Como lidar com o estresse no trabalho? Vamos falar sobre o assunto de maneira simples, mesmo com uma carga elevada de tensões. Você sabia que mesmo com um nível muito pesado de trabalho, ainda é possível remover o estresse após o horário de trabalho?
- O que é Estresse no trabalho
- Quem pode ajudar no estresse?
- Quais são os principais estressores relacionados ao trabalho?
- Principais causas do estresse no trabalho
- Intervenções no local de trabalho para reduzir o estresse
- Intervenções secundárias
- Quais são os sintomas do estresse no trabalho?
- Como evitar estresse no trabalho
- Tome um banho quente
- Pintar ou desenhar algo
- Criar arte de diamante
- Faça uma longa caminhada
- Faça o jantar
- Assista a algo engraçado
- Jantar com amigos
- Fazer meditação
- Gaste tempo com os animais
- Ouça música
- Faça uma massagem
- Ir à academia
- Leia
- Faça uma longa viagem
- Como lidar com o estresse no trabalho
- Procure profissionais da área da saúde mental
- Conclusão
O que é Estresse no trabalho
O estresse é uma reação a uma situação, mas não é sobre a situação real. Geralmente nos sentimos estressados quando pensamos que as demandas da situação são maiores do que nossos recursos para lidar com aquela situação. Às vezes até maior que os recursos humanos da empresa.
Fontes comuns de estresse podem incluir grandes eventos da vida, como mudar de emprego ou mudar de emprego. Preocupações de longo prazo, como uma doença de longo prazo ou paternidade, também podem ser estressantes. Mesmo os aborrecimentos diários, como lidar com o trânsito, podem ser uma fonte de estresse no trabalho.
Quem pode ajudar no estresse?
Várias pessoas e instituições poderão auxiliar nos seus sintomas de estresse, não tenha dúvida. Todavia, existem também profissionais que estudaram e tem todo respaldo científico para auxiliar neste processo. Não apenas você, mas toda sua empresa.
Muitos profissionais ainda tem preconceitos quanto a serem medicados por psiquiatras e ficam envergonhados, outros precisam fazer terapia e sabem que é o melhor caminho, mas se preocupam com o que outras pessoas irão dizer sobre isso.
Combata isso! Muitas pessoas passam por este momento e é a mesma coisa que tomar um remédio para dor de cabeça, mas em seu caso é um tratamento para o seu bem estar. Fazendo isso, procurando profissionais da saúde, você terá muito sucesso e também uma qualidade de vida superior.
Quais são os principais estressores relacionados ao trabalho?
Todas as questões a seguir foram identificadas como potenciais estressores nos locais de trabalho. Uma abordagem de gerenciamento de risco identificará quais existem em seu próprio local de trabalho e o que os causa. Eles incluem:
- Cultura da organização
- Práticas ruins de gestão
- Conteúdo e demandas do trabalho
- Ambiente físico de trabalho
- Relacionamentos no trabalho
- Mudar a gestão
- Falta de suporte
- Conflito de papéis
- Trauma.
Estes itens são muito relacionados quando pensamos em estresse no ambiente de trabalho, levando em conta que podem surgir vários outros elementos que fogem daquilo que é mais comum. O importante é que você consiga identificar quais são os elementos estressores em seu trabalho e procurar eliminá-los, e caso não consiga, ao menos que não venham mais a atingirem você da forma como atingem.
Talvez algumas questões venham a ser culturais, como um novo emprego em outro estado, e neste caso é preciso um pouco de tempo para se ambientar a esta nova situação.
Principais causas do estresse no trabalho
Alguns dos fatores que comumente são fatores de risco para os funcionários e que são causas do estresse no trabalho incluem:
- Falta de liderança ou mentoria adequada
- Longas horas
- Carga de trabalho pesada
- Mudanças dentro da organização
- Prazos apertados
- Mudanças nas funções
- Insegurança no trabalho
- Falta de autonomia
- Trabalho chato
- Habilidades insuficientes para o trabalho
- Supervisão excessiva
- Ambiente de trabalho inadequado
- Falta de recursos adequados
- Falta de equipamento
- Poucas oportunidades promocionais
- Assédio
- Discriminação
- Relacionamento ruim com colegas ou chefes
- Incidentes de crise, como assalto à mão armada ou morte no local de trabalho.

Intervenções no local de trabalho para reduzir o estresse
O estresse no local de trabalho é evitável e identificar as fontes potenciais de estresse para os funcionários de uma organização é o primeiro passo para enfrentá-los. Intervenções eficazes para reduzir o estresse no local de trabalho podem ser classificadas como primárias e secundárias.
