminho para todos.
O que é desmotivação profissional?
A desmotivação profissional ocorre quando o trabalhador não consegue encontrar sentido naquilo que está desenvolvendo em sua profissão e empresa atual. Este profissional não consegue encontrar ânimo para realizar as suas funções e por isso se torna indiferente ao trabalho e aos colegas na empresa, além de elevar o nível de conflitos internos.
A inteligência emocional pode te ajudar neste sentido, sendo você o profissional ou sendo o líder deste funcionário. Além disso é fundamental sabermos o que causa esta desmotivação no ambiente de trabalho. Vamos conversar sobre estes assuntos logo abaixo.
O que causa a desmotivação no trabalho? Situações Profissionais

Os fatores de desmotivação no trabalho variam de organização para organização, sendo assim, as soluções que serviram de modelo para uma empresa nem sempre servirão de modelo para a sua empresa.
A melhor forma de evitar a desmotivação é ter uma gestão humanizada, e então começar a compreender o funcionário a partir da empatia, aceitação e desafios necessários para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho.
Vamos ver os principais fatores que levam à desmotivação no trabalho:
- Trabalhar sob muita pressão: trabalhar com cobranças o tempo todo para atingir metas ou solicitações constantes de relatórios sobre diversas situações podem causar muito estresse nos funcionários.
- Ambiente de trabalho tóxico: você vive em um ambiente de trabalho onde tudo se resolve no grito? Bem, isso é muito tóxico para todos. A fofoca ou boataria também são elementos péssimos para o ambiente, e isso faz com que os funcionários não queiram mais estar ali. Além disso, provavelmente seja um local ainda não existem soluções para conflitos, pois em ambientes assim, eles são até estimulados.
- Não oferecer capacitação: trabalhar sem saber o que está fazendo ao certo torna tudo mais inseguro e, dependendo do caso, pode trazer riscos para si e demais colegas. Trabalhar sem capacitação é realmente desmotivador.
- Falta de segurança na empresa: não ter segurança e equipamentos de segurança trazem medos aos funcionários, que não desejam arriscar suas vidas e saúde em situações de risco. Ter segurança em seu trabalho é o mínimo necessário para motivar os funcionários.
- Não cumprimento de acordos: ao entrar na empresa, o funcionário espera que tudo que tenha sido conversado e acordado em sua contratação realmente ocorra. Quando isso não acontece, o funcionário se sente traído pelos seus líderes, causando desmotivação imediata.
- Trabalho não oferece desafios: o ser humano precisa sempre se sentir desafiado quando aos seus limites e capacidades. Uma função que não oferece desafios e nem instiga a usarmos a nossa criatividade, tende a se tornar monótona, entendiante e cansativa.
- Salário abaixo do mercado: quando o salário para uma determinada função está na média ou abaixo do padrão de mercado, provavelmente uma empresa terá perda de talentos.
- Falta de oportunidades: a desmotivação está ligada diretamente à falta de oportunidades em uma empresa. Nas empresas de pequeno porte, os funcionários se desmotivam porque não tem para onde crescerem mais, sendo assim, podem ser mais desafiados à usarem sua criatividade e desenvolverem mais suas ideias também. Da mesma forma em empresas maiores, no entanto, para que se tenham funções diferentes, é preciso também oferecer cargos diferentes.
- Falta de reconhecimento: a falta de um simples elogio é algo desmotivador. Frase como “Não fez mais do que devia” traz consigo uma carga de ingratidão enorme para o ambiente de trabalho. Reconhecer pequenas vitórias e valorizar pequenos começos é um motivador enorme para todas as pessoas.
O que causa a desmotivação no trabalho? Situações Pessoais
Vamos compartilhar agora algumas causas de desmotivação no trabalho que podem surgir por questões pessoais:
- Falta de saúde: quando nossa saúde está abalada, ainda que não saibamos que temos um problema em nosso corpo ou mente, dificilmente teremos motivação para trabalhar. Em alguns casos, exames de saúde já auxiliariam neste processo. Várias empresas recomendam isso aos seus funcionários, pagando para eles o plano de saúde.
