Você já recebeu feedback que fosse útil em sua vida profissional? Como você gosta de receber feedback diz muito sobre você.
O fato de conseguir receber feedback é algo ótimo, porém às vezes pode ser dolorido e até mesmo confuso, daqueles que a gente sai da sala do gestor sem nem entender o que foi dito. Vamos conversar um pouco sobre isso e descomplicar para você.
O que é feedback?
Feedback é um formato de avaliação que seu líder faz sobre o seu trabalho e postura dentro da empresa. Receber feedback deve ser algo muito bom para todos, pois são poucas as chances que temos na vida de saber aonde podemos melhorar como profissionais e desenvolver uma boa carreira dentro da empresa!
Vamos conversar então como receber um feedback, quais são as características de cada um ao receber um feedback e auxiliar você a receber um feedback de maneira eficaz e que seja de muito proveito para sua carreira, acredite.
Qual a importância do feedback para você?
O feedback serve para melhorar a produtividade do funcionário, além de direcioná-lo para as melhores ações e atitudes dentro da empresa. É através do feedback que a comunicação do líder com o seu funcionário realmente funciona melhor e de forma mais assertiva.
É necessário dar todos os feedbacks de forma positiva, visando sempre a melhoria da empresa e funcionário.
Quando falamos de dar o feedback de forma positiva não falamos em apenas falar dos pontos fortes dos funcionários, não se limita a isso! Dar um feedback de forma positiva é auxiliar a pessoa e capacitá-la à superar as barreiras que limitam seus talentos e sua carreira.
Um feedback negativo pode ser dado de forma positiva e ajudar na superação dos seus receios ou pode simplesmente ser uma crítica para derrubar a moral daquela pessoa. Qual delas você mais vivenciou até agora?
Como você recebe feedback?
Para muitas pessoas, o feedback é algo muito difícil de receber, para outras pessoas é um momento bem descomplicado e agradável da carreira. Mas e para você, como tem sido receber feedback?
Vamos conversar sobre vários comportamentos que acontecem nos processos de feedback e tenho certeza que irá rir um pouco lembrando de alguns comportamentos, ou ficar pensativo…
Como receber feedback negativo

Em alguns momentos nós podemos receber um feedback de forma negativa. Muitas pessoas reagem de forma mais controlada emocionalmente, mas outras realmente podem perder o controle neste momento. É fundamental se preparar para este momento. Como você reage ao receber feedback? Veja abaixo algumas reações e veja em qual você se encaixa:
- Eu choro muito: você fica tão ansioso neste momento que só consegue chorar. Isso pode acontecer pela maneira com que seu líder trata seus funcionários e até mesmo por situações ruins que já vivenciou.
- Eu fico ofegante: você não consegue respirar nestes momentos devido a ansiedade que toma conta da sua mente. Talvez nem você saiba explicar o motivo, mas não consegue evitar.
- Eu conto muitas histórias: você é do tipo que conta muitas histórias mirabolantes no momento de feedback? Realmente pode ser algo até divertido em alguns momento. Dispara falando sobre tudo e o feedback acaba ficando muito curto neste momento.
- Eu começo culpando: o início do feedback é culpando a si mesmo e aos outros pelo desempenho, e às vezes você só iria receber informações positivas sobre seu trabalho. O medo deste momento acaba sendo tão grande que você só quer tirar uma culpa que nem existe de dentro de você.
- Eu começo me explicando: o começo do feedback é já sair explicando algumas falhas que houveram, é sair dizendo que não fará isso ou aquilo e tentar finalizar tudo o mais breve possível.
- Eu quero me comparar aos outros: em outros momentos, você recebe seu feedback e já se compara com os seus colegas ou algum colega específico, seja em atitudes negativas ou positivas.
- Eu fico em silêncio até o fim: o nervosismo é tanto que você só consegue ficar em silêncio. Acata todas as informações que recebe e fica muito feliz quando sai da sala de feedback.
- Eu só consigo dar risada: este é o seu feedback! De tanto nervosismo e formalidade do momento você só consegue dar risadas sem parar. Pede desculpas pela situação mas simplesmente não consegue parar de rir.
