Saiba o que é relacionamento interpessoal e pode melhorá-lo irá mudar sua vida, carreira e empresa. Vamos conversar sobre isso?
- O que é o relacionamento interpessoal?
- O que é o relacionamento intrapessoal?
- O que é relação interpessoal profissional: exemplos
- Quais são os pilares do relacionamento interpessoal?
- Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal?
- Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?
- Quais são os tipos de relacionamento interpessoal?
- Problemas de relacionamento interpessoal no trabalho
- Como ter um bom relacionamento interpessoal?
- Habilidades de relacionamento interpessoal
- Capacidade de relacionamento interpessoal
- Teste de temperamento gratuito
O que é o relacionamento interpessoal?
O relacionamento interpessoal é um termo para tentar definir a sua relação com seu próximo, podendo ser um relacionamento profissional ou pessoal. Este termo também tenta estabelecer a interação entre as pessoas e também explicar os padrões de aproximação, motivação e aceitação de uns pelos outros.
É através dela que conseguimos entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas, assim também como pode revelar como gostaríamos de ser tratados no trabalho e demais interações.
O conceito original vem dos estudos da sociologia e psicologia e, servem também como convenções estabelecidas e explicadas pela observação comum dos relacionamentos, assim como também servem de orientações para melhor convívio sobre a interação entre as pessoas.
O que é o relacionamento intrapessoal?
O relacionamento intrapessoal é um termo que define a relação de uma pessoa consigo mesma, com seu próprio corpo e mente. Pode ir mais além ainda definindo seu relacionamento com sua própria história de vida e como se conecta à isso.
Ele se resume ao seu autoconhecimento, suas emoções e também aspirações. Dependendo também do seu grau de autoconhecimento, o indivíduo conseguirá resolver cada vez mais e melhor seus próprios conflitos e dores.
O que é relação interpessoal profissional: exemplos

Sempre é bom trazermos exemplos, não é mesmo? Às vezes falamos muito sobre alguns assuntos e não conseguimos saber a sua aplicação direta, sendo assim, vamos colocar alguns itens de exemplos para habilidades de relacionamento interpessoal profissional.
- Parceria: quando se faz parcerias de trabalhos, como um pintor indicando o eletricista que trabalhou com eles para outros clientes e vice-versa. Este modelo de relacionamento interpessoal profissional é realmente saudável para ambas as partes.
- Empregador e empregado: o empregador contrata uma pessoa para trabalhar em sua empresa numa determinada função. O empregador ensina como deseja que o serviço seja realizado, quais as normas da empresa e, o funcionário cumpre suas obrigações produzindo o que se espera dele, além de trabalhar bem com a equipe em que está atuando, com bom relacionamento.
- Contratante: o contratante de um serviço solicita ao contratado para que possa entregar suas mercadorias para os restaurantes da área, todos os dias às 12:00. O contratado, chega antes deste horário, pega o que foi acordado e faz suas entregas com toda cortesia em nome do seu contratante. Os elogios advindo desta parceria farão com que se estabeleça um vínculo mais forte do que apenas um contrato, mas de confiança, prazer e alegria pelo retorno advindo. Será um relacionamento duradouro pelos benefícios à ambas às partes.
- Cliente: o cliente recebe sua mercadoria antes ou dentro do prazo, com todo o cuidado que espera e um bilhete de agradecimento, valorizando o que ele significa para a empresa. Este cliente ficará satisfeito e encantado com o atendimento, estabelecendo um vínculo de fidelidade, reciprocidade e proximidade com a marca.
- Proprietário e inquilino: o relacionamento entre o proprietário e inquilino nem sempre é dos melhores, mas funciona muito bem se ambos cumprirem o fundamental: disponibilizar um local digno e o outro pagar para morar neste local de acordo com os prazos e valores combinados.
- Colegas de trabalho: quando um colega chega ao trabalho, ele deve ser bem recebido pelos demais, é mostrado seu lugar de trabalho e também explicado os seus afazeres e processos. Isso é apenas uma parte, pois o funcionário precisa ter uma boa recepção dos seus colegas, estar seguro de si e quanto ao seu ambiente, pois isso o deixará mais tranquilo para desenvolver seus relacionamentos profissionais na empresa, como ao pedir e oferecer auxílio entre colegas da equipe.
Quais são os pilares do relacionamento interpessoal?
Você já percebeu que trabalhamos em torno de 6 à 9 horas com os mesmos colegas, ano após ano, passando mais tempo com eles do que com nossa própria família? Como isso é incrível, não é mesmo? O mais incrível é que, apesar de todo esse tempo juntos, nós não conseguimos desenvolver um relacionamento interpessoal que seja agradável e que traga uma sensação maior de pertencimento à algo.
Isso ocorre porque precisamos ajustar alguns pontos que são fundamentais na relação interpessoal e na realidade, são os pilares do relacionamento interpessoal, como:
- Proximidade: a proximidade com os colegas de trabalho e nossos líderes deve ser natural, devido ao fato de todos desejarmos o mesmo objetivo, não é mesmo? Algumas vezes colocamos a situação de não termos uma proximidade maior com os colegas devido ao fato de não se ter muito em comum, mas o que faz com que trabalhem juntos é exatamente a compreensão que ambos tem o mesmo objetivo, e isso por si só já basta.