- Frustrações pessoais: muitas situações de desmotivação são pessoais, como frustrações que não se consegue resolver sozinho. Pode até ser frustração no sentido de ter imaginado o seu cargo e sua empresa de forma diferente do que parecia, ou ainda, frustração por não gostar da área que trabalha. É preciso então motivar e desafiar este funcionário.
- Pressões externas: em alguns casos, o funcionário tem passado por pressões externas, como doença na família, separações e outras situações. É preciso uma comunicação mais próxima ao funcionário e apoio para que possa ficar mais tranquilo e focado em seu trabalho.
Estes são apenas alguns pontos para que possamos reconhecer motivos que nos leva a ficarmos desmotivados no ambiente de trabalho, todavia te desafio para compreender mais e mais sobre esta área, pois é fundamental para um líder saber lidar com fatores motivadores e relacionamentos interpessoais.
Sinais da desmotivação no ambiente de trabalho
Você sabe como identificar um funcionário desmotivado? Conhecer os sinais de desmotivação no trabalho é fundamental para evitar que se chegue à este ponto e comprometa a produtividade da empresa, assim como ocorram riscos e acidentes de trabalho.
Ter um funcionário desmotivado é algo que precisamos lidar em nossa liderança, se tornando um ótimo desafio para uma empresa humanizada e que deseja ter o potencial máximo dos seus funcionários ao seu lado. Vejamos então quais os sinais que precisamos ficar atentos:
- 1Resistência no trabalho: a resistência ao trabalho pode ser vista como um medo ou receio daquilo que é novo. Quando houverem mudanças em sua empresa, certamente este é um dos sinais que irá perceber, e por isso as mudanças devem ser sempre constantes, graduais e com muita comunicação interna.
- Faltas frequentes: quando um funcionário começar a faltar muito no emprego, provavelmente já existe um fator de desmotivação. É preciso uma conversa não hostil, todavia, que seja transparente e que se compreenda o ponto da desmotivação para que possa revertê-lo, se possível.
- Críticas negativas à empresa e colegas: críticas constantes e negativas são um alto início de desmotivação e, novamente, é preciso que se tenha conversas diretas, gentis e transparentes, procurando instruir melhor o funcionário e perceber o ponto de tensão para que se possa trazer uma solução efetiva. É fundamental detectar rapidamente este sinal, até mesmo porque pode abalar diretamente toda a equipe e empresa, impactando em sua produtividade.
- Desinteresse pelo aprendizado: o desinteresse em aprender mais na empresa é um sinal de que o funcionário não vê um futuro ou uma razão para continuar ali naquela empresa. Perceber este sinal e identificar o problema em si, já ajudará muito na solução desta situação.
- Não compartilhar informações: quando um funcionário não deseja compartilhar informações, é porque se sente ameaçado por colegas, vistos por ele como competidores, ou ainda, porque não deseja o crescimento da empresa e seu bem. Pode ser um sinal de muita imaturidade, e por isso é importante que seja tratado com muita paciência e sensibilidade.
- Indiferença: a indiferença aqui é quando tanto faz o que ocorre dentro da empresa. Provavelmente o funcionário não se sente mais desafiado dentro da organização ou que não possui benefícios/salários compatíveis. Bem, sejam quais forem os motivos, é preciso notar que é um sinal de desmotivação e deve ser solucionado.
- Baixa produtividade: quando um funcionário está indo muito bem em seu trabalho, porém, em determinado momento ele começa a ter uma produtividade mais baixa, pode ser um sinal de desmotivação. Veja, pode ser apenas um sinal, por isso é fundamental que você mantenha o diálogo sempre aberto para que haja uma compreensão eficaz de como poderia auxiliar este funcionário.
- Mau humor e atendimento ruim: talvez o principal sinal manifesto para os trabalhadores, em especial do comércio, seja o mau humor e um atendimento ruim ao colega e/ou aos clientes. O funcionário se mostra insatisfeito e não tem a percepção de que está fazendo algo errado, pelo contrário, ele mesmo precisa de auxílio para conseguir ter esta mudança e uma satisfação maior naquilo que faz. Não existem desculpas para este erro, no entanto pode ser involuntário até mesmo devido à problemas de saúde. Nossa orientação é sempre ajudar, auxiliar e acolher as pessoas. Sempre tem como melhorar.
