Liderança e gestão de pessoas são assuntos separados, você sabia disso? Mas calma, pois eles devem andar bem juntos. Vamos conversar mais.
É muito comum também que algumas pessoas confundam o gestor como chefe, pois as diferenças entre chefe e líder são grandes, no entanto, gestor é algo totalmente diferente, não se tratando de um cargo ou hierarquia, mas sim, de alguém que gera e mantém os processos em uma organização.
- Liderança e Gestão
- Todo Líder é Gestor?
- O que é liderança e gestão de pessoas
- O que é liderança e gestão de equipes?
- Qual é a importância de equipes de trabalho?
- Qual o papel da liderança na gestão?
- Qual a diferença entre liderança e gestão de pessoas
- O que diferencia a gestão em uma liderança participativa?
Liderança e Gestão
Em primeiro lugar, liderança é a capacidade de influenciar pessoas à cumprir determinados objetivos, enquanto gestão é a capacidade de administração e criação de processos que trilha o caminha dos objetivos. Segundo o dicionário Michaelis, gestão é o ato de “gerir ou administrar”.
Liderança e gestão são dois itens separados, diferentes, porém, complementares!
Fazer a gestão de pessoas não é uma tarefa fácil, pois são necessários vários processos e cuidar para que cada um deles funcione muito bem, e vão desde Folha de Pagamentos ao Engajamento da Equipe.
Uma ferramenta na gestão de pessoas como o People Analytics poderá auxiliar muito o líder e o gestor em suas estratégias
Todo Líder é Gestor?
Esta é uma das confusões que existem, é afirmo que é muito comum, não se preocupe pensando que é a única pessoa que pensa sobre o assunto.
É realmente normal que vejamos os líderes das equipes como gestores da empresa, mas como já explicamos no início, o líder é o motivador e o visionário na organização, nem sempre sabendo ser organizado e com objetivos e processos claros de como alcançar a sua visão. E é aí que entra o gestor ou gestão da empresa.
A gestão da empresa é que cria e produz todos os processos e caminhos necessários para alcançarem a visão do líder, juntamente com ele e sua equipe. Em alguns casos, o líder é ou se torna um bom gestor, o que é maravilhoso também, e aconselhável.
Também é preciso lembrar que em uma organização não temos apenas um líder ou um gestor, mas sim, alguns líderes e vários gestores que caminham juntos na liderança e gestão de pessoas.
O que é liderança e gestão de pessoas

Sobre liderança e gestão, Robbins, temos muitos fatores que fazem a diferença entre liderança e gestão de pessoas. Vejamos algumas competências do gestor:
- Planejar: planejar os processos de como alcançar a visão lançada pelo líder
- Organizar: organizar os objetivos a serem alcançados no planejamento
- Controlar: efetuar o controle sobre os processos para que os objetivos sejam cumpridos.
Além disso, vemos outras características fundamentais para um bom gestor:
- Transparência: manter as pessoas informadas sobre os processos, não deixa margem de dúvidas quanto às decisões tomadas. Explique as razões, colocar os problemas e permitir participações relevantes.
- Ser justo: procurar critérios tangíveis, estabelecer direções e consequências de estar de acordo com normas da empresa ou não. Isto auxilia muito na liderança e gestão de pessoas.
- Cultura mais humana: gestão mais humana se permite errar, partilhar erros e acertos, produzindo mais engajamento de todos.
- Franqueza: a verdade é ponto fundamental em qualquer relacionamento, especialmente nas organizações. O respeito e confiança mútuos produz a força da marca no mercado e na equipe.
- Cumpra suas promessas: cumprir promessas gera confiança e apoio na liderança e gestão de pessoas. Sem este apoio, até sua produtividade está comprometida.
O que é liderança e gestão de equipes?
A liderança e gestão de equipes é o ato de engajar pessoas ao mesmo tempo que gera processos para alcançar os objetivos da visão posta em desafio.
Toda empresa precisa ter um líder e um gestor forte para que sua equipe os siga em direção à sua visão de sucesso. Liderança é fazer com que as pessoas entendam e acreditem em sua visão e trabalhem com você para alcançar seus objetivos, enquanto gerenciar é mais sobre administrar e garantir que as rotinas estejam acontecendo como deveriam.
