Liderança e ansiedade é um momento de risco para sua saúde. É preciso cuidar de si mesmo e lidar com a ansiedade. Como vencer e superar?
Vamos pensar agora que em 30 minutos o líder terá uma reunião às pressas, que existem 5 decisões que dependem só dele e ao mesmo tempo uma cobrança enorme via whatsapp para obter respostas sobre diversos assuntos que só ele poderá resolver.
Além disso, a preocupação com seu emprego, o bem estar da sua família e uma crise financeira se aproximando, trazem uma carga de ansiedade muito grande sobre a liderança. Como então trabalhar com liderança e ansiedade?
- Como liderar em um mundo repleto de ansiedade?
- Qual é a diferença entre estresse e ansiedade?
- O que pode gerar ansiedade
- Como saber a diferença entre o provável e o real?
- Como ter o controle da situação na ansiedade?
- Qual é o papel dos líderes na redução do estresse de seus funcionários?
- Como liderar sem estresse?
- Delegar é libertador
- Estipular o que é urgência e prioridade
- O líder precisa cuidar de si mesmo: Como lidar com a ansiedade?
- Você tem ansiedade? Teste gratuito
Como liderar em um mundo repleto de ansiedade?
“Olha a ansiedade afetando”

O mundo atual faz cada um se perguntar como lidar com a ansiedade ao viver em um mundo repleto dela, com tecnologias que às vezes mais parece que encarceram as mentes do que as auxilia, não é mesmo?
O questão na verdade não se trata das tecnologias, da pressa que existe atualmente, mas de como cada um lida com isso! Liderança e ansiedade não precisam caminhar juntas…
Liderança e ansiedade é uma combinação que tem tudo para ser algo ruim se o líder não souber como dirigir os passos de forma correta e não cuidar da saúde. Aliás, cuidar de si mesmo é o primeiro mandamento de quem deseja ser um ótimo líder. O poder de controlar a ansiedade nas tomadas de decisão fará o diferencial na carreira desta liderança.
Qual é a diferença entre estresse e ansiedade?
Para entendermos melhor a nossa conversa, vamos separar dois termos que são diferentes entre sim, apesar de muitas vezes caminharem juntos:
O que é estresse: estresse é uma exaustão física ou emocional gerada por pressão ou cansaço, devido a forte rotina sofrida por algum processo, que pode ser familiar e até mesmo do ambiente de trabalho. Em alguns casos a solução pode ser mais simples como trocar uma rotina, em outros momentos é preciso rever todo o entendimento de vida para encontrar as reais dificuldades para conseguir descansar a mente e o corpo de forma devida.
O estresse também pode fazer com que o gestor tenha que lidar com a ansiedade.
O que é ansiedade: ansiedade é a condição emocional da pessoa aonde se eleva muito a preocupação com acontecimentos reais ou irreais. Nem sempre é uma doença, podendo ser por algo bom como uma promoção, todavia advém da incapacidade de controle da situação.
A ansiedade também pode ser tratada por profissionais como psicólogos, psiquiatras, que darão todo auxílio necessário para que se consiga sair desta condição.
Sabendo dessa diferença, a liderança e ansiedade poderão ser melhor trabalhadas conforme ela se acomoda na rotina do gestor.
O que pode gerar ansiedade
A ansiedade pode ser gerada por inúmeros motivos reais ou irreais, consegue entender isso? Às vezes alguns medos acometem o líder de tal forma que nem ele mesmo sabe de onde isso vem ou os motivos de estar com este sentimento.
Em alguns momentos a liderança e ansiedade podem ser tão avassaladoras juntas que somente com auxílio de bons terapeutas e psiquiatras o líder conseguirá sair deste processo, se tornando uma doença real.
É claro que é preciso notar os sintomas bem antes de chegar a este ponto tão elevado de ansiedade, que chega a afetar a saúde. Se o líder não consegue encontrar alívio para ansiedades através do seu próprio entendimento e rotinas saudáveis, é preciso auxílio externo.
Na realidade, penso que o acompanhamento de um líder por bons mentores ou terapeutas são incentivados.
Vejamos alguns itens que geram ansiedade:
- Receio de não atingir resultados
- Medo de perder o emprego
- Problema biológico real
- Ambiente estressante
- Necessidade de tempo com a família
- Aspirações muito elevadas
- Não saber delegar
Como saber a diferença entre o provável e o real?
Talvez um dos melhores exercícios trabalhar a liderança e ansiedade é formular a seguinte questão: “O que é provável que aconteça e o que é realidade?”.
