Conheça os tipos de liderança e veja em qual deles vocês se encaixa. Tenha uma liderança inspiradora e de sucesso. Um líder inspirador é uma fonte de dicas para o seu sucesso e aperfeiçoar a sua liderança.
No mundo acelerado dos negócios, um grande líder deve ser capaz de recorrer a uma variedade de recursos para construir estilos de liderança abrangentes que sejam dinâmicos, responsivos e resilientes. Gerentes e executivos são incapazes de gerar resultados sustentáveis por conta própria; eles devem confiar em suas equipes e subordinados para entregar resultados.
Tipos de liderança
Os tipos de liderança ou estilos de liderança nada mais são do que modelos de gestão de líderes. Aqueles com habilidades de liderança pragmáticas se beneficiam de equipes de alto desempenho, por isso, vamos conversar sobre quais são os tipos de liderança.
Depois desta leitura, recomendamos que leia também sobre Lideranças Femininas e os Grandes Líderes da História;
Existem vários tipos de liderança obviamente, mas vamos destacar os 7 tipos de liderança mais importantes:
O Coaching
O líder de coaching é um dos tipos de liderança e é especialista em preparar os membros da equipe para futuras funções de liderança , pois esse líder pode treinar equipes e indivíduos além das expectativas estabelecidas para eles. Estes estilos de liderança estão abertos à inovação e constroem equipes que têm liberdade criativa para trabalhar a partir de seus pontos fortes individuais. Estes estilos de liderança funcionam melhor quando:
- A equipe tem um senso bem desenvolvido de proficiência e autodisciplina.
- A equipe está aberta a novas ideias e investiu em pensar fora da caixa com uma pequena direção de cima para baixo.
Para o treinador (coaching em inglês), o desempenho e o sucesso da equipe vêm em primeiro lugar. Por sua vez, esse estilo de liderança, sozinho ou em combinação com outros, pode ajudar os membros da equipe a se sentirem altamente investidos no sucesso da organização.
É importante salientar que este tipo de liderança trabalha muito cada indivíduo da equipe, especialmente para uma mudança de mentalidade e compreensão dos acontecimento no grupo, na empresa e na sua própria vida, aliás, procura manter o alto desempenho pessoal e daí sim, aumento de produtividade e qualidade de vida.
Estilos de liderança: O batedor de metas
É um dos estilos de liderança em que o líder que define o ritmo emula a autodireção e é um estilo de liderança que mais exerce controle sobre metas e atribuições precisas necessárias para concluir tarefas em prazos apertados. A autonomia criativa não é um elemento básico desse tipo de estilo de liderança. Fatores a ter em mente ao construir este estilo incluem:
- O estilo é eficaz quando várias tarefas precisam ser alocadas e executadas rapidamente.
- Mais eficaz com uma equipe experiente.
Se esse estilo de liderança não for temperado com os outros, uma equipe pode começar a se sentir sobrecarregada e pode começar a diminuir o envolvimento pessoal, especialmente para os membros da equipe que precisam sentir um espírito inovador em suas contribuições pessoais para a equipe.
Esse é um dos tipos de liderança aonde o líder precisa aprender a delegar suas funções e acompanhar os seus resultados sempre. Acompanhar resultados também não é cobrança, mas providenciar treinamento para a equipe e verificar se obtiveram a compreensão para desenvolver suas tarefas da melhor forma possível.
Além disso, deve manter um canal sempre aberto para ajustes, ser um bom ouvinte, conseguir resolver conflitos internos gerados pela tensão do alcance de metas, além de obter feedback sobre os resultados atingidos até o momento.
Também é preciso gerenciar bem o tempo para que ele torne sua equipe mais produtiva e mais eficaz em suas tarefas. Uma equipe bem gerenciada por este modelo de liderança geralmente se torna uma equipe de alto desempenho, mas é preciso cuidar para que o custo disso não seja a desmotivação, estresse do grupo e falta de engajamento ao final de cada meta.
Produzir motivação e engajamento por ser um alto custo para este modelo de liderança!
