As redes sociais são espaços na internet onde pessoas podem se encontrar. Essas redes podem ser por afinidade de temas ou redes gerais, onde é possível criar grupos e, assim, gerar afinidades e redes de contato.
Algumas redes possuem fins específicos, como trabalho e contatos profissionais; outras são mais utilizadas para notícias e informações curtas; e outras ainda são para troca de imagens, amenidades do dia a dia e até protestos.
Neste artigo, vamos mostrar as 10 maiores redes sociais do mundo e alguns bônus de redes sociais fundadas por brasileiros. Leia mais e conheça um mundo mais conectado através dessas ferramentas.
O que veremos neste artigo
O que é uma rede social?
Uma rede social é uma plataforma online projetada para facilitar a comunicação, conexão e compartilhamento de conteúdo entre usuários.
Ela permite criar perfis pessoais ou profissionais, postar atualizações, fotos e vídeos, e interagir com outros através de comentários, curtidas e mensagens.
10 maiores redes sociais do mundo
Agora que temos uma definição clara de redes sociais, vamos explorar as maiores plataformas globais, considerando dois critérios essenciais: o número de usuários ativos e seu impacto social em nosso cotidiano.
Primeiramente, vamos começar com o grandioso Facebook que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004. Quando o negócio ficou mais maduro, o Facebook expandiu e se tornou uma febre a partir de 2009.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Facebook conta com mais de 2.96 bilhões de usuários ativos na plataforma.
A rede social foi criada por Mark Zuckerberg, o brasileiro Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
Youtube
O Youtube é sim uma rede social, focada no consumo de conteúdo e criação de conteúdo dos mais variados tipos.
Você pode encontrar aulas, vídeos engraçados, músicas de artistas, vlogs, documentários, entrevistas e muito mais.
O lançamento da plataforma foi em 14 de fevereiro de 2005, mas a plataforma realmente ganhou força a partir de 2006, quando o Google comprou o Youtube.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Youtube conta com mais de 2.51 bilhões de usuários ativos na plataforma.
A plataforma foi criada por Jawed Karim, Steve Chen e por Chad Hurley.
O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens, ou seja, é uma rede social focada na interação dos usuários pelo mensageiro.
Se tornou a principal ferramenta para conversas entre amigos, familiares e até mesmo para equipes em empresas.
Tanto pela facilidade quanto pela segurança e suas diversas funcionalidades.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o WhatsApp conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma.
A plataforma foi criada por Jan Koum e Brian Acton em 2009, mas ganhou força a partir de 2014 com a sua compra pelo Facebook.
O Instagram era como o facebook, focado na interação dos usuários pelas suas fotos pessoais postadas no aplicativo e o seu mensageiro.
Entretanto, isso foi mudando aos poucos e a plataforma se tornou também focada nos conteúdos postados.
O instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, em 6 de outubro de 2010 e comprado pelo Facebook em 2012.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Instagram conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma.
Tik Tok
O Tik Tok tem se tornado a rede social mais popular entre os mais jovens, tinha outro nome assim que foi fundado.
Em 2014, o Tik Tok se chamava musical.ly, mas quando foi comprado pela empresa chinesa ByteDance em 2017, os planos mudaram.
Dessa forma, em agosto de 2018 o musical.ly. se tornou o Tik Tok já com todas as funcionalidades e o algoritmo incrível que conhecemos.
O foco da rede social é o conteúdo e sua criação, assim como o Youtube, apesar de existir interação entre usuários.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Tik Tok conta com mais de 1.05 bilhões de usuários ativos na plataforma.
Mostrando que apesar do sucesso, a plataforma ainda tem um longo período até se tornar a mais popular.
Diferente das outras redes sociais, o Tik Tok não tem um fundador, mas sim foi fundado pela empresa musical.ly e agora pertence a ByteDance.
O Linkedin é uma rede social focada para profissionais, dessa forma tudo que é criado na plataforma está relacionado a trabalho.
Desde de vagas de emprego, até cursos, opiniões de profissionais e etc. O grande foco da plataforma é o networking entre usuários.
Os fundadores da rede social são Reid Hoffman, Konstantin Guericke, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Allen Blue.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Linkedin conta com mais de 900 milhões de usuários ativos na plataforma.