Fazendo este exercício, o líder poderá definir alguns ótimos critérios para sua ansiedade:
- O que estou sentindo tem algum motivo provável?
- O que estou sentindo não tem fundamentos?
Caso seja o primeiro item, um motivo provável, é necessário verificar como se poderia trazer uma solução para a questão apresentada. um exemplo é ter um problema financeiro e definir como ajustar as finanças, com prazos e ações bem definidas.
A ansiedade provável pode ser administrada e encontrar processos e rotinas para se trabalhar da melhor forma.
Caso seja o segundo item, motivos sem fundamentos, pode-se compreender que são receios com base em alguma situação, ambiente e até mesmo sintomas de estresse e trauma. De qualquer forma, vamos conversar sobre várias dicas para conseguir sair desta condição, até mesmo encorajar o líder a buscar ajuda externa se entender que é necessário.
Esta necessidade nem sempre parte diretamente da própria pessoa, mas muitas vezes ouvindo familiares e até amigos próximos. Isso ajudará muito a lidar com a ansiedade.
Como ter o controle da situação na ansiedade?
O normal da condição humana é o desejo de termos o controle de todas as situações que passamos, é algo muito comum realmente. Obter controle de situações em que já se sabe a resposta e o caminho a seguir, realmente não é um problema e nem faz de alguém uma pessoa ser controladora.
O controle da situação é algo saudável e ajuda a ter mais segurança nas decisões com gestor. Ao contrário, não ter o controle da situação também deve ser algo suave, por mais difícil que seja.
Para controlar uma situação no trabalho, é preciso informações e ser capacitado para agir sobre os assuntos propostos. Estar preparado é uma vantagem enorme para o líder, sem dúvida alguma. Além disso, é preciso ter boas rotinas e saber delegar tarefas para que não se sobrecarregue.
Todavia, no caso de não saber o que fazer em muitos momentos não deveria ser algo ruim, não é mesmo? É preciso lidar com a ansiedade mesmo em momentos em que se pareçam perdidos.
Na realidade, compreender que não se tem controle nem sobre o vento, já deveria ajudar a trabalhar bem o assunto de liderança e ansiedade. Sim, são poucas coisas que cada pessoa pode dizer que possui o controle.
Sendo assim, não se deve ficar preocupado nem ansioso por coisa alguma. Claro, é dever de todos fazerem um bom planejamento sobre tudo que é possível, mas em momentos sem respostas, não se deve deixar o desespero tomar conta. Pare, reflita, estude, peça auxílio…
Qual é o papel dos líderes na redução do estresse de seus funcionários?

O gestor deve pensar muitas vezes como liderar com a ansiedade ao ter tantas rotinas e processos acontecendo ao mesmo tempo, não é isso? Sim, lidar com tantos processos que demandam várias tomadas de decisões em um curto espaço de tempo talvez seja o maior motivo desta ansiedade.
Imagine sua rotina diária e pense em quantas solicitações familiares e de amigos você recebe em algumas horas vindas pelo seu celular, consegue lembrar?
Em uma empresa é da mesma forma! O colaborador está precisando do líder para obter respostas às suas demandas e, por si só, gera muitas outras demandas para seus gestores, é um fluxo natural, todavia poderia ser melhor filtrado dependendo da capacidade de gestão do líder.
O colaborador precisa de um líder que:
- Não toma decisões apressadas
- Seja ágil
- Seja seguro nas suas respostas
- Saiba o que está sendo solicitado
- Tenha foco
- Tenha uma comunicação não agressiva
Além destes itens podíamos listar vários outros, como a necessidade que os colaboradores possuem de ter um líder como exemplo.
No entanto, somente com os exemplos acima já podemos ter uma noção da dependência natural de um colaborador para o seu gestor. Não é de se admirar que liderança e ansiedade muitas vezes caminhem juntas.
Como liderar sem estresse?

Liderar sem estresse pode ser difícil, mas existem várias rotinas que podem ensinar um bom gestor a lidar com a ansiedade de maneira bem satisfatória.
Na realidade, liderança e ansiedade não precisam caminhar juntas, pois existem muitas ferramentas ótimas para o gestor utilizar com sucesso enquanto estiver em seu cargo. Liderar sem ansiedade é possível, viver sem ansiedade também é possível à medida que haja libertação dos medos e aceitação que não se pode ter controle de tudo…e isso não é ruim.
Vamos conhecer uma ferramenta poderosa para o líder!
Delegar é libertador
Delegar tarefas é libertador para qualquer gestor. Quando o líder aprender que delegar tarefas é uma fonte de sucesso para si, o seu caminho começa a ficar mais suave e com melhores resultados, acredite! Isso ajudará muito a lidar com a ansiedade.
