Como identificar um líder? Nem sempre o que mais dá ordens ou o mais divertido da equipe poderia ser um líder. Vamos conversar.
Quando falamos sobre identificar um líder (ou identificar uma liderança) não falamos sobre “prever” que aquela pessoa será uma ótima líder, pelo contrário, não podemos tratar de previsões em nossa vida, a não ser do tempo…
Para reconhecer um líder é preciso ter alguns critérios práticos, bem definidos, e preferencialmente junto com um planejamento da sua empresa ou instituição. Iremos ver como isso pode funcionar abaixo.
Como identificar um líder
Se uma empresa tem o desejo de identificar suas lideranças também é porque tem a necessidade de encontrar novos líderes para trabalhos específicos.
Os motivos para uma empresa reconhecer um líder pode ser para expansão de uma filial, por exemplo, aonde o líder será treinado e capacitado sob o DNA da empresa e será o principal agenda de compartilhar a sua visão e dar direções. Isso faz um líder, dar direções e ter seguidores.
No entanto, vamos observar alguns itens que já despontam em um futuro líder:
- Possui engajamento: um líder é sempre engajado, sempre se oferecendo para compartilhar e desenvolver novas ações na empresa, levando seus colegas à fazerem o mesmo com muita motivação. Isso é sempre notório em um líder.
- Compromisso com resultados: o futuro líder tem compromisso com os resultados. Para ele não basta apenas fazer as suas tarefas, elas também precisam ter um efeito real e prático para existirem. Ele vai atrás dos bons resultados sempre.
- Autogestão: o líder geralmente é autogerenciado. Ele não precisa que seus superiores na hierarquia da empresa fiquem dizendo o que deve fazer sempre. Ele tem senso de direção e organização suficientes para desempenhar seu papel e obter confiança dos seus líderes e em meio ao seu grupo.
- É positivo: ele sempre possui uma palavra positiva para todos. Ele não desconstrói as pessoas devido à falhas, pelo contrário, está sempre junto e pronto para ajudar.
- Boa comunicação: o futuro líder possui uma boa comunicação com seus pares. Ele consegue se comunicar de forma que é ouvido e também é um bom ouvinte para compreender tanto seus gestores quanto seus colegas de equipe.
- É transparente: ele é sempre transparente. Assume riscos, assume erros e está sempre dizendo o que pensa de uma forma positiva, aprendendo também com seus erros, sem segredos e compartilhando o que sabe com todos.
Agora que vimos alguns pontos sobre como identificar uma liderança, vamos procurar entender também o quê fazermos quando o identificarmos.
O que fazer ao identificar uma liderança

Ao identificar uma liderança, é preciso entender e planejar o que a empresa deseja desta liderança. Também será necessário ter uma compreensão do impacto que esta nova liderança poderá trazer sobre toda a equipe e empresa.
- O que se deseja do líder: em primeiro lugar vamos pensar sobre o que se deseja de um líder na empresa. Quais os critérios que foram definidos para esta liderança? O que consta na descrição do cargo que ele irá assumir neste momento? Definições, definições…
- Planejamento de lideranças: após ter a compreensão do que se deseja, crie um planejamento para o desenvolvimento deste líder, os poderes que ele terá, quais as responsabilidades e também os limites da sua liderança.
- Formato da contratação: qual é o melhor formato de contratação para esta liderança? A empresa poderá tanto contratar alguém de fora do seu ambiente quanto promover um funcionário internamente. Neste segundo caso é preciso deixar critérios específicos para que todos possam participar de forma igualitária, trazer transparência e maior confiabilidade do processo.
- Tenha prazos definidos: ao planejar sobre liderança, planeje também os prazos para que esta pessoa possa dar início ao seu trabalho no prazo estabelecido.
- Não gere frustrações: é prudente também não informar o futuro líder da sua promoção antes que haja um prazo definido, e este prazo deve ser consideravelmente curto para que não gere frustrações para esta pessoa e nem passe uma mensagem errada de que a empresa não cumprirá o que foi prometido a ele.
