Fui demitido e agora? Esta é uma das frases mais impactantes, ainda mais para nós brasileiros, mas vamos aprender o que fazer agora! Temos muitas dívidas, contas e dificilmente conseguimos ter reservas financeiras, não é mesmo?
Em geral, quando não se espera uma demissão ou sente como “fui demitido do nada”, o chão parece que vai nos engolir e ficamos muito confusos sobre o que fazer, onde buscar uma nova colocação, se procuramos os amigos e tudo o mais.
Mas veja, ao invés de pensar que é o fim do mundo (não é, acredite), ainda existem muitas oportunidades para você, sem restrição alguma quanto à sua idade ou seja lá o que as pessoas te disserem: para você, tudo pode ser diferente e melhor!
“Fui demitido” será apenas uma fase em sua vida!
Na verdade, quando você é demitido, parece que você é a única pessoa no mundo que já perdeu o emprego. Então, você começa a conversar com seus amigos e familiares e descobre que é uma ocorrência bastante comum.
Fui demitido
A partir de agora, quero que você preste atenção nas dicas simples que irei passar, pois são itens que, se não resolverem totalmente, ajudarão a dar um ótimo caminho de emprego para você, não tenha dúvidas disso.
Só é preciso que, em primeiro lugar, retire da sua mente e seu coração os pensamentos abaixo (e não é mantra, coach ou seja lá o que pensar, é apenas a minha experiência pessoal que passo para você):
- Não fique jamais com vergonha do desemprego. Você tem potencial, você quer mudar esta situação, você deseja fazer o seu melhor, não deixe palavras nem pensamentos ruins te derrubarem. Ideias ruins não são dignas de você!
- Não se permita pensar que não PODE,que não tem POTENCIAL, pois só o fato de estar lendo este artigo, já faz de você uma pessoa interessada em VENCER!
- Não se sinta culpado por estar desempregado! Apesar de ruim, todos passam por isso algum dia em sua vida.
- Corrija o erro caso a demissão tenha sido por uma falha sua. Tome a providência dentro de você para corrigir o erro, restaure o que for preciso, mas não deixe que uma consciência pesada e a culpa derrubem você. Estes sentimentos ficam gritando em nossa mente, mas são apenas para te descontrolar.
- Se preserve. Ninguém que seja de fora da sua família ou fé religiosa precisa saber o motivo da demissão, ou até mesmo que houve uma demissão, a não ser que você considere estrategicamente que deve compartilhar.
Mantenha-se bem
Não vá em um discurso contra seu chefe. Embora você possa ter sido demitido por motivos pessoais, é possível que você tenha sido demitido por algum motivo relacionado a outra coisa, e seu chefe também pode não estar feliz com isso. Não faça de inimigo alguém que poderia ajudá-lo a encontrar uma nova posição.
Pergunte por que você foi demitido. Muitas vezes você não vai conseguir a verdade, mas às vezes você vai. Depois de sair do escritório (de preferência sem causar uma cena), você pode ligar para colegas de trabalho em quem confia para ver se mais alguém pode lhe dar uma resposta também. Não pergunte no escritório — as pessoas que podem estar dispostas a compartilhar a verdade com você em particular podem não querer fazê-lo em público.
Como falar com a família

Uma das dificuldades de quem ficou desempregado é levar este assunto para a sua família. Isso pode ser uma dificuldades maior ainda se vocês estiverem passando por alguns momentos críticos de sua convivência e é fundamental ter o cuidado para que ao invés de se abalarem, poderem ficar unidos neste momento de desafios.
Vamos ver alguns itens juntos:
- Seu emprego era o único sustento: quando o seu emprego é o único sustento da família a conversa se torna mais difícil para todos, pois um momento de desespero pode vir sobre todos e não é isso o que uma demissão significa. O peso e a culpa podem tomar conta de você, e o desespero pode atingir a todos. Como lidar com isso?
- Não havia reserva para este momento: mesmo que tudo fique bem, você notou que não havia feito um fundo de reserva para este momento e isso irá comprometer a qualidade de vida de todos. Como então pagar as contas para que possam manter este padrão?
