Na maioria das vezes nós não escolhemos os nossos colegas, e é comum termos que lidar com pessoas tóxicas no trabalho, itens que até mesmo nós produzimos sem desejarmos, devido ao momento que passamos ou até mesmo nossa personalidade que precisa ser melhor trabalhada.
Lutarmos para haver um respeito que deveria, no mínimo, ser natural por parte da outra pessoa e da gente pelos outros. Atualmente, muitas pessoas também tem se sentido “libertas” por trabalharem Home Office e não precisarem enfrentar o assunto, mas é preciso realmente enfrentar. Pense que um dia, talvez volte a trabalhar com pessoas ao seu redor.
A relação tóxica pode ter sido gerada até mesmo por uma cultura da empresa que está gerando comportamentos tóxicos no trabalho. À vezes pensamos em comportamento de pessoas tóxicas, mas é preciso lembrar que não são as pessoas tóxicas, mas sim, comportamentos que passam a ter.
Imagine viver 8 horas diariamente com pessoas de comportamento tóxico assim? Talvez seja o seu caso, e é terrível saber que você passar por essa situação.
- Tipos de pessoas tóxicas
- Características de comportamento tóxico
- Como lidar com o comportamento tóxico no trabalho
- Relacionamento com pessoas tóxicas
- Construa pontes
- Se Autopreservar
- Impor Limites
- Não entre no clima da toxicidade
- Não seja você a compartilhar o que é tóxico
- Combata o comportamento tóxico
- Não se deixe bajular
- Pessoas tóxicas não existem, elas se permitem serem contaminadas.
Tipos de pessoas tóxicas
De certa forma, pessoas em sua vida o ajudam a moldar a pessoa que você é hoje. Sendo assim, é preciso cuidar com pessoas de comportamento tóxico e não participar destes comportamentos.Aqui estão alguns exemplos como agem as pessoas tóxicas, ou melhor, que tem comportamento tóxico:

- Narcisista: uma pessoa narcisista é aquela que vê beleza somente em si mesma, que tem interesses voltados somente para sua própria imagem.
- Faz comentários maldosos: quando o comportamento tóxico atinge as pessoas ao seu redor através de comentários negativos sobre sua imagem, suas falhas, sua voz e até mesmo sua forma de se vestir ou andar. Um comentário maldoso pode ser a raiz de uma longa árvore de maus comentários frequentes.
- Pensa sempre pelo lado negativo: o pensar negativo pode advir de experiências onde algo realmente não funcionou e todas as premissas estão se repetindo novamente, mas nem sempre é só por isso. Pode ser que toda visão esteja negativa, que tudo que pensa, fala e age é por insegurança e medos, e desta forma vai “negativando” tudo e todos também ao seu redor.
- Sempre critica o seu trabalho: o seu trabalho é sempre criticado por esta pessoa, não importa o que faça. Pode ser por uma antipatia, por uma disputa interna de cargos, invejas não tratadas e até o simples fato de um líder achar que não pode elogiar os funcionários porque pareceria fraqueza de sua parte.
- É autodestrutiva: tudo que esta pessoa faz é se implodir e se auto-sabotar. Seu trabalho não está bom nunca, não merece uma promoção aos seus próprios olhos, vive pedindo desculpas por tudo e se sente sempre rejeitada por todos.
- Controladora: é uma pessoa que tem por costume gerar controle sobre a vida dos que estão ao seu redor. Opina sobre roupas, trabalhos, palavras, aonde vai e principalmente quanto às novas amizades que adquire. Seus amigos não podem ter novas amizades, isso causa uma forte reação contrária nesta pessoa, sugerindo que pare com estas novas amizades.
Bem, estes são apenas alguns comportamentos tóxicos que vemos, mas são fundamentais serem detectados de forma rápida e combatê-los da melhor forma possível. E entenda, não irá combater uma pessoa, mas simplesmente não deixar este comportamento vir sobre sua vida.
Também será preciso um posicionamento de sua parte quanto a este comportamento, seja falando sobre isso com a pessoa ou caso não consigo um retorno positivo, procurar se afastar um pouco para também não ser enredado nestes assuntos são destrutivos.
Características de comportamento tóxico
- Um comportamento tóxico no trabalho muda o clima do grupo.