O comandante
O líder comandante autoritário conduz as equipes em direção a objetivos centralizados por meio de uma liderança muito rígida . Esses tipos de liderança são eficazes quando há uma mudança significativa em uma organização ou em situações em que uma nova equipe acaba de ser formada com membros de diversas configurações e precisa ter um desempenho de alto nível muito rapidamente. Ao empregar este estilo de liderança, tenha em mente que:
- É um estilo de liderança mais eficaz na gestão de crises ou quando é necessária uma reação rápida ou uma reviravolta.
- O uso excessivo pode levar a um menor envolvimento dos funcionários, satisfação no trabalho e, em última análise, desempenho no trabalho, pois as equipes não podem funcionar efetivamente no modo de “crise” continuamente.
Como estilos de liderança como este, tende a ser mais crítico, com elogios oferecidos apenas nas realizações mais altas, é importante equilibrar a liderança de comando com aspectos do estilo de liderança visionário para uma comunicação mais inclusiva e motivadora da equipe, principalmente quando se trabalha com uma equipe de especialistas em campos diferentes. Como todos na equipe são necessários para concretizar os objetivos da empresa, esse ângulo de trabalho em equipe pode ajudar a aliviar a possível antipatia de outros especialistas da equipe.

O visionário
Quando uma equipe ou organização precisa repensar sua abordagem, passar por uma mudança organizacional ou direcional e definir um novo rumo para seu futuro, o líder visionário é quem lança essa visão.
Os desafios desse perfil de líder são imensos, mas geralmente levam ao sucesso, caso a comunicação também seja fluente.
Líderes visionários podem ver as circunstâncias atuais ou os desafios de uma situação sob uma luz diferente, definir uma meta unificadora e capacitar indivíduos, equipes e toda a organização a se mobilizar por trás de uma visão comum. Esse estilo de liderança pode ser inspirador, carismático e energizante, mas também precisa fornecer uma visão focada que:
- Permite que indivíduos e equipes tenham liberdade para inovar, experimentar e assumir riscos à medida que se esforçam para alcançar a visão.
- Une todos por trás da visão, estabelecendo metas claras, delineando um plano estratégico para atingir metas, priorizando esforços e capacitando ações.
O estilo de liderança visionário é melhor temperado pela integração de outros estilos, como coaching (para ajudar a construir a equipe em direção ao futuro), democrático (para garantir que a visão não se torne maior do que as pessoas que trabalham para alcançá-la) ou o ditador do ritmo (para detalhar ações precisas em direção ao objetivo).
Líder pelo exemplo
O líder pelo exemplo é aquele que é o primeiro a fazer aquilo que deseja que os outros do grupo também façam. Ele é exemplo das tarefas que deseja ver realizadas pela sua equipe e esta sempre disponível para ensinar e ouvir sua equipe.
Este é talvez o estilo de liderança que mais traz engajamento e motivação de todo grupo. Ao ver que o próprio líder acredita naquilo que faz, toda a equipe passa a se motivar sabendo que pode ser compreendida pelo seu gestor e também vê nele uma pessoa como eles.
O líder pelo exemplo traz inspiração para o grupo, fazendo de si mesmo um modelo de ação. Com isso se ganha o respeito de toda a equipe e também faz com que seus liderados queiram ser como ele, gerando novos líderes com a mesma visão e mesmos objetivos.
A prática do grupo também se torna mais unificada e possui mais credibilidade, devido ao fato do líder já ter realizado as tarefas, ter sido o pioneiro e agora repassar à equipe os novos desafios que farão juntos.
O Líder Paizão
Em tempos de dificuldade, quando uma equipe sofreu a perda física de um colega de equipe ou uma mudança nas prioridades da empresa significou o enxugamento da equipe, o líder afiliativo entende as necessidades emocionais de uma equipe e constrói os indivíduos definindo metas que criam sinergia. Alguns aspectos desse estilo a serem lembrados incluem:
- Embora seja eficaz formar uma equipe, elogios excessivos podem impedir o engajamento agressivo e o impulso em direção às metas de desempenho superior.
- Este é um estilo de liderança de transição melhor combinado com outros estilos.
- Desse perfil de líder você espera as reações mais diferentes possíveis.