- A família não estava preparada: a família pode não estar preparada para esta situação e ficar emocionalmente abalada. A depressão pode tomar conta de todos nestas situações e o fato de que ficou desempregado irá trazer insegurança a todos. O que fazer nestas situações?
- A família me vê como fracassado: você sente que a sua família não se importou com o fato de que ficou desempregado, mas colocou sobre você um fardo do fracasso e culpa. Pelos seus olhos, você tem sentido uma falta de apoio neste momento e que sua família parece não ter se importado realmente com sua dor.
Como lidar com isso?
- Seu emprego era o único sustento: nestes casos é preciso identificar outras oportunidades em outras áreas e serviços autônomos que possam trazer uma renda extra até que tenha outro emprego ou que outra pessoa da família consiga também um emprego ou serviço extra. Todos precisam se ajudar nesta hora, é claro, com as devidas proporções de cada um.
- Não havia reserva para este momento: semelhante da forma que conversamos acima, é preciso procurar uma nova renda para poder completar o que é preciso ou apenas auxiliar um pouco mais nesta questão. Se estiver empregado neste momento de leitura, procure reservar um percentual de seu salário para estas eventualidades.
- A família não estava preparada: para uma família que já está formada há algum tempo, este tipo de situação não é novo, acredite. Muitas pessoas passam por isso e é preciso união, paciência e cuidados com todos nesta hora e certificar-se que todos tenham compreendido que irão sair desta situação.
- A família me vê como fracassado: esta é a sua visão, mas talvez não seja realmente como pensa neste momento de dor e confusão que pode estar passando. É preciso refletir de outro modo, não haver julgamentos e fazer a sua parte na questão preparo e busca de outro emprego. Cuide do seu coração, seja mais positivo possível e tenha certeza que isso é apenas um momento e não define quem você é na realidade.
Como conversamos acima, o fato de que ficou desempregado é apenas um momento de sua vida e não é preciso tomar medidas desesperadas ou algo semelhante. É um momento de concentração, foco e compreender que isso não define a sua vida e nem quem é você.
Levante a sua cabeça, pense somente naquilo que vai importar para ter um novo e melhor emprego, assim como se preparar para o mercado, entrevistas e conhecer novas empresas. Se ficou desempregado, siga adiante, pois você está acima deste momento.
Organize a papelada
A sair da empresa, ocupe-se em fazer toda papelada a respeito da sua demissão. Veja os direitos que possuía quando foi demitido, verifique o que precisa fazer, as baixar que precisa dar e se apresse, com toda sabedoria, para começar uma nova jornada.
Não deixe que o “fui demitido” tome conta de você. Seja mais rápido que isso.
O que fazer?
Agora que você está preparado, com a mente mais saudável, vamos ver algumas dicas fundamentais para conseguir um novo emprego, da forma mais breve possível, pois é isso que seu coração mais deseja no momento, não é mesmo?
- Atualize e organize seu currículo. Este é o primeiro ponto que deve fazer, pois com isso, você se sentirá muito melhor e mais seguro para procurar um emprego. ATENÇÃO: não é preciso atualizar com os novos dados, mas também organizar o seu currículo para o novo formato, mais enxuto, com dados reais.
- No currículo, insira a parte OBJETIVOS com apenas o cargo que deseja, como por exemplo: “Trabalhar na área de vendas”, e nada daquele discurso chato que ninguém lê, acredite…
- Se prepare para entrevistas. Reserve um dinheiro para passagens ou gasolina para ir às entrevistas, reserve uma roupa mais discreta, estude o que deve falar, estude as empresas às quais visitará e melhore seu vocabulário.
- Faça cursos. Aproveite este momento para estudar, quer seja presencialmente ou EAD, desde que consiga os certificados para comprovação. Faça especialmente os que são da sua área de atuação. Isso fará uma diferença enorme em seu currículo e na sua entrevista. Faça questão de mostrar que você está se mantendo atualizado.
- Procure amigos da área. Entrando em contato com amigos da sua área, com ex-colegas e até mesmo entrar na rede Linkedin (OBRIGATÓRIO), onde poderá fazer vários contatos com empresas e recursos humanos das mesmas.