- Você sente que está sendo manipulado para algo que não quer fazer.
- Você está constantemente confuso com o comportamento da pessoa.
- Você sente que merece um pedido de desculpas que nunca vem.
- Você sempre tem que se defender dessa pessoa.
- Você nunca se sente totalmente confortável perto deles.
- Você continuamente se sente mal consigo mesmo na presença deles.
Esta também é uma pequena definição sobre o assunto.
Quais a características de um comportamento tóxico?
As características de um comportamento tóxicos são todas aquelas que fazem mal para o ambiente e procuram controlar e estar no centro do foco de todas as situações, ora controlando todos , ora fazendo com que todos se penalizem pelos fatos ocorridos de forma a ficarem presos a uma pessoa.
Como lidar com o comportamento tóxico no trabalho
Muitas vezes isso nos gera um estresse enorme, depressão, faz com que a gente procure outros empregos, quando na verdade, tudo poderia ser diferente e resolvido de forma simples.
Lidar com comportamento de pessoas tóxicas pode ser mais simples do que parece, pois ainda é preferível estar do lado de cá do que do lado de lá nesta expressão tóxica.
Lidar com o comportamento tóxico no trabalho é também lutar por um ambiente melhor, por colegas melhores e atingir um relacionamento de produtividade natural na sua área de atuação. Veja, conviver com comportamentos tóxicos não deve ser aceito por nenhuma empresa e por ninguém saudável, sendo assim, vamos ver algumas formas claras de como combater este mal.
Relacionamento com pessoas tóxicas
Precisamos lembrar que as pessoas tóxicas nunca são verdadeiramente tóxicas, mas alguns comportamentos podem ser, sendo assim, não devemos julgar as pessoas.
Pode parecer estranho este primeiro item, mas o que mais precisamos entender, é que, ao repetir um comportamento tóxico no trabalho, como julgamentos precipitados, pequenas vinganças ou desabafos rudes, só trará mais problemas para você e para o ambiente. Pior, dará mais razão para quem tem o comportamento tóxico se intoxicar mais ainda e aos outros. Cuide para construir boas pontes e não destruí-las.
Construa pontes
Este é talvez o item mais importante ao lidarmos com pessoas de comportamentos tóxicos, pois na maioria das vezes elas sequer notam o quão mal fazem aos outros. Em outros casos, elas tem este comportamento simplesmente porque são autodestrutivas e precisam de auxílio urgente.
Também são pessoas difíceis de ouvir, sem dúvida, mas ao construir pequenas pontes todos os dias, vocês acaba chegando ao ponto em que este comportamento vai sendo revelado e poderão compartilhar juntos uma mudança suave, ao menos, para os comportamentos, e quem sabe trazer uma cura real para você, o ambiente e esta pessoa.
Acredite no poder de seu relacionamento!
Se Autopreservar
Este é o ponto inicial de quem precisar lidar com pessoas tóxicas. Não é preciso que diga o que você comeu no almoço, o que fez no final de semana e outras coisas da sua vida, que pertencem somente à você. Quando uma pessoa é tóxica, a primeira coisa que ela faz é contaminar as coisas boas que pertencem à você, seja para você ou seja falando sobre você de forma pejorativa e distorcendo fatos.
Impor Limites

Impor limites, até mesmo em matéria de distância de mesas, é algo às vezes necessário, pois se algo faz mal para você, é preciso que se afaste um pouco para também poder respirar e não viver de forma tensa por 8 horas ao dia.
Vamos ver alguns outros limites importantes para que você não não adquira comportamentos tóxicos para sua vida:
- Limite o que recebe no celular: o fato de você receber coisas negativas em seu celular já pode ser o suficiente para pessoas com comportamentos tóxicos pensarem que você também compartilha de seus pensamentos, ações, atitudes, imagens ou vídeos que podem ser ruins para sua mente. Além disso, você também estará se alimentando destas coisas ruins. Seja claro, com educação, e diga que não gostaria mais de receber tal conteúdo em seu celular.
- Não receba fofocas: não receba fofocas sobre outras pessoas, mesmo que você goste disso. Quanto menos nos alimentarmos de fofocas, mais respeito temos diante das pessoas. Em alguns casos as pessoas podem até envolver seu nome em questionamentos, sendo assim, é preciso cuidar com estas questões.