- Eu puxo muito o saco: o seu feedback começa com você dizendo o quanto ama trabalhar na empresa, o quanto se dá bem com seus colegas e que irá fazer de tudo para sempre melhorar.
- Eu finjo que não me importo: muitos funcionários que relacionam bem com este momento, outros, por algum motivo de orgulho ou mecanismo de defesa, começam o feedback fingindo não se importar com a situação, como se estivesse acima deste momento.
- Eu fico feliz: a alegria toma conta de você, você é tão confiante que chega a transbordar felicidade na sala.
- Eu fico olhando pra baixo: você é do tipo que não olha para as pessoas em momento mais formais. Às vezes nem é por mal, mas se tornou um hábito e não consegue reparar nisso.
- Minha cabeça voa longe: quando você recebe o feedback a sua cabeça voa longe. O seu líder até fala e compartilha situações positivas com você, mas talvez até pela sua impaciência, a sua mente vai para o Caribe ou procura soluções para o serviço que estava fazendo há 5 minutos antes de entrar na sala para o feedback.
- Eu já peço promoção: assim que termina de receber feedback positivo, você já aproveita para pedir aumento ou uma promoção. Você se sentiu tão confortável neste momento que procurou melhorar sua posição.
Como receber um feedback de forma eficaz

Como você gosta de receber feedback? Existem muitas características de quem recebe este processo de comunicação de forma eficaz. Veja em qual destas características você mais se identifica e procure entender o motivo desta identificação.
Algumas vezes você se identifica porque gostaria de ser desta forma, sendo assim, procure encontrar mecanismos internos em você para que consiga se superar e ter reações sinceras quanto à isso. Outras vezes o comportamento já é natural de sua parte, neste caso reforce o que tem de melhor.
Vamos ver agora:
- Eu fico feliz: a alegria toma conta de você, você é tão confiante que chega a transbordar felicidade na sala.
- Eu presto atenção: você procura prestar atenção em tudo aquilo que está sendo dito, procura entender em sua mente cada palavra e olha diretamente para seu líder.
- Eu recebo com segurança: você receber feedback positivo ou negativo com segurança de que fez o seu melhor e com a humildade de que sempre sabe que pode melhorar. A sua postura mostra a seriedade do seu trabalho.
- Eu não crio empecilhos: você não fica debatendo sobre ou contra o que está sendo dito, não cria empecilhos para que seu líder tenha uma boa conversa com você e faz o seu tempo ser valorizado.
- Eu não mudo de assunto: mudar de assunto, fugir da conversa ou ainda se esquivar de alguns assuntos é realmente péssimo. Evitar estes itens só mostra que é uma pessoa confiável e que dá segurança para seu líder.
- Eu converso sobre os assuntos: discutir e ficar debatendo os assuntos de forma ríspida, não ouvir seu interlocutor e pior ainda, sair da sala, é algo que não deve jamais ser feito. Conversar sobre todos os assuntos com calma e tranquilidade mostram que você também pode liderar uma equipe e possui uma ótima postura frente aos desafios. Se recebeu feedback, aproveite-o.
- Eu agradeço: você agradece a oportunidade de receber feedback? Como responder a um feedback? Pode parecer estranho, mas algumas pessoas entendem este processo da empresa como um favor prestado, quando não é uma coisa nem outra. O feedback é um processo de comunicação da empresa e é ótimo termos nosso líder nos direcionando pelos melhores caminhos que esperam de nós.
- Eu fico disponível: você permanece sempre disponível e com a mente aberta à mudanças. Não falamos sobre aceitar tudo o que vem pela frente, mas pelo simples fato de poderem contar conosco em todas as situações. Isso geralmente leva à reconhecimento por parte da empresa.
O que fazer quando receber um feedback?

Você conseguiu se identificar com algum dos tipos de funcionários apresentados acima? Em muitos momentos o nosso comportamento no momento do feedback é engraçado, estranho, negativo ou tudo isso ao mesmo tempo, e às nem percebemos as nossas ações.
