O funcionário pode pedir delivery para o escritório regularmente? O que diz a legislação sobre o tema? Pode comer na mesa de trabalho? Este é um bom hábito alimentar?
Vamos ver algumas informações e pensar juntos sobre a questão tão comum e que parece tomar rumos diferentes conforme a cultura da liderança e da empresa.
Afinal de contas, é preciso cuidar da segurança da empresa, evitar distrações em momentos de trabalho e também termos alguns cuidados com nossa própria saúde.
Leia os tópicos abaixo para saber mais sobre o assunto:
O que veremos neste artigo
A febre do delivery de comida
Pedir comida em casa ou no trabalho sempre existiu. No entanto, nos últimos anos, podemos afirmar que há uma forte tendência em pedir delivery para o escritório de comida.
Isso é verificado pelos dados de crescimento de aplicativos como Ifood e pessoas que trabalham como entregadores.
O período da pandemia, sem dúvidas, foi um dos responsáveis pelo impulsionamento acima da média do hábito de pedir delivery de comida.
Isso porque como as pessoas tinham de ficar em casa para evitar o contágio do vírus, e também não era muito recomendável ir todos os dias ao supermercado, muitas vezes pedir comida era a melhor opção para fazer uma refeição.
Uma geração que não sabe (ou não quer) cozinhar
Além disso, é cada vez mais comum encontrar pessoas adultas, especialmente jovens, que não sabem cozinhar. Nesses casos, pedir um delivery para o escritório pelo celular pode ser a alternativa mais viável para comer algo gostoso.
Sem contar que é uma opção fácil e prática, que suja menos louça e satisfaz aos desejos mais imediatos, visto o enorme cardápio de produtos oferecidos pelos aplicativos.
A volta ao trabalho pós pandemia e os novos velhos hábitos
Ainda que existam muitas pessoas que seguem trabalhando na modalidade home office ou de forma mista, um número considerável de pessoas já retornou às atividades presenciais.
No entanto, levaram consigo alguns hábitos cultivados durante a pandemia. Um deles foi o de pedir delivery como a primeira opção para a refeição. Inclusive, para os horários de almoço e intervalo no trabalho.
Se antes os almoços com os colegas de trabalho eram um grande evento no dia, com programações especiais, hoje em dia é comum ver muitas pessoas que pedem delivery para comer no escritório.
Pode pedir delivery para o escritório regularmente?
Sim, não há nada que impeça a prática. Nem em relação à legislação nem em relação ao empregador. Aliás, perante a lei, o empregador não pode impedir o seu funcionário de levar comida de casa ou pedi-la no escritório.
Uma vez que o funcionário tem seu direito de alimentação em horário de almoço ou intervalo garantido por lei, o critério para a escolha do alimento é pessoal.
Isso também se aplica para empresas que fornecem alimentação ou almoço na empresa. Se o funcionário prefere pedir um delivery, a empresa não pode restringi-lo.
Se a empresa me fornece o almoço mas não quero comer a comida, posso obrigá-los a pagar pelo meu delivery?
A empresa pode fazer a opção de oferecer ela própria a alimentação dos seus funcionários. A prática é mais comum em fábricas, indústrias, empresas de grande porte e, obviamente, em restaurantes e segmentos de alimentação.
Nesses casos, é descontado do salário do trabalhador um valor relativo ao custo da refeição. Este valor não pode exceder 20% do custo direto da refeição.
Mas se você não gostar do menu de almoço ou quiser comer outra coisa, deve arcar com esse custo de forma individual. A empresa não é obrigada a pagar pelo seu delivery.
Se a empresa me fornece Vale-Refeição, posso pedir delivery ou sou obrigado a gastar em restaurantes?
Pode pedir delivery sim! No caso do benefício de Vale-Refeição, fica a critério do trabalhador escolher os estabelecimentos onde vai usá-lo.
Por exemplo, é comum muitas pessoas levarem comida de casa todos os dias e preferirem acumular o saldo do cartão para gastar no final de semana ou com familiares. Isso não é ilegal.
Da mesma forma, a empresa não pode determinar onde você vai usar seu benefício.
O que pode ocorrer é haver restrições sobre o cartão ser aceito ou não em determinados aplicativos de comida. Nesse caso, você deve buscar estabelecimentos e aplicativos que aceitem o cartão de Vale-Refeição que você recebe.
Posso comer meu delivery na minha mesa de trabalho?
Não é recomendável, sobretudo se houver uma área específica para a refeição dos trabalhadores como copa ou refeitório.
Se esse espaço não for disponibilizado, é possível sim comer na sua própria mesa. Mesmo escritórios pequenos, no entanto, costumam fornecer espaços destinados à alimentação e consumo de alimentos. Até mesmo por questões de higiene e boas práticas.
Posso pedir delivery no escritório mais de uma vez por dia?
Isso vai depender da política de cada empresa e de como é o seu ambiente de trabalho. Em ambientes onde ocorrem longas jornadas, como por exemplo, agências de publicidade, a prática é comum e tolerada.
Já em locais mais formais, como escritórios, é mais indicado pedir o delivery somente no seu horário de almoço ou se você tiver algum outro intervalo reservado para o lanche.
Não é de bom tom pedir delivery mais de uma vez ou várias vezes ao longo do dia. Até mesmo porque isso gera distração e pode não ser condizente com o número de intervalos que o funcionário pode fazer.
É saudável pedir delivery no escritório todos os dias?
Isso é uma escolha pessoal, mas com certeza, não é uma prática recomendada pelos nutricionistas. A principal razão é que as pessoas tendem a pedir comidas mais gordurosas e calóricas em delivery, como fast food, massas, doces, sorvetes e outras guloseimas.
Especialmente para quem já tem um grande hábito de pedir delivery, isso pode parecer uma escolha prática e natural. No entanto, pode ser interessante observar quais são os produtos que você costuma pedir e se você não está consumindo calorias demais.
Além disso, é um custo financeiro pedir comida todos os dias. Geralmente, é maior do que comer em um restaurante perto do seu trabalho. Muito maior do que preparar sua própria comida.
Se você pede muito delivery, tente variar um pouco a rotina
Para quem está no modo ‘delivery todo santo dia’, fica a reflexão para alterar um pouco a rotina. Às vezes, sair do trabalho no horário de almoço para conhecer um restaurante legal perto do escritório pode ser uma atividade revigorante.
O mesmo ocorre com almoços e saídas de refeição com colegas de trabalho, onde é possível conversar com as pessoas e trocar experiências.
Quem sabe tirar um dia para cozinhar em casa e levar a marmita seja uma maneira de economizar e também aprender a preparar novos pratos? A praticidade do delivery é boa, mas é sempre interessante variar a rotina e fazer coisas novas.