- Não ria de piadas de mau gosto: mesmo que sejam engraçadas, não ria das piadas de mau gosto que chegam até você, pois isso fará com que você participe e acabe dando a mensagem que também gosta de piadas assim e até mesmo possa fazer isso com os outros.
- Não leia sobre a vida alheia: Procure não pesquisar sobre a vida alheia nas redes sociais, pois isso traz o costume e talvez até o vício de saber mais sobre a vida dos outros, o que pode dar a falsa sensação de que temos o controle da suas vidas e que poderemos opinar também.
- Saia de grupos tóxicos: da mesma forma que os itens anteriores, alguns grupos de redes sociais e outros podem trazer comportamentos tóxicos para todos nós, sendo assim, a saída destes grupos acaba sendo uma ótima ideia.
Talvez até sejamos tidos por chatos em alguns momento, mas seremos respeitados pela nossa posição firme sobre o que é certo. Sem contar que isso ajudará pessoas se abrirem mais conosco e que sejamos referência para todos.
Quando sua empresa procurar por uma liderança, seu nome será bem cogitado para este cargo.
A liderança pelo exemplo é sempre a melhor forma de liderança!
Não entre no clima da toxicidade
Conheci uma pessoa muito querida numa empresa, porém, ao passar dos meses, ela se tornou uma pessoa extremamente amargurada e crítica.Bem, após terem demitido uma pessoa que trazia várias discussões e beligerância entre a equipe, a qual havia se tornado amiga desta pessoa, a mesma voltou ao seu comportamento mais doce, como era de se esperar.
Infelizmente, o restante da equipe já não a via com bons olhos, pois ela havia entrado no clima do comportamento tóxico no trabalho e não tardou para que fosse demitida também.
Com isso, ela entrou em depressão e demorou um pouco para se restabelecer. Sendo assim, não entre nesse clima, pois a contaminação poderá te dominar também.
Não seja você a compartilhar o que é tóxico
É preciso entender também que talvez o comportamento tóxico pode gerar exatamente de você, sem que perceba, e isso porque aprendeu uma cultura distorcida no ambiente profissional, seja vinda de seus líderes, colegas ou até trazido de sua família.
É preciso que você identifique em você mesmo, talvez até com ajuda de amigos, se você está produzindo e reproduzindo comportamentos tóxicos.
Quem sabe até mesmo, um comportamento ruim de sua parte faz com que algumas pessoas imitem você ou o tratem desta mesmo forma, sendo assim, não perca o controle do que é certo e faça uma reflexão sobre suas atitudes. Isso só trará humildade e fará de você uma pessoa muito agradável para todos, e entenda, humildade não é baixar a cabeça para tudo, pelo contrário, é saber quem você é e lidar muito bem com seus limites e posições.
Combata o comportamento tóxico
Ao falar sobre como lidar com pessoas de comportamento tóxico no trabalho, é impossível não te avisar para que, além de tomar as medidas acima, deve manter um comportamento contrário e positivo quanto ao “lixo” que recebe. Não seja combativo com as mesmas armas da maldade, mas com atitudes positivas, sem recriminar as pessoas, porém, com firmeza. Isso afastará da sua vida quem produz tal comportamento.
Não se deixe bajular
Muitas pessoas que tem o comportamento tóxico, quando vêm que uma pessoa não se deixa dobrar, acaba por se aproximar desta pessoa com bajulações e tentativas de aproximação. Não caia nesta tentação, pois a vaidade é um dos maiores problemas do ser humano. Saiba quem você é e saiba como te faz mal ser rodeado de pessoas com esse tipo de comportamento, então, não se dobre.
Com isso e acredite no que é certo, pois você será muito mais feliz em seu trabalho.
Pessoas tóxicas não existem, elas se permitem serem contaminadas.
No entanto, como última dica, entenda algo especial e mais humano: as pessoas não são tóxicas, elas se permitem ser contaminadas.
A sua luta nunca será contra outro ser humano, mas tão somente contra o lixo que querem te empurrar, então, ame as pessoas, mas odeie o mal que contamina as suas mentes.
Ah, e você gostou deste artigo da Líder e Gestão? Se sim, deixe seu comentário.