Eu não gosto de escrever carta de apresentação, sabia? Mas aqui, vamos aprender 7 passos para fazer carta de apresentação eficaz! Enquanto seu currículo explica “o quê” de seu passado profissional, ao escrever carta de apresentação, fornece “o como”.
Passos para escrever carta de apresentação
Para cada cargo existem uma carta de apresentação mais específica, você sabia disso? Uma carta de apresentação mostrará quem é você para o cargo desejado e apresentará seu perfil para este cargo, isso é uma carta de apresentação.
Responder ao tom da descrição do cargo , falar sobre suas experiências e expandir algumas realizações são ótimas maneiras de contar mais sobre quem você realmente é como candidato.O que vamos fazer para lidar com o processo de escrever carta de apresentação?
Fazer carta de apresentação
Nós vamos decompô-lo.Nesta item, dividiremos o formato e iremos fazer carta de apresentação em partes principais para que você possa continuar. A melhor parte? Você pode salvar cada uma dessas seções, misturá-las e combiná-las para criar novas cartas e assim fazer carta de apresentação de forma mais simples.
Se você está procurando uma posição administrativa, suas experiências de “Ajuste perfeito” podem diferir ligeiramente da sua carta de apresentação para uma posição gerencial.
Vamos ver um exemplo de início de uma carta de apresentação:
- “O anúncio da vaga de gerente comercial despertou minha atenção…”
Neste ponto acima, você deixará claro a vaga que o despertou para envio da carta de apresentação e posteriormente o currículo.
- ” Gostaria de em apresentar para uma vaga em sua empresa…”
Neste ponto acima você deixou genérica a sua pretensão ao cargo da empresa e com isso, não chama a atenção para as vagas que estão sendo ofertadas.
Vamos aprender 7 passos para escrever carta de apresentação eficaz?
Transparência e simplicidade

A transparência e a simplicidade são fundamentais para escrever carta de apresentação. Sem elas, é impossível que sua carta tenha autoridade e seja lida como se deve.
A transparência na carta mostra um pouco das suas emoções, sua vontade e seu perfil que podem ser interessantes para a empresa ler seu currículo e decidir por uma entrevista de emprego. A transparência traz dados reais e fatos claros sobre quem você é e sua atração pela empresa, é realmente ótimo quando se lê algo assim.
A simplicidade é o fato de poder colocar todas as suas realizações na carta de apresentação e mesmo assim ter o desejo de compartilhar o conhecimento com as demais pessoas. Não mostrar o quanto você se sente melhor que todas as outras pessoas em sua área é realmente muito bom, e seja assim na sua vida real. A simplicidade de vida só mostra o quanto poderemos ser um bom exemplo a sermos seguidos.
Também é preciso que mostre interesse real pela marca que oferta a sua vaga, pela área em que a empresa atua no mercado e também pelo seu posicionamento dentro dele. Pesquise, se apaixone pelo que lê da empresa, procure usar seus produtos, veja a sua importância e real valor, e com isso você já aprenderá muito sobre o que colocar em sua carta e já poderá até sonhar em como pode ser sua carreira dentro deste mercado.
A Introdução
A introdução é a verdadeira captura ou liberação para o gerente de contratação. Essas poucas frases determinarão se o gerente de contratação levará algum tempo para ler o restante da sua carta de apresentação. Portanto, essa é a parte mais importante da sua carta de apresentação.Use a introdução para capturar seu público – usando três frases-chave.
- Uma frase mostrando que você está ciente da empresa: neste ponto é importante saber qual é a empresa e área da oferta da vaga. Mostra também que você conhece a empresa, o que se pede e que desperta um real interesse e aderência do seu perfil à mesma.
- Uma frase que descreve sua experiência, com contexto e detalhes: neste ponto a sua transparência e objetividade de dados e informações serão fundamentais ao fazer carta de apresentação. Ao mesmo tempo que faz isso, é preciso também trazer uma diferencial de quem você é e do que seria dentro da empresa. Você realmente tem vontade de trabalhar nesta empresa? Então da disso com transparência e de forma objetiva, mas não deixe de falar.