X (Ex-Twitter)
O Twitter é uma rede social focada no conteúdo em texto produzido pelos usuários.
Algumas pessoas hoje em dia consideram o Twitter o meio para receberem notícias e atualizações do mundo em tempo real.
Os conteúdos do Twitter geralmente são notícias, opiniões, debates e outros superficialmente informativos.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o twitter conta com mais de 556 milhões de usuários ativos na plataforma.
Os fundadores da plataforma são Jack Dorsey, Biz Stone, Evan Williams e Noah Glass.
O Pinterest é uma rede social para as pessoas compartilharem e colecionarem imagens.
Ou seja, é uma plataforma focada em conteúdo onde você pode conseguir receitas, resumo de livros e muito mais apenas por imagens.
Tudo começou em março 2010 com Ben Silbermann, Evan Sharp e Paul Sciarra, pouco a plataforma começou a ganhar mais e mais usuários.
O Pinterest funciona como um “baú de inspirações” onde você pode encontrar várias referências para várias áreas da sua vida.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Pinterest conta com mais de 445 milhões de usuários ativos na plataforma.
Snapchat
É verdade que o Snapchat não é tão popular no Brasil quanto era no passado, não é mesmo?
Entretanto, a plataforma ainda continua muito popular no resto do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
O Snapchat foi revolucionário por criar os conteúdos que se apagavam em 24 horas, os famosos snaps.
O foco da plataforma está na interação dos usuários através do compartilhamento de suas fotos e vídeos e pelo mensageiro.
A plataforma começou em 2011 com outro nome, chamado Picaboo, mas em setembro de 2011 ele foi rebatizado com Snapchat.
Seus fundadores são Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, com Evan Spiegel como CEO da rede social.
Segundo o relatório da We Are Social e do Meltwater, o Snapchat conta com mais de 635 milhões de usuários ativos na plataforma.
O Reddit é uma das redes sociais mais antigas, lançada em 2005 que se mantém bastante relevante.
Qualquer tema que você esteja buscando, provavelmente existe uma comunidade no Reddit com pessoas iguais a você.
Os fundadores da plataforma são Steve Huffman e Alexis Ohanian, que criaram o aplicativo ainda na graduação.
Segundo o relatório do DataReportal, o reddit conta com mais de 50 milhões de usuários ativos todos os dias na plataforma.
Redes sociais fundadas por brasileiros
Nesse conteúdo vamos mostrar redes sociais fundadas por brasileiros e os objetivos de cada uma que temos certeza de que você vai se surpreender.
99jobs
99jobs é uma rede social semelhante ao Linkedin onde profissionais podem buscar vagas de trabalho de acordo com sua personalidade, histórico profissional e objetivos.
Dessa forma, se tornando uma rede social muito interessante por conectar empresas e profissionais de uma maneira mais humana.
Stilingue
Stilingue foi fundada em 2010, a Stilingue é uma rede social de inteligência artificial que ajuda as empresas a monitorar e analisar conversas e sentimentos nas mídias sociais.
Colab.re
Colab.re foi uma rede social criada em 2012 que tem como objetivo conectar cidadãos, governos e empresas para solucionar problemas urbanos.
Administradores.com.br
Administradores.com.br é um site fundado em 2008, uma rede social voltada para profissionais de administração e negócios, oferecendo artigos, notícias e fóruns de discussão sobre temas relacionados à gestão empresarial.
Skoob
Skoob é uma rede social para leitores onde você como usuário pode destacar o livro que está lendo, seguir autores e amigos, definir metas de páginas e livros por ano e muito mais.
A plataforma foi criada em janeiro de 2009 por Lindenberg Moreira e segundo o wikipedia, a rede social conta com mais de 8.2 milhões de usuários.
Filmow
A Filmow é uma rede social para amantes de cinema que permite que o usuário destaque filmes que já viu ou pretende ver, seja recomendado a novos filmes e conheça outros cinéfilos.
O foco da plataforma é a interação dos usuários, para que eles expressem suas opiniões e discutam sobre os filmes.
A Filmow foi lançada em abril de 2009 por Thaís de Lima e Rogério Bonfim e segundo o wikipedia, a rede social tem 250 mil usuários.