Bem, parecem itens simples, não é mesmo? Ao invés de pensar em “fui demitido”, existem formas simples de conseguir um novo emprego. Veja o nosso artigo sobre o assunto.
E sim, exatamente por serem simples que poucas pessoas o fazem, e você poderá ser diferenciado na colocação no mercado, entende desta forma?
Fui demitido: Outras soluções interessantes
Se “fui demitido”, nada pode me segurar para ver outras opções e oportunidades no trabalho!
Se “fiquei desempregado”, ao ver uma porta fechada, procurei novas portas para mim.
vejamos outras oportunidades.
Autônomo: trabalhar como autônomo é uma ótima opção em alguns casos, pois um AUTÔNOMO, dependendo da área, às vezes tem mais segurança financeira do que profissionais de outras áreas. Obviamente não falo apenas de Uber, mas também outras áreas que talvez você tenha muito talento ou que tenha condições de pagar um curso:
- Representante comercial
- Freelances
- Assessor da sua área
- Consultor da sua área
- Loja digital
- Afiliado digital
- Fotógrafo
- Dar aulas
- Montar um negócio próprio
- Cerimonialista
- Motorista de aplicativo
Negócio próprio

Se fui demitido, existe sempre a opção de tentar realizar o sonho de ter seu próprio negócio.
Abrir um negócio próprio é fantástico, eu particularmente gosto muito, e apesar de exigir muito preparo e estudar muito, é sempre uma opção válida. Mas não é difícil, só precisa mesmo estudar e se apoiar em casos que deram certo, além de ter ajudas de profissionais como do Sebrae da sua cidade.
Bem, que bacana tudo isso, não? Tenho certeza que você deve ter gostado tanto de ler quanto eu gostei de escrever, pois em muitos momentos eu pude me enxergar nestas situações e ver o quanto elas ficaram no passado, assim como ficarão para você.
“Fui demitido” será um marco em sua vida, onde lembrará do quanto pode aprender nesta fase.
Tudo pode ser assustador, mas acontece com frequência
Pode haver um milhão de razões para perder seu emprego: qualquer coisa, desde uma violação de um código obscuro da empresa até o café na rua preparando uma xícara de café ruim para seu chefe naquela manhã.
Independentemente do motivo, você precisa procurar os aspectos positivos em sua situação e fazer o possível para seguir em frente com sua vida. A boa notícia é que hoje em dia há tantas demissões que os empregadores estão acostumados a ouvir que as pessoas foram demitidas. Está tudo em como você embala e se apresenta – e seu próximo trabalho pode ser muito melhor que o anterior.
Fui demitido – Conclusão
Apenas lembre de ser grato quando passar tudo isso, toda esta fase de “fui demitido”. Lembre das pessoas que estão desempregadas para ajudá-las no futuro, para não julgá-las e, desta forma, terá um futuro maravilhoso pela frente…já estou vendo isso!
Lembre-se também que por mais difícil que possa parece esta situação para você, ainda é possível passar por acontecimentos maravilhosos de vitória em sua vida. Pequenos milagres acontecem à alguém como você e eu. Não pode definir a sua vida de sucesso por uma perda de emprego. Em alguns casos é até um impulsionamento para algo melhor.
Quantas pessoas foram demitidas do seu trabalho e montaram um negócio próprio de sucesso, não é mesmo?
O seu nome não é desemprego, o seu nome não é fracasso, o seu nome não são dívidas acumuladas, mas o seu nome é “volta por cima”, é “olhar adiante” e não deixar que um estado momentâneo defina você. Consegue entender desta forma? Sei que não é fácil este estágio da vida, pois muitas vezes estamos sem forças, mais velhos e até sem muita perspectiva de um lugar e salário maior para que tenhamos mais dignidade, mas com foco e persistência, as coisas pode melhorar realmente.
Acredite, tome todas as providências necessárias que precisa, não se deixe abater e faça da nova situação algo melhor ainda na sua vida. Procure não se queixar, seja a força que sua família tanto precisa e não permita que a frase “fiquei desempregado” reja os seus caminhos! Você melhor do que ninguém sabe o seu potencial!
E agora, lembre-se de deixar seu comentário aqui embaixo pra gente, é muito importante.