Ao empregar esse estilo de liderança, também é importante lembrar de construir uma estratégia baseada em metas para superar o evento preocupante e avançar em direção ao aumento da produtividade e à excelência da equipe.
O líder democrata

O líder democrático é um especialista em inspirar as contribuições únicas de cada membro da equipe para um objetivo comum. Além disso, esse estilo de liderança está focado na participação sustentada da equipe engajada. Outros fatores a serem considerados incluem:
- Entre os tipos de liderança, este funciona melhor quando o cronograma de um projeto tem espaço para reuniões de grupo e discussões de construção de consenso.
- Usar esse estilo de liderança efetivamente significa que os participantes sentirão um profundo senso de propriedade no resultado do projeto.
Este estilo de liderança é eficaz para resolução de problemas em grupo, construção de consenso e quando um líder assumiu uma posição em que os membros da equipe são os especialistas no assunto. Em projetos com uma reviravolta apertada, um estilo de liderança democrática provavelmente precisará ser modificado, talvez com uma pitada de estilo de liderança dominante, para garantir que a equipe cumpra os prazos.
O burocrata
O líder burocrata segue os livros à risca. Esse estilo de liderança pode ouvir e considerar a opinião dos funcionários, mas tende a rejeitar a opinião de um funcionário se ela entrar em conflito com a política da empresa ou com as práticas anteriores.
Você pode encontrar um líder burocrático em uma empresa maior, mais antiga ou tradicional. Nessas empresas, quando um colega ou funcionário propõe uma estratégia forte que parece nova ou não tradicional, os líderes burocráticos podem rejeitá-la.
Sua resistência pode ser porque a empresa já teve sucesso com os processos atuais e tentar algo novo pode desperdiçar tempo ou recursos se não funcionar.
O burocrata poderia se sair melhor se aprendesse a delegar melhor as suas funções e trabalhasse com lideres que trabalhassem pelo exemplo. Desta forma poderia encontrar um certo equilíbrio entre a tradição de suas atribuições, que devem ser respeitadas, e as inovações de processos e tecnologias que podem e devem ser implantadas para o contínuo crescimento da empresa, melhoria de produtos e serviços oferecidos.
O líder individualista
O individualista é o líder que não entende ou não gosta de delegar tarefas e, infelizmente, prefere fazer tudo sozinho. Geralmente se desgasta e se cansa muito na sua liderança, além de cobrar os funcionários para que ajudem mais, não sendo consciente do seu individualismo.
O estresse é muito comum neste modelo de liderança, exatamente pelo peso que sente sobre si e sua função, não compreendendo o poder que é trabalhar em equipe. Talvez até tenha alguma compreensão, mas não consegue desenvolvê-la da melhor forma possível.
Às vezes esse tipo de liderança ocorre quando falta a mão de obra do qual ele é especialista, e também, quando recebe afagos demasiados dos seus superiores. Isso faz com que se crie uma dependência insegura da sua liderança.
O engajamento e motivação não é o forte deste modelo de liderança, que tende a receber os louros da vitória sozinho também. Isso deve ser ajustado para que a própria equipe não perca sua produtividade e também a empresa não perca talentos para outras empresas.
Estrategista
Os estrategistas têm plena consciência dos ambientes em que operam. Eles têm uma compreensão profunda das estruturas e processos que fazem seus negócios funcionarem, mas também são capazes de considerar essas estruturas de forma crítica e avaliar o que pode ser melhorado.
Geralmente conseguem grande apoio da sua equipe e superiores com comprovações dos dados que demonstra, sendo analítico e com boa visão do negócio.
Um exemplo de um aclamado líder estrategista é Winston Churchill.
Estilo de liderança: conclusão
E então, o que você achou dos tipos de liderança? Você se encaixa em algum estilo de liderança? Você pode ser um líder!
A construção de um dos tipos de liderança pode ser facilitada pela busca de situações profissionais onde a orientação de carreira seja possível, a fim de ver muitos estilo de liderança diferentes usados de forma eficaz. Além de aprender com líderes de equipe experientes, também é importante permanecer engajado na educação profissional contínua .