- Engajamento: o relacionamento interpessoal gera muito engajamento de todos, exatamente quando entendem que fazem parte de um todo, que pertencem à algo maior do que suas tarefas únicas e personalizadas, fazendo com que haja uma equipe e não apenas um agrupamento de pessoas.
- Reciprocidade: mesmo estando em um ambiente de trabalho, não é preciso que ele seja hostil, não é verdade? Sendo assim, deve haver reciprocidade entre os colegas de trabalho, ao menos em compartilhar informações, acolhimento entre todos os departamentos e auxílio mútuo para que cada meta seja alcançada. Que tudo isso seja feito com cordialidade!
- Aceitação: se que isso já está sem sua mente de forma clara, mas não custa nada lembrar que seu colega é diferente de você, provavelmente desde a sua criação quando bebê quanto às escolhas que faz, como time de futebol, vertentes políticas e tantos outros fatores. Aceitar seu colega como ele é não apenas tolerá-lo, mas acolhê-lo, é próprio do bom relacionamento interpessoal. Entenda também que colegas não são escolhas próprias, mas como é bom nos colocarmos no lugar do outro e vermos como é ótimo sermos aceitos como somos, não é mesmo?
- Unidade: quando falamos de unidade, queremos dizer que é o engajamento em torno dos mesmos objetivos e metas, precisamos ter uma só voz e um só coração (parece um hino nacional) para executarmos nossas tarefas como um ótimo time realmente, e isso só se consegue através de um bom relacionamento interpessoal.
- União: boa convivência em grupo, paz, harmonia, ótima comunicação entre todos, ajuda mútua… Tudo isso é a união do grupo, sendo assim, busque isso entre todos e como líder, seja sempre o mediador imparcial para que isso sempre ocorra.
Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal?
O relacionamento interpessoal tem a sua importância no seu relacionamento com o outro, não em você mesmo, consegue compreender isso? O relacionamento interpessoal não gira em torno de você, de quem você é, dos seus desejos e escolhas, mas está também no outro ou nos outros ao seu lado.
A importância real da relação interpessoal está na sua aceitação da pessoa que trabalha com você, no acolhimento que você terá sobre ela e na sua vontade de realmente ter um bom e sincero relacionamento de trabalho.
Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?
Às vezes é preciso parar e pensar um pouco sobre como estamos desenvolvendo nossos relacionamentos, especialmente no trabalho. Não podemos nos dar ao luxo de passarmos tantas horas juntos e não termos um bom relacionamento, não faz bem para nossa saúde física e mental.
Refletir e ter um tempo de isolamento para analisar como temos desenvolvido as nossas conexões e interações é fundamental para o sucesso nos vínculos profissionais.
Ainda que sejam 10 minutos, pare para refletir somente sobre este assunto. Reflita se suas ações tem sido positivas, se suas conversas são produtivas e se o seu convívio com os demais colegas e equipe são realmente aproveitáveis. Procure ouvir o que já recebeu de feedbacks e tenha este momento para melhorar o entendimento com todos.
Quais são os tipos de relacionamento interpessoal?

Como vimos até agora, os relacionamentos tem alguns formatos e tipos que podemos explicar e padronizar, no entanto não devemos ficar presos nisso, visto que o ser humano tem muita criatividade de formar cada vez mais modelos de relacionamentos.
De qualquer forma, é importante conhecermos alguns destes modelos básicos para auxiliar nossa mente a desenvolver e melhor dividir nosso convívio com outras pessoas.
Um exemplo da importância de fazermos isso é não confundir o que é convívio em família do que é o convívio profissional. Quando misturamos estes dois modelos, certamente teremos alguns problemas sérios para nossa carreira.
O que é um relacionamento interpessoal profissional?
O relacionamento interpessoal profissional é um modelo que descreve as interações e convívios dentro do ambiente de trabalho. Compreender estes padrões no trabalho irá auxiliar muito para desenvolver uma ótima equipe, aumentar o engajamento de todos, humanizar o trabalho e consequentemente, elevar a produtividade.
O que é um relacionamento interpessoal pessoal?
Quando estamos em família e com nossos amigos mais próximos, o relacionamento entre todos tem um formato e padrões diferentes do que temos na empresa. Os limites por si só são menores e o coração fala muito mais alto do que as questões técnicas.
Melhorar cada vez mais este modelo de conexão é fundamental para que se tenha um sentido mais amplo de quem somos, de segurança e afinidade. Além disso, serve como um alicerce para nosso próprio desenvolvimento e qualidade de vida.
O que é um relacionamento interpessoal virtual?
Este é um novo modelo de relacionamento que tem se desenvolvido numa velocidade enorme. Mesmo com todas as interações que existem em redes sociais, é preciso compreender que não existe tanta intimidade como num relacionamento de convívio direto.
Além disso, é necessário um pouco de cautela com expressão de opiniões e na forma como se lê cada compartilhamento exposto por todos, assim como identificar se o que você irá compartilhar é realmente algo produtivo para todos.