Ao delegar tarefas também é preciso entender que deve haver compromisso com os resultados. Delegar não é desapegar. Ao delegar tarefas o gestor aprender a lidar com a ansiedade de uma forma bem mais natural e com sucesso.
Ao falarmos sobre liderança e ansiedade, vamos então ver alguns benefícios que a delegação de tarefas traz:
- Gestor tem mais tempo de gerenciar novas tarefas
- O gestor aprende formar novas lideranças
- O estresse diminui em toda equipe
- O líder tem mais informações para tomar boas decisões
Além destes fatos, o líder poderá formar novas lideranças que irão expandir suas ideias e auxiliar diretamente grupos menores para obterem melhores resultados.
Estipular o que é urgência e prioridade
A ansiedade afetando a liderança não é novidade realmente, e bons líderes sabem que é preciso separar o que é urgência do que é prioridade. Isso é bom não apenas para o líder como também para os funcionários aliviarem suas cargas de trabalho.
Sendo assim, qual é o papel dos líderes na redução do estresse de seus funcionários? O papel da liderança é fundamental para que isso ocorra, pois será ela que dará as orientações e capacitações necessárias para cada função.
Definir o que é urgência e prioridades da equipe ajudará entender melhor os prazos de cada tarefas, diminuindo a ansiedade de todos quanto a isso. Aliás, definir prazos por si só já auxilia nesta questão!
O líder precisa cuidar de si mesmo: Como lidar com a ansiedade?

Após conversarmos até aqui sobre a liderança e ansiedade, falaremos um pouco sobre como o líder pode encontrar rotinas que o auxiliem nisso (Itens como delegar tarefas e formação de outros líderes já mencionamos acima).
- Criar uma rotina de trabalho: ter uma rotina de trabalho com horários definidos para atender seus colaboradores e sua demanda é fundamental, nem que o trabalho vá até mais tarde. Saber a hora de iniciar e encerrar já auxilia muito a lidar com a ansiedade e deixar o líder sem estresse.
- Se alimentar melhor: alimentos como alface e maracujá auxiliam as pessoas a lidar com a ansiedade devido ao efeito calmante de possuem. No site do conhecido Hospital Sírio Libanês, podemos ver uma lista ótima sobre esse tipo de alimento.
- Ter um Hobby: vários líderes possuem um compromisso sério com seu hobby, sabia disso? O importante é que possa fazer algo bem diferente da sua rotina de trabalho e algo que tenha prazer. Montar quebra-cabeças com milhares de peças ou jogar xadrez são hobby a se pensar.
- Criar rotinas familiares: caso o líder tenha família consigo, é importante dar atenção à família e manter rotinas de saídas juntos, acompanhamento dos filhos se for o caso e passar tempo de qualidade juntos. Além de tirar o foco do trabalho, também auxiliará muito ao saber do dever cumprido com as pessoas que ama, e está fazendo o que é necessário para terem a sua presença.
- Criar rotina para o sono: a falta do sono é um grande indicativo que sua saúde não está bem. Ter rotinas para um bom sono como parar de usar telas por 1 hora antes de ir para a cama é algo muito bom para se fazer. Diminuir não só a quantidade de telas, mas ter horário para dormir, para acordar e também melhorar o horário das refeições.
- Refeições em horários fixos: ter horários fixos para as refeições ajuda manter hábitos que trazem mais segurança para a rotina dos líderes. Aliás, o fato de ter rotinas por si só é algo muito bom.
Existem outras dicas e orientações para lidar com a ansiedade, como procurar auxílio externo de profissionais da saúde, e isso não deve envergonhar nenhum líder, sendo algo bem comum e necessário em muitos casos, todavia, conseguindo realizar bem estas, o líder já terá muito sucesso.
Bem, chegamos ao final deste artigo e espero que tenha auxiliado muito mesmo você. Sei que não é fácil trabalhar contra a ansiedade, mas mudanças que vêm de dentro de nós nem sempre são fáceis, não é mesmo?
Deixe seu comentário aqui e será um prazer te ouvir.
Você tem ansiedade? Teste gratuito
Aproveite e teste agora sobre qual é o seu nível de ansiedade, gratuito, sem precisar de cadastro ou qualquer outra coisa. Basta apenas iniciar o teste abaixo e obter os resultados.
PS. Este é apenas um teste simples, sem a pretensão de definir você profissionalmente e nem servirá para um laudo de saúde. Para isso, deve-se procurar um profissional como um Psicólogo, Psiquiatra ou profissionais legalmente aptos para te auxiliar.