- Uma frase que apresenta sua proposta de valor na empresa: O que tem de valor para a empresa? Seu conhecimento pode ser igual ao de muitas outras pessoas, mas pode haver algo que somente você pode oferecer para a empresa. Pode mostrar que além de ter o perfil, você também se dispõe a formar outros profissionais em sua área, aumentando a produtividade da equipe. Veja, o céu é o limite!
Um mau exemplo:
Meu nome é Keila Almeida Silva (apenas um nome aleatório) e esta carta de apresentação tem a intenção de expressar meu interesse na posição de Marketing digital, conforme listado no LinkedIn. Acredito que minha formação em marketing digital e mídia social me torna um candidato ideal para esse papel.
Esta apresentação é a mais comum que existe, porque é fácil, simples, mas não chama a atenção para nada, consegue compreender isso? O que passou acima já consta em seu currículo, sendo assim, é preciso passar novas informações, os seus valores reais e questões que chamem a atenção para que faça realmente valer uma boa leitura do seu currículo.
Uma ótima pergunta para você se perguntar ao escrever carta de apresentação é esta: que informações novas e valiosas eu estou comunicando?
Um bom exemplo
Como admirador da [Empresa] e sua estréia bombástica na [Indústria], fiquei animado ao ver uma posição de estrategista de marca aberta. Tendo passado os últimos três anos focados em criar e aumentar as mensagens da [Empresa Atual] através de SEO direcionado e conscientização social, eu adoraria a oportunidade de comunicar a história de sua empresa com a experiência que adquiri ao longo deste tempo.
Essa abordagem faz algumas coisas. Primeiro, começa com um elogio. Este elogio traz de cara uma empatia sua com a marca, o que ajuda muito o empregador saber sobre o seu real entusiamos. Logo depois, mostra um pouco da sua experiência e do que é capaz para realizar nesta outra experiência e, finalmente, mostra que você tem confiança e segurança para executar ações reais para um bom desempenho na empresa.
Esta não é apenas uma boa maneira de apresentar sua posição anterior, mas também oferecer um teaser de seus conjuntos de habilidades. Por fim, essa abordagem usa uma frase para comunicar os planos que você já tem para avançar. Isso mostra ao gerente de contratação que você já se colocou na função e tem pelo menos o esboço de um plano de jogo.
Este é um bom exemplo de como escrever carta de apresentação. Só será preciso fazer as correções na formatação do seu texto.
Crie uma proposta de valor
Depois de criar sua introdução e escrever carta de apresentação, você provavelmente se sentirá melhor ao escrever carta de apresentação. Além de apresentar quem você é e provocar sua proposta de valor, a introdução estabelece a estrutura para você expandir quem você é. Seu currículo fornecerá a melhor versão de sua experiência, datas, empresas e cargos ocupados. Use este parágrafo para expandir estes.
- Quais são alguns dos projetos em que você teve um grande impacto? Este ponto mostra que você sabe trabalhar em projetos de equipe, que trabalha com planejamentos e que os mesmos podem impactar as empresas por onde passar. Isso ajudará muito a pessoa que irá contratar você a tomar uma decisão com maior embasamento em qualidade.
- Quais são algumas das iniciativas de crescimento que você liderou? Aqui você terá a oportunidade de mostrar sua capacidade de liderança e também chefia dentro da nova empresa. Pode acontecer de solicitarem um profissional mais técnico, porém, ao ver a sua carta de apresentação, podem também sugerir a intenção de alguém com liderança para cuidar de uma equipe.
- Como você conseguiu uma promoção ou um aumento na carreira? Pode parecer estranho colocar isso e talvez um pouco arrogante, mas entenda, foi uma conquista sua e colocando de maneira mais simples e com humildade, você fará com que enxerguem melhor a sua conquista e passem a ter uma visão de qualidade sobre sua atuação no mercado.
- Que responsabilidades você recebeu e por quê? Este ponto mostrará os motivos pelos quais você recebeu as tarefas de liderança em suas outras empresas. Falar sobre isso pode não ser fácil, pois algumas vezes não se sabe ou não se teve um feedback claro dos motivos da sua liderança. No entanto, mostre as suas qualidades mais fortes e o que conseguiu de resultados com esta equipe.