- Crie mentores e facilitadores: ao contratar um líder, forneça também um mentor ou facilitador para que ele posso ter com quem contar em sua caminhada e também ter um bom modelo de liderança a fim de ser bem lapidado conforme a visão da empresa.
- Treinamento sobre a visão da empresa: é preciso também um treinamento muito forte sobre qual é a visão da empresa, o seu objetivo e a direção que está em seu planejamento institucional. Esta visão servirá de fundamento para futuras decisões desta liderança.
- Delegue e desafie-o: um líder é movido à desafios! O novo líder precisa receber delegações, desafios, missões e ser acompanhado nelas. Ele deve dar retorno também sobre o que se pediu e aprender com cada falha ou sucesso. Este planejamento é fundamental para formação de um bom líder.
- Capacite: a capacitação do líder deve ser sempre bem estruturada em cima da visão da empresa e também da descrição do seu cargo. Não se pode capacitá-lo sobre áreas muito distintas da qual irá trabalhar, até mesmo porque pode ser um desperdício de recursos.
- Empodere-o: ao identificar um líder ou reconhecer um líder, empodere-o diante de todos. Deixe claro as suas atribuições e também a sua autoridade para fazer o que está previsto para sua função.
Pode parecer muita coisa, não é mesmo? Mas isso não deve preocupar uma empresa, pois são processos ótimos para que se obtenha sucesso em tudo aquilo que fizer sobre identificar uma liderança.
Papel de um líder na empresa

Depois de tudo que conversamos, podemos nos perguntar qual é o real papel de um líder na empresa. Por mais estranho que pareça, é preciso definir muito bem seu papel para que ele mesmo compreenda o motivo da sua promoção ou contratação.
- Criar atribuições: um líder deve ser capaz de atribuir novas funções para sua equipe sempre que for necessário. Ele deve planejar cada atribuição, compreender as necessidades da empresa e também do seu setor.
- Definir limites: assim como o líder deve atribuir as funções, ele também precisa estipular limites para cada uma destas funções e para o trabalho da equipe, evitando assim, sobrecarregar os funcionários e também à si mesmo. Também precisa cuidar da produtividade da sua equipe para que não ultrapasse os limites de custos da empresa e também sua capacidade de processamento dos produtos ou serviços.
- Gerenciar processos: o líder deve gerenciar cada processo e acompanhar através de relatórios, indicadores e também sistemas de gestão. Os processos devem ser bem definidos, como data de início, data de conclusão, necessidades de materiais, além de identificar um líder para tal.
- Gerenciar conflitos: é muito comum em um grupo de seres humanos haverem conflitos, é realmente normal, mas precisam ser bem resolvidas para não gerarem dores e frustrações futuras. O líder deve saber como lidar com cada um dos conflitos, ser imparcial e oferecer feedback em todas as situações.
- Passar a visão: para que todos saibam o que deve ser feito e como deve ser feito, é preciso que a visão da empresa esteja clara e seja sempre relembrada pelos líderes. Cada fundamento da empresa deve estar bem fixado na mente de cada membro da equipe, e isso virá pelo exemplo do seu líder.
- Ser o exemplo: por falar em exemplo, a melhor forma de identificar um líder é notando aqueles que são um exemplo para toda equipe. Em alguns momentos é preciso que este líder se lembre deste seu papel tão importante para a referência do grupo. A liderança deve ter iniciativa, ser o primeiro a fazer aquilo que pede ao outros, compartilhar informações, ser um bom ouvinte e se comunicar muito bem com todos.
- Motivar: a motivação é o gás que a equipe precisa para trabalhar. Com motivação a produtividade aumenta muito mais, acredite nisso. A motivação produz também felicidade ao trabalhar e também sentido para o serviço ou produto gerado.
- Identificar novos líderes: é preciso saber reconhecer um líder! Entender como identificar um líder e estimular o surgimento de novas lideranças é fundamental para o crescimento e manutenção da empresa.