SEJA PRUDENTE: Sinais são apenas sinais!
Quando percebemos alguns sinais, nós devemos entender que são apenas sinais e por isso deve haver um diálogo constante, aberto, transparente e sempre visando o crescimento profissional do funcionário, que por sua vez, ajudará no crescimento da empresa e de todos que trabalham nela.
Frases de desmotivação no trabalho

Vamos observar algumas frases de desmotivação que são muito comuns no trabalho. Se desejar, coloque nos comentários mais frases ao final deste artigo e será um prazer atualizar. E qual o motivo de trazermos estas frases para você? Porque elas também auxiliam a entender um pouco da desmotivação no trabalho e, se corrigidas a tempo, pode auxiliar o funcionário e sua equipe.
- “Isso aqui não é pra mim”
- “Eles estão só me explorando”
- “Nunca vou conseguir bater a meta”
- “Nunca vou conseguir fazer desta forma”
- “Essa pesquisa organizacional / avaliação nunca dá em nada”
- “Até hoje estão me prometendo aumento e nada”
- “Eu nunca sou reconhecido pelo que faço”
- “Esse gerente fica toda hora pegando no meu pé”
Bem, existem muitas outras frases ainda, o importante é ao serem dita, elas expressam insatisfações que podem ser reais e corrigidas, não é mesmo? Muitas frustrações são geradas também por quebras de acordos, por promessas nuncas cumpridas e também pela simples falta de comunicação.
Pense em quais outras frases você poderia colocar e procure fazer o exercício de como poderia transformar esta situação e até mesmo reverter, para que o profissional possa ser novamente estimulado e sua empresa tenha um crescimento eficaz.
Como lidar com o estresse no trabalho
Existem muitas formas de melhorar o ambiente de trabalho e reverter desmotivações que pareciam impossíveis, acredite nisso!
Muitas situações podem melhorar e transformar tudo ao seu redor como líder ou funcionário, se iniciar com uma linguagem não ofensiva e abrir mais os canais de comunicação.
Prometer mudanças, conversar apenas por conversar, pode ser exatamente o erro da sua empresa ou da sua liderança, é preciso ir muito além disso. É preciso também dar os sinais da mudança, ainda que sejam pequenos, mas desde que seja uma mudança contínua, consegue compreender desta forma?
Além disso, que foi o mais importante que poderíamos dizer nesta seção, vamos compartilhar também algumas dicas importantes:
- Redesenhar o ambiente de trabalho.
- Aumentar o tempo para conclusão de tarefas.
- Eliminar riscos.
- Adotar linguagem não ofensiva.
- Melhorar a comunicação.
- Aumentar a Capacitação.
- Ajustes em benefícios.
- Durma melhor.
- Se alimente melhor.
- Incentive em curtir mais a família.
Dicas de benefícios criativos para motivação no trabalho
Existem também alguns benefícios interessantes. Os benefício abaixo devem ser implementados aos poucos, procurando compreender a satisfação real dos funcionários e deve ser contínuo, por isso recomendamos implementar apenas 1 por vez e 1 vez ao mês inicialmente. Depois poderá expandir para vários outros benefícios criativos e que realmente venham ao encontro da necessidade dos seus funcionários, nunca por imposição (impor benefícios existe?).
Veja abaixo:
- Dia do Pet na empresa (ou outro nome, colocamos apenas para deixar claro o que é este dia).
- Dia da família, onde pode distribuir ou sortear ingressos de cinemas (comece com 1 vez ao mês).
- Celebrar datas comemorativas como aniversários, festas juninas e outras.
- Vale-cultura para aquisição de ingressos para teatros ou aquisição de livros.
- Auxílio universidade para funcionários que estão ainda em estudos.
- Parceria com empresas de recreação, como parques aquáticos e outros.
- Cartão farmácia para auxílio na aquisição de medicamentos.
- Dia dos filhos, quando se pode trazer seus filhos para mostrar seu trabalho e ter uma atividade específica para eles.