A preocupação do líder com atitudes para o sucesso da equipe é constante, todavia, é o gestor que o auxiliará a entender os passos a serem desenvolvidos neste momento.
Muitas empresas até oferecem curso de gestão e liderança gratuito para que possa descobrir novos talentos e melhorar seu crescimento no mercado.
Além disso, o gestor e líder precisam lidar com os pequenos conflitos de equipe, com relacionamento no trabalho, incentivar o voluntariado promovido pela própria empresa, entre outros de suas rotinas internas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Qual é a importância de equipes de trabalho?
As equipes de trabalho são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa ou pequenos grupo. Aliás, você pode ter um pequeno grupo ao mesmo tempo que não tem ainda uma equipe, sabia disso? Nem sempre o fato de pessoas estarem juntas faz delas uma equipe de trabalho. Vamos ver alguns itens que fazem um grupo se tornar uma equipe:
- Coesão: a coesão é a harmonia entre as pessoas do mesmo grupo. Havendo esta harmonia entre todos, já podemos dizer que temos o início de uma equipe de trabalho. O fato de conseguirem estar juntos e de forma a soarem bem as vozes e trabalhos um do outro já é fator fantástico para se obter uma boa equipe.
- Mesma visão: um grupo com a mesma visão é uma equipe que tem os mesmos valores e compartilha da mesma visão de futuro e como chegar à este futuro é muito bom. Isso faz parte de uma harmonia e também de uma boa liderança que soube passar estes valores.
- Tarefas complementares: as tarefas em uma equipe devem ser complementares, isto é, cada pessoa desempenhará seu papel de forma diferenciada para que ao final de tudo, os processos realizados de forma separada, se juntem e montem um fantástico quebra-cabeças.
- Mesmos objetivos: os objetivos da equipe devem ser os mesmos. Todos devem se unir em torno de alcançar os objetivos comuns que foi passado à equipe. Os objetivos visam alcançar uma meta global, com ações bem definidas para cada membro da equipe.
- Participação: a participação de todos deve ser intensa, em todas as áreas possíveis, pois isso denota o interesse e motivação de todo grupo para obter o maior número de acertos possíveis e minimizar as falhas. Quando se pensa e executa com mais pessoas auxiliando nos processos, maior as chances de acerto, pois são várias frentes e conhecimentos juntos para o mesmo objetivo.
- Compartilhamento: o compartilhar de informações e conhecimentos são fundamentais para a equipe. Uma pessoa que retém o conhecimento não faz parte do trabalho em equipe, e isso não tem sentido realmente, sendo assim, o líder e gestor devem criar meios, em especial tecnológicos, para que todos possam compartilhar seus conhecimentos ou usá-los de referências entre todo grupo.
- Mesma liderança: uma equipe está debaixo da mesma liderança. Quando muitos líderes acabam se levantando dentro de uma mesma equipe, se não for bem organizado e empoderado, poderão surgir conflitos enorme entre todos e dividir o grupo, reduzindo muito sua motivação e produtividade.
- Respeito mútuo: ter respeitos uns pelos outros, pelos trabalhos uns dos outros, é fundamental para manter a união da equipe. Cuidar para que não exista no grupo uma linguagem não agressiva, que haja cuidados com os sentimentos de todos e não permitir a opressão, é algo que traz muita produtividade e motivação.
- Confiança nos outros: confiar uns no trabalho dos outros ajuda a aumentar o foco em seu próprio serviço. O gestor deve capacitar todos para que saibam fazer suas tarefas de maneira individuais para evitar interrupções coletivas, todavia isso acontece em alguns momentos no formato de opiniões e sugestões entre os membros da equipe, o que é extremamente saudável.
- Aprender delegar: o fato de todos aprenderem a delegar e receber incumbências de delegações é fantástico, pois mostra o quanto a equipe consegue entender sua posição, aceitar desafios e cumprir suas tarefas.
- Oferecer e receber feedback: O processo de dar e receber feedback oferece ao gestor uma forma de trabalhar os pontos fortes de sua equipe, fortalecendo-os ainda mais e trabalhar para que os pontos fracos sejam melhor ajustados para cada um. Receber feedback também é algo muito importante para que o líder consiga obter informações sobre sua liderança, alinhamento da visão e estratégia da equipe como um todo.