Sendo assim, é fundamental aprender a lidar com este momento e entender como o seu comportamento pode afetar a visão que seu líder tem de você.Além é claro, de receber feedback da melhor maneira possível.
- Olhar para quem está falando: ao chegar no local de feedback, sente-se de forma tranquila e preste atenção nos olhos de quem está falando. Não é preciso ficar encarando o seu líder com os olhos quase saltando, tão somente preste atenção na sua fala.
- Ser bom ouvinte: ouça mais do que fale, aliás, ouça muito mais do que fale. Não interrompa a outra pessoa ainda que você não entenda a avaliação como justa, pois você terá o momento certo neste feedback para poder fazer colocações.
- Fazer perguntas certas: procure fazer perguntas claras e objetivas, sem ironias. Pergunte sobre questões diretas em suas atitudes e ações, e não se compare com os demais. Todas as questões ali naquele momento são sobre você e não sobre a empresa ou outras pessoas.
- Se mostre aberto: você deve se mostrar aberto ao que está sendo solicitado de sua parte. Procure pensar se aquilo é coerente, diga que vai pensar realmente no assunto (e pense!), e coloque-se à disposição quanto àquilo que a empresa necessitar de você. Não diga que é contra tudo e feche a conversa, procure manter sua mente aberta.
- Peça auxílio: caso não consiga mudar algumas situações que você causou, não precisa se preocupar com isso se precisar de auxílio. Pedir ajuda ao seu líder é algo muito natural, mesmo para os líderes mais severos que conheça .
- Seja sincero sem ser ríspido: é preciso ser sincero quanto ao que pensa, sem no entanto ser ríspido com seu líder. A sinceridade também tem seu momento para ser dita e precisa ser falada com bom senso e calma, para que o foco seja o seu assunto e não o seu comportamento naquele momento.
O que é dar e receber feedback?
Finalmente, dar e receber feedback nada mais é do que uma forma de comunicação entre o líder e seu funcionário, e isso é muito bom. São poucas as oportunidades que temos na nossa carreira de recebermos consultoria gratuita sobre nosso lado profissional.
Talvez você até seja o líder e necessite receber feedback da equipe, sendo assim, também é preciso aprender sobre isso.
Nunca despreze um feedback
O dar e receber feedback está muito longe de ser uma arte, mas de qualquer forma é um aprendizado enorme que você deve assimilar pela importância que tem para a sua carreira.
Passar por este processo de como receber um feedback e desprezá-lo, é realmente desejar o fim de sua carreira, acredite nisso, pois talvez seja o melhor que posso dizer neste momento. Digo isso na verdade com muito carinho, pois até mesmo o pior dos feedbacks podem servir de lição para sua vida, até mesmo para aprender a como não fazer de forma errada, pense nisso.
Além disso, a sua empresa tem a vantagem de já ter este processo, o que é realmente raro. Talvez lutar para que este formato seja melhorado na sua organização, seja um grande passo para aumentar a confiança de todos e mostrar como você lidera e inspira todos para melhorarem seus processos. Pode ser uma grande chance para sua liderança, ao invés de apenas fazer críticas.
Receba isso de forma positiva!
Dica mais importante
Não espere para receber feedback. Procure-o.
Se você almeja algum dia ser líder ou assumir uma posição hierárquica mais elevada em sua carreira, é preciso pensar sobre isso. Um feedback é sem dúvida um prêmio para nossa carreira, mesmo que inicialmente possa parecer negativo, mas entenda como conhecimento fornecido gratuitamente para você, e de alguém que está tendo sucesso dentro da sua empresa.
Até mesmo o pior feedback merece ser ouvido e pode se tornar uma grande ferramenta em sua vida! Procure entender como o líder acha que o feedback oferecido é importante para você e vá além:
- Peça sugestões durante sua rotina
- Se ofereça para treinamentos
- Entenda a visão a ser passada
- Aprenda como receber feedback do chefe
E então, o que achou deste artigo? Compartilhe sua experiência conosco!