- Vale academia de ginástica ou convênio com academias.
- Seguro e plano de saúde para Pets
- Desconto em hotéis para Pets (incrível que exista isso, não é mesmo? Bem, existe e já utilizei algumas vezes, ajuda muito em nossa rotina, acredite). Isso também pode iniciar para funcionários que viajam bastante pela empresa.
- Curso de educação financeira que se estende aos familiares.
Bem, são tantas a ideias possíveis que poderíamos escrever um livro sobre isso, não é mesmo? Veja o que faz sentido para sua realidade como líder ou o que poderá sugerir para sua empresa, sempre se baseando nas necessidades reais de cada um.
Isso ajudará muito a reverter a desmotivação no trabalho e aumentar a motivação profissional.
Como lidar com a desmotivação no trabalho: Como motivar funcionários desmotivados

A motivação no trabalho deve ser algo natural, não é mesmo? A motivação vem através de um ótimo clima de trabalho e desafios que trazem oportunidades para todos.
- Faça uma pesquisa de clima organizacional para que possa compreender as insatisfações.
- Proporcionar participação dos funcionários nas decisões.
- Participação dos funcionários nos lucros da empresa.
- Valorize e recompense as boas iniciativas.
- Capacite melhor seus funcionários.
- Evite frustrações cumprindo acordos.
- Reajuste e adeque melhor os benefícios.
- Utilize benefícios criativos que venham de encontro às necessidades atuais dos funcionários.
- Incentive a criatividade e o desenvolvimento.
- Crie oportunidades de crescimento.
- Crie canais de comunicação que sejam eficientes.
- Crie mais oportunidades de feedback com seus funcionários.
- Seja o exemplo daquilo que deseja que eles façam.
Parece incrível, mas apenas 13 dicas como estas podem mudar completamente a sua empresa, inclusive colocando ela numa posição muito mais elevada no mercado devido a motivação no ambiente de trabalho.
Existe outras soluções que podem ser aplicadas? Sim, claro que existem, mas acredite, apesar destas dicas acima terem sua complexidade de implementação, elas podem ser a linha divisória entre o fechamento de uma empresa e seu sucesso absoluto no mercado!
A desmotivação no trabalho e a desmotivação profissional podem realmente ser revertidas e transformadas!
Também é importante compreender que uma empresa com funcionários felizes e motivados irá trazer mais divulgação dos mesmos nas redes sociais, para amigos e uma multidão de clientes que por si só, você jamais alcançaria.
2 consequências da desmotivação no trabalho
A desmotivação no trabalho tem 2 consequências básicas:
- Diminuição da produtividade da empresa.
- Frustração e infelicidade profissional.
Isto é, existe uma consequência que é grave para a empresa e outra que também é grave para o funcionário, acredite. Ambos perdem muito quando ocorre desmotivação no trabalho, e por este motivo conversamos muito com você neste artigo.
A desmotivação no trabalho pode ser temporária, como um motivo de saúde (como já vimos), todavia é sempre importante identificar claramente os motivos e fazer os ajustes necessários para que todos fiquem satisfeitos.
Teste de estresse gratuito
Aproveite e faça agora seu teste de estresse gratuito, sem precisar de cadastro ou qualquer outra coisa. Basta apenas iniciar o teste abaixo e obter os resultados.
PS. Este é apenas um teste simples, sem a pretensão de definir você profissionalmente e nem servirá para um laudo de saúde. Para isso, deve-se procurar um profissional como um Psicólogo, Psiquiatra ou profissionais legalmente aptos para te auxiliar.
Conclusão
Em primeiro lugar, fique sabendo que estamos muito felizes por você ter chegado até aqui conosco, realmente é muito motivador saber que pudemos auxiliar você neste assunto.
Em segundo lugar, procure sempre pensar em desmotivação como algo natural e até temporário da natureza humana, não se preocupe com isso. Aliás, procure não se preocupar tanta coisa na vida, sendo sempre um agente de mudanças para a melhoria da sua empresa e de pessoas, afinal, tudo se resume em sermos mais humanos.
Deixe o seu comentário abaixo, será um prazer ouvir você.