Problemas de relacionamento interpessoal no trabalho
Como tudo em nossa vida, existem algumas fases do relacionamento interpessoal que podem ser notadas de forma bem clara por todos. São alguns padrões observados e, na medida que aprendemos sobre eles, podemos desenvolver melhores interações.
Fases finais
- Deterioração: antes de tudo, saiba que nem todo o relacionamento se deteriora. Alguns relacionamentos só se fortalecem ao longo do tempo, pois são mantidos por ambas as partes. No entanto, alguns destes relacionamentos passam por esta fase de deterioração. Esta fase diz respeito aos sinais que se apresentam e se encaminham para um final de interações, e que pode ser ocasionada pela perda de confiança e outros desgastes.
- Finalização: a fase de finalização é o rompimento do relacionamento de forma definitiva, o que nem sempre é bom para alguma das partes, mas deve ser tratado como algo possível e com uma transição da forma mais suave possível, evitando maiores perdas e dores.
Como ter um bom relacionamento interpessoal?

Existem várias formas e habilidades de desenvolver um bom relacionamento interpessoal positivo. Vamos ver alguns exemplos ótimos para compreender isso:
- Seja um bom ouvinte: como é bom ser um bom ouvinte, sabia disso? Sermos um líder que é referência na compreensão da equipe, estar disponível sempre que necessário, é fundamental para que a comunicação possa fluir entre todos de forma transparente e sem medos.
- Não participe de boatos na empresa: participar de boatos na empresa só corrói a equipe e destrói os objetivos como um todo. Saber coisas particulares não dá o direito de espalhar boatos sobre os outros, não é mesmo? Guarde para si o que for necessário ou trate em particular, se for o caso. Coloque-se sempre no lugar da outra pessoa.
- Aprenda a delega e confiar: como é bom quando alguém diz que pode confiar em nossa liderança! Isso nos passa a mensagem de que realmente estamos no caminho certo das nossas tarefas. Ao delegarmos tarefas aos membros de nossa equipe, também estamos dizendo o quanto são importante para a empresa e para auxiliar você como líder.
- Seja positivo nos relacionamentos: os relacionamentos devem sempre ter um tom positivo, procurando a melhor versão de cada pessoa e não ao contrário. Até mesmo os erros podem ser vistos sob esse prisma, para que todos na equipe possam aprender com a caminhada uns dos outros.
- Não julgue ninguém: não julgue as pessoas, todos temos nossos erros. Para um bom relacionamento interpessoal, é preciso ajudar a levantar os nossos colegas e não derrubá-los.
- Valorize as pequenas conquistas: compreender que os esforços realizados para conquistar cada meta é fantástico. Este é um grande impulsionador para que se tenha o desejo de continuar a conquistando cada vez mais metas e alcançar o objetivo final. Isso traz um clima de crescimento e valorização de toda a sua equipe, acredite nisso!
- Estipule e respeite os seus limites e das outras pessoas: já ouviu a frase “Tudo tem limite”, não é mesmo? Desde cedo podemos compreender que nem tudo podemos fazer ou falar, sendo assim, estipulamos limites para nós mesmos e para quem está ao nosso redor. Essa compreensão deve ser estipulada também no seu ambiente de trabalho, assim como deve aprender a respeitar os limites das outras pessoas. Dar este espaço para si mesmo e para seus colegas é fundamental para um ótimo convívio.
Habilidades de relacionamento interpessoal
Vamos ver também algumas habilidades de relacionamento interpessoal que podem ser notadas e buscadas em todas as situações. Aliás, buscar habilidades sociais é fundamental para uma carreira bem sucedida, assim como para ter uma qualidade de vida melhor, com família e amizades bem valorizadas.
- Bom humor
- Saber quando se comunicar
- Saber o quê comunicar
- Flexibilidade
- Cooperação
- Empatia
- Saber pedir desculpas
- Ser ético
- Ser gentil
Estas são apenas alguns exemplos de habilidades sociais para desenvolver e valorizar, mas você poderá ver um artigo ótimo sobre isso aqui: O que são habilidades sociais? Mais de 120 exemplos
Capacidade de relacionamento interpessoal
Que bom que pudemos ver tantas formas de relacionamento e de como estabelecê-los da melhor forma possível, não é mesmo? Realmente é fantástico aprendermos sobre a capacidade de relacionamento interpessoal e desenvolvermos isso em nossas vidas.
Nosso incentivo é para que você seja a melhor versão de si mesmo em seu trabalho e demais relacionamentos, sendo um ótimo exemplo para que outras pessoas possam se inspirar e também oferecerem relacionamentos de qualidade ao seu redor.
Teste de temperamento gratuito
Aproveite e faça agora seu teste de temperamento gratuito, sem precisar de cadastro ou qualquer outra coisa. Basta apenas iniciar o teste abaixo e obter os resultados.
PS. Este é apenas um teste simples, sem a pretensão de definir você profissionalmente e nem servirá para um laudo de saúde. Para isso, deve-se procurar um profissional como um Psicólogo, Psiquiatra ou profissionais legalmente aptos para te auxiliar.