- Redesenhando o ambiente
- Proporcionar pausas e sonecas para os funcionários
- Aumentar a participação dos funcionários na tomada de decisões e planejamento
- Aumentar o tempo e os recursos para concluir tarefas
- Correspondência da descrição do trabalho com as habilidades e qualificações do
- Criando caminhos
- Eliminando riscos
- Substituindo por equipamentos e tecnologia
- Estabelecer medidas de controle para reduzir a exposição do trabalhador a riscos
- Promover o uso de equipamentos de proteção individual
- Mudança para Home Office em alguns casos
Intervenções secundárias
As intervenções secundárias são corretivas e estão focadas em alterar a forma como os trabalhadores percebem e respondem aos estressores. Essas intervenções visam melhorar a capacidade do trabalhador de lidar com o estresse e detectar precocemente os sintomas induzidos pelo estresse. Exemplos de intervenções secundárias incluem:
- Treinamento e educação de funcionários
- Treinamento em terapia cognitivo-comportamental para trabalhadores
- Vigilância sanitária de rotina – triagem para pressão alta e sintomas
Quais são os sintomas do estresse no trabalho?
Sim, o Estresse no trabalho pode ter um impacto na sua saúde geral. Nossos corpos são projetados, pré-programados se você desejar, com um conjunto de respostas automáticas para lidar com o stress. O problema é que nosso corpo lida com todos os tipos de estresse da mesma maneira.
Experimentar estresse por longos períodos de tempo (como estressores de nível mais baixo, mas constantes no trabalho) ativará esse sistema, mas não terá a chance de “desligar”.
Os sintomas de estresse no trabalho incluem:
- dor de cabeça
- tensão ou dor muscular
- dores no peito
- aumento da frequência cardíaca e pressão arterial
- sistema imunológico enfraquecido
- fadiga / insônia
- problemas estomacais e digestivos
- açúcar alto no sangue
- aumento do colesterol e ácidos graxos no sangue para sistemas de produção de energia
O estresse também pode afetar seu humor ou pensamento por:
- aumento do esquecimento, ansiedade, inquietação, irritabilidade, defensividade, alterações de humor, hipersensibilidade, raiva, etc.
- diminuição da capacidade de pensar com clareza ou se concentrar
A nossa dica principal é: procure um especialista da área que possa auxiliar, como psicólogo e psiquiatra.
Como evitar estresse no trabalho
Se você é uma das milhões de pessoas que passam as horas da noite desembaraçando as tensões do dia, precisa encontrar algumas maneiras simples de eliminar o estresse e voltar a um estado de espírito claro e feliz. Sim, você pode aprender como evitar estresse no trabalho.
A primeira coisa que deve fazer, é tentar entender o que está causando este estresse no trabalho, pois até mesmo a falta de capacitação pode causar isso, pois nos deixa inseguros no trabalho. É preciso realmente entender os motivos, e uma ajuda profissional da área como um psicólogo ou psiquiatra, realmente pode atender suas necessidades, e recomendo que o faça.
De qualquer forma, aliado à ajuda de um profissional da área, você poderá tomar algumas medidas que auxiliem você neste momento e poderá até entender como diminuir o estresse no trabalho. Aqui estão algumas das nossas favoritas.
Tome um banho quente
Um banho quente após o horário de trabalho ajudar remover o estresse por excelência, usado por milênios para ajudar a curar quase todas as doenças. Tome algum tempo de banho com uma bomba de banho e uma lista de áudios de autocuidado que deixa você feliz. Isso ajuda muito em como lidar com o estresse no trabalho.
Pintar ou desenhar algo
Um estudo publicado no Journal of the American Art Therapy Association mostrou que apenas 45 minutos de redução de cortisol (um hormônio do estresse) nos participantes do estudo já ajuda a relaxar, portanto, busque seus materiais de arte e deixe sua criatividade seguir fluxo! Você ficará surpreso com a rapidez com que se sente relaxado.
Criar arte de diamante
Fazer artesanato tem o mesmo efeito que desenhar ou pintar, ajudando você a desviar a atenção das coisas e a praticar a auto-expressão positiva. Um novo tipo de artesanato conhecido como pintura de diamante é uma das melhores maneiras de explorar um fluxo alegre de expressão criativa. Escolha kits de arte com diamantes com cenas relaxantes para ajudá-lo a relaxar completamente e totalmente.
Faça uma longa caminhada
Não há dúvida: o ar fresco e a luz do sol são dois dos melhores anti-estresse naturais após o horário de trabalho. Isso ajudará você a como lidar com o estresse no trabalho.Fazer uma longa caminhada pode ajudar a relaxar física e mentalmente, ajuda a remover o estresse, especialmente após um dia particularmente difícil.
