Você leva sua fé para o trabalho? Você pensa em como sua fé pode ajudar no trabalho e nas suas rotinas? E já pensou também até que ponto isso tem sido saudável ou tóxico para você e para os demais à sua volta?
Em primeiro lugar, independente da fé que qualquer um possa ter, ela é sempre saudável, acredite. Dificilmente vemos alguma religião que tem em seu intuito o mal do próximo, claro, vimos pessoas que distorcem a fé, sem dúvida, mas em geral não querem o mal dos outros.
Uma pessoa que leva a fé para o trabalho, geralmente pede pelo bem dos seus colegas, pela prosperidade da sua empresa, para que possa ser um bom testemunho para os seus colegas, não é isso mesmo?
Sem dizer que, em momentos difíceis para si, como momentos de pressão, intrigas e outras situações difíceis, a fé ajuda para que haja paz no coração, tranquilidade na mente e atitudes positivas para com os demais, isso tudo é de uma riqueza sem fim, acredite!
No entanto, é preciso controlar alguns impulsos que às vezes podem trazer mais discórdia do que paz no ambiente, que é quando se leva a fé para o trabalho.
Pontos positivos de se levar a fé para o trabalho:
- Mais paz para resolução de problemas
- Boas palavras de conforto para poder auxiliar colegas com problemas pessoais
- Auxílio para resolver problemas no trabalho, como concentração ao meditar sobre o assunto.
- Cura da alma para ofensas no trabalho. A meditação e oração comprovadamente auxiliam na cura de questões psicológicas.
- Deixamos de ver o colega como inimigo
- Olhamos todas as questões por um prisma mais positivo da vida
- Desejamos o bem para nossos gestores, empresas e colegas
Pontos negativos de se levar a fé para o trabalho:
- O maior problema que vejo é julgar as pessoas conforme a minha crença pessoal. Aliás, quem julga os outros geralmente não compreendeu bem nem a sua religião.
- Querer converter as pessoas à força ao invés de dar testemunho em sua própria vida.
- Deixar de lado seus afazeres para permanecer em meditações, orações e leituras religiosas (seja qual for sua fé).
- Inserir símbolos religiosos em lugares da sua empresa, sobre sua mesa ou deixar literaturas espalhadas pela empresa sem prévia permissão ou sem o bom senso diante dos colegas, trazendo constrangimento para todos e desrespeitando quem não possui a mesma crença.
- Criticar a crença dos demais.
Sendo assim, levar a fé para o trabalho é algo sempre muito bom, mas os 6 pontos negativos que vimos acima, são pontos que podem estragar todo o ambiente de trabalho, a compreensão da sua fé e também pode custar seu próprio emprego.
Sendo assim, pelas experiências que a vida nos dá, sempre que houver bom senso, haverá paz e tranquilidade até no ambiente de trabalho e, posso te assegurar que sua caminhada e o respeito pela sua fé crescerá cada vez mais.
Independente da fé religiosa, eu gosto muito do que disse o Papa Francisco:
Durante um discurso de 18 de maio de 2013:
“O mundo de hoje precisa muito de testemunhas. … Não se trata tanto de falar, mas de falar com toda a nossa vida: viver consistentemente, a própria consistência de nossas vidas! ”
E como tem sido com você? Tem sofrido preconceitos? Tem reagido como ao levar sua fé no trabalho?
Compartilhe conosco.