Qual o papel da liderança na gestão?
A esta altura do artigo eu tenho certeza absoluta que você já sabe qual o papel da liderança e gestão de pessoas, não é mesmo? Vamos colocar apenas mais quatro itens que precisamos descrever para você:
- Treinamento liderança e gestão de pessoas: é preciso fornecer treinamento adequado para que todos da equipe consigam alcançar o que se pede referente aos objetivos a serem alcançados.
- Capacitar novos líderes: para fazer a gestão conforme deve ser, é preciso também formar e capacitar novos líderes para motivarem e cuidarem das novas equipes criadas pelo crescimento da empresa.
- Motivação: a motivação é um dos pontos fundamentais da liderança e gestão de pessoas. Liderar sem motivar não é liderar.
- Delegar tarefas: o ato de delegação de tarefas é o ato de capacitar pessoas da equipe a mostrarem seus talentos, se motivarem e descobrir novos líderes. Saber delegar tarefas é essencial para um líder e sua saúde.
Talvez até mesmo você ache algumas informações redundantes, mas peço que procure ter um entendimento cada vez mais amplo sobre estas questões de liderança, pois são muito sutis e fundamentais para o grupo.
Qual a diferença entre liderança e gestão de pessoas

Já abordamos em nosso site um artigo exclusivo sobre a diferença entre chefe e líder, mas agora, veremos a diferença entre liderança e gestão de pessoas, que pode parecer um sinônimo, porém, neste caso ambos são complementares, mesmo que diferentes.
Entre chefe e líder, ou você age de uma determinada forma ou de outra.
A diferença entre liderança e gestão:
- Enquanto os gestores estabelecem a estrutura e delegam autoridade e responsabilidade, os líderes fornecem direção desenvolvendo a visão organizacional e comunicando-a aos funcionários e inspirando-os a alcançá-la.
- Enquanto a gestão inclui o foco no planejamento, organização, pessoal, direção e controle; a liderança é principalmente uma parte da função de direção da administração. Os líderes se concentram em ouvir, construir relacionamentos, trabalhar em equipe, inspirar, motivar e persuadir os seguidores.
- Enquanto um líder obtém sua autoridade de seus seguidores, um gerente obtém sua autoridade em virtude de sua posição na organização.
- Enquanto os gerentes seguem as políticas e procedimentos da organização, os líderes seguem seu próprio instinto. Bem treinados, ambos aprendem a conviver dentro dos mesmos processos.
- A gestão é mais ciência, pois os gerentes são exatos, planejados, padronizados, lógicos e mais inteligentes. A liderança, por outro lado, é uma arte. Em uma organização, se os gerentes são necessários, então os líderes são uma obrigação/essencial.
- Enquanto a gestão trata da dimensão técnica de uma organização ou do conteúdo do trabalho; liderança lida com o aspecto das pessoas em uma organização.
- Enquanto a gestão mede/avalia as pessoas pelo nome, registros passados, desempenho atual; a liderança vê e avalia os indivíduos como tendo potencial para coisas que não podem ser mensuradas, ou seja, lida com o futuro e o desempenho das pessoas se seu potencial for totalmente extraído.
- Se a gestão é reativa, a liderança é proativa.
- A gestão baseia-se mais na comunicação escrita, enquanto a liderança baseia-se mais na comunicação verbal e gestual.
O que diferencia a gestão em uma liderança participativa?
A liderança e gestão de pessoas num modelo participativo diz respeito ao formato como de dá o processo de decisão.
Neste modelo, as propostas de decisões são lançadas de forma transparente e honesta pelos gestores e líderes e, com o apoio de toda equipe, chegam há um consenso sobre qual o melhor caminho a ser tomado. Os funcionários da empresa auxiliam neste processo pela sua importância de contato direto com os clientes e o próprio mercado.
Neste processo, a criatividade e inovação chegam ao auge do intelecto orgânico da organização, e não preciso dizer o quanto isso é importante, não é mesmo?
Conclusão
Bem, chegamos ao final deste artigo e espero que tenha gostado bastante, especialmente pela diferença entre liderança e gestão de pessoas, que são complementares e não brigam entre si.
Por favor, deixe seu comentário, pois gostamos muito de crescer e aprender com você, nosso leitor!