Faça o jantar
Fazer o jantar é ótimo porque deixa você com algo saudável para comer, e também porque oferece uma hora ou mais de tempo sem tela, e todos sabemos que isso significa níveis mais baixos de estresse.
Assista a algo engraçado

Felizmente, sua fila do Netflix ou Prime Vídeo está cheia de comédias e especiais especiais! O riso une-se ao exercício e à criação de arte na longa lista de analgésicos comprovados, com estudos mostrando que ele libera endorfinas, alivia a tensão muscular, alivia a dor e melhora o humor. Aprenda com o humor a como lidar com o estresse no trabalho.
Quanto mais humor aprendemos a desenvolver em nossa mente, mas humor poderemos ter ao lidar com o estresse e diversas situações da nossa rotina. O bom humor deixar nosso rosto mais bonito, traz empatia por parte das outras pessoas e melhor a nossa saúde de forma extraordinária, acredite nisso!
Jantar com amigos
Estar perto de amigos e familiares é outra maneira incrível de melhorar o seu humor. O apoio de um amigo próximo, apenas ouvindo ou fazendo você rir, pode fazer maravilhas quando você se sente preocupado ou amarrado pela tensão.
Fazer meditação
A meditação é uma das melhores maneiras de diminuir esses níveis de estresse ao longo da semana. E, de acordo com a Harvard Health , a prática da respiração profunda e do pensamento interior demonstrou reduzir alguns fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta.
Gaste tempo com os animais
Seja voluntário no abrigo de animais, parando no café dos gatos ou abraçando seu filhote para assistir ao Animal Planet, os efeitos são os mesmos – pura alegria! Passar um tempo com amigos peludos ajuda a aumentar os sentimentos de amor e felicidade, o que reduzirá efetivamente o estresse.
Ouça música
Todos nós somos tentados a sair do trabalho e imediatamente ligamos um podcast ou uma notícia instigante, mas faça o possível para resistir! Em vez disso, reproduza seu registro ou lista de reprodução favoritos do início ao fim para tentar tirar sua mente de assuntos sérios. Se você tiver tempo livre, considere criar uma lista de reprodução sem estresse que contenha uma variedade de músicas que o ajudem a relaxar.
Faça uma massagem
Se você acredita que muito do seu estresse no trabalho é agravado ou provocado por tensão física, uma das melhores coisas que você pode fazer é fazer uma massagem. Isso é especialmente importante se você tiver um trabalho fisicamente exigente ou se acumular muita tensão nas costas e nos ombros enquanto trabalha.
Ir à academia
O exercício é um dos analgésicos mais bem documentados que existem, principalmente porque fornece uma liberação constante das endorfinas que estimulam a felicidade que todos desejamos. Qualquer atividade física, seja correr, fazer ioga ou levantar pesos, ajudará a esmagar seu estresse rapidamente.
Leia
Um nível saudável de escapismo nunca é uma coisa ruim; portanto, vá em frente e desfrute de um romance leve. Recomendamos pular a não-ficção pesada depois do trabalho, especialmente se você é propenso a ler sobre política ou outros tópicos estressantes.
Faça uma longa viagem
Entre no carro, toque as músicas e faça uma viagem pelo campo. O carro é o lugar perfeito para trabalhar com alguns dos seus pensamentos mais pesados, especialmente porque (espero) impede você de se entregar à tecnologia.
Como lidar com o estresse no trabalho
Faça uma pausa na tecnologia, faça o que você ama. Como você pode ver nas atividades acima, fazer uma mini desintoxicação diária por tecnologia – ou seja: não olhar para o telefone ou o computador por uma ou duas horas por vez – pode ser exatamente o que você precisa para eliminar alguns desses problemas relacionados ao trabalho estresse.
Passar um tempo focado em algo totalmente diferente pode ajudá-lo a desviar a atenção dos problemas preocupantes do dia de trabalho, lembrando que há coisas mais importantes na vida!
Procure profissionais da área da saúde mental
De qualquer forma, nossa melhor recomendação é que também procure um profissional da área da saúde mental, como psicólogo, psiquiatra, isto é, profissionais que irão ajudar você a compreender da melhor forma quaisquer sintomas que esteja sentindo.
Veja neste ótimo artigo do G1: Veja onde buscar atendimento psicológico on-line, gratuito ou pagando ‘valor social’
Também farão com que encontre o melhor tratamento para aliviar seu estresse, não tenha dúvida disso. São profissionais que estudaram por anos e tem toda competência para ajudar não só você, mas dar toda consultoria possível para sua empresa!
Conclusão
E então, o que você achou do que compartilhamos aqui? Você tem mais ideias criativas e experiências sobre o estresse no trabalho? Compartilhe aqui conosco, é sempre uma alegria poder ouvir você!