- Que habilidades valiosas você tem? Mostre os seus pontos fortes, suas habilidades e também forças do seu caráter e valor. Não diga os chavões que todos dizem, mas seja real naquilo que fala, sem mostrar arrogância. Veja uma lista de habilidades aqui.
Pense nisso ao escrever carta de apresentação, levando em conta a importância enorme deste parágrafo – em vez de descrever o que você fez, explique como você o fez.

Mostre que você é o ideal para a empresa
Agora que você contou à empresa mais sobre seu histórico como funcionário, expanda por que eles são importantes para você.
- Você é fã de longa data da empresa? Mostrar que você gosta da empresa, que sempre ouve falar sobre ela, que um parente seu já trabalhou lá e gostou, realmente não tem nada demais, não é puxar o saco da empresa, pelo contrário, é mostrar que já tem uma identidade com a sua cultura e visão. Não é preciso fazer elogios rasgados também, demasiadamente emotivos, mas diga do seu entusiamos pela marca, seu ânimo para trabalhar nesta empresa e sua alegria pela oportunidade. Se for este o caso, se realmente se identificar com a marca, fazer carta de apresentação citando isso é algo muito bom.
- Você usa os produtos que eles podem vender? Caso seja real (jamais minta para conseguir algo), mostre que gosta dos seus produtos, use frases claras. “Após usar seus produtos, fico animado também pela chance de fazer parte da empresa”. Estas ações podem abrir portas reais, pois é melhor para a empresa ter em seu quadro funcionários que gostam daquilo que produzem e entendem sua importância para o mercado.
- Você os acompanhou nas notícias ultimamente? O que você sabe sobre a empresa ultimamente? Você consegue acompanhar o que o mercado trata sobre ela e sobre a área em que atua? Estes conhecimentos poderão trazer uma grande direção para sua carta de apresentação.
Use as primeiras frases para explicar o que o atrai para a empresa. Por que eles impressionam você? A partir daí, forneça sua própria perspectiva sobre o que você, especificamente, pode trazer para a empresa. Talvez exista uma ideia específica que você possa provocar em sua carta de apresentação. Coloque-se no meio do escritório e mostre a eles que você pertence!
Encerramento
No encerramento da sua carta, você pode inserir um mini-currículo de maneira informal, como as suas conquistas, sua formação e como poderá auxiliar a empresa.
O encerramento pode vir com informações especiais como intercâmbios, idiomas, formações e outros itens que poderá utiliza ao escrever carta de apresentação. Fazer carta de apresentação é uma tarefa realmente mais simples do que pode parecer, até mesmo porque ela deve ser curta, com perto de 3 parágrafos apenas e não preencher uma página inteira. A página inteira serve para currículos, e o mesmo será enviado juntamente com a sua carta.
Diga ao gerente de contratação que você gostaria de ser considerado para a função. Lembra de toda a estratégia de mídia social que você falou no parágrafo dois? Expresse que gostaria de lhe contar mais sobre seus pensamentos sobre a estratégia de mídia social para esta posição. Como você passou a maior parte da carta explicando sua proposta de valor, é um ótimo momento para oferecê-la ao gerente de contratação.
PostScript
Quem não ama um bom PS ao final de qualquer carta ou e-mail? Use o postscript para adicionar um petisco, compartilhar detalhes sobre você ou claramente, para reiterar seu entusiasmo.Ao contrário do currículo, você pode deixar sua personalidade brilhar intensamente em uma carta de apresentação. O PS é um ótimo lugar para testar isso e chamar a atenção do gerente de contratação pela última vez (antes que ele ligue para a sua entrevista, é claro).
Ao quebrar sua carta de apresentação, deve ser fácil fazê-lo! Você consegue fazer carta de apresentação assim? É realmente mais simples…
E você? Conseguiu aprender os 7 passos para escrever carta de apresentação eficaz?
Experimente agora. Finja que está se candidatando ao emprego dos seus sonhos e à sua empresa dos sonhos (ei, talvez seja uma carta para si mesmo, futuro CEO). Como seria o seu parágrafo introdutório?