- Capacitar: finalmente, um líder deve ser capaz de capacitar a sua equipe. Ele deve conhecer muito bem cada uma das atribuições dos seus funcionários o suficiente para capacitar cada um e poder acompanhar seus retornos e resultados. Uma equipe sem capacitação é uma equipe sujeita à muitas falhas e acidentes, sendo assim, é preciso haver esta capacitação à nível de liderança.
Qualidades de um bom líder
E quais as qualidades de um bom líder? Um bom líder é mais humano, tem empatia e procura compreender as diferenças culturais de cada pessoa da sua equipe. Além disso, o bom líder precisa estudar para compreender suas funções, compreender as funções de cada membro da sua equipe e capacitar cada um para que tenham melhoria contínua em sua produtividade e eficácia.
O principal é que o líder tenha sua mente aberta para o aprendizado, ser um ouvinte melhor do que falante, e realmente entenda como aplicar a visão da empresa em sua rotina.
Poderíamos listar aqui uma infinidade de habilidades que um líder deveria ter, acredite. De qualquer forma, criamos um artigo especial somente com estas habilidades de forma mais detalhada: Como ser um bom líder
O líder já nasce líder?
Algo bem importante que o líder realmente deve saber é o que vimos no dicionário de sinônimos nos fornece algumas informações: “dom, virtude, talento, capacidade, aptidão, habilidade, poder, condão, predicado, dote, excelência.”.
Isto é, alguns líderes possuem dom, virtude, itens que são natos da pessoa, no entanto podemos ver que também existe a capacidade, aptidão e excelência, que são habilidade que podemos conquistar com esforço e aprendizado.
Sendo assim, além do líder ter habilidades natas, ele também precisará desenvolver novas habilidades através de capacitação. Isso se torna fundamental para a carreira e manutenção da liderança em alto nível.
Qual o perfil de um líder ideal
Muitas vezes ficamos pensando em vários líderes e até mesmo querendo ser como eles. Imagine você palestrando para multidões, trazendo um ensino maravilhoso para mudar a vida de todos para melhor e sendo o exemplo daquilo que se deseja passar? Quantos de nós não sonhamos com isso, não é mesmo?
Todavia, estes líderes ideias passaram por grandes dificuldades durante toda sua vida. Tiveram suas crises, seus momentos de grande solidão e especialmente desejando deixar tudo para trás.
Mas o que fez com que eles mudassem seu pensamento? Exatamente pensar em quem depende dele, pensar de forma mais humana e serem sensíveis à voz da sua liderança. Quantas vozes você tem ouvido hoje? Pense um pouco sobre isso e seja mais humano na referência de um líder ideal.
Como identificar um líder tóxico

Em primeiro lugar é preciso compreender que uma pessoa jamais é tóxica. Nada pode nos afastar de outro ser humano, no entanto ele pode ter comportamentos tóxicos que devem ser identificados e transformados, pois sem isso é praticamente impossível gerar um bom relacionamento.
- O líder pensa somente em seu próprio proveito e promoção própria
- Faz sempre comentários maldosos e traz intrigas entre a equipe
- Sempre critica os trabalhos de forma negativa e não fornece apoio necessário
- É uma pessoa com comportamento controlador
- Gosta de gritar, ofender e fazer repreensões públicas
Poderíamos falar sobre muitos outros comportamentos, não é mesmo? Mas pense de forma mais positiva, pois você pode fazer algo bem diferente e mudar todos ao seu redor pelo seu exemplo:
- Procure construir pontes para que todos possam se entender dentro da equipe
- Coloque os limites do seu trabalho e relacionamentos
- Evite conversas e piadas tóxicas
- Não faça e não compartilhe comentários maldosos
Este itens acima já ajudarão muito nestas situações.
Desafios da liderança de equipes
A liderança envolve vários desafios, e para um bom líder isso é fundamental para seu desenvolvimento. Aprender como identificar um líder é também reconhecer um líder que seja firme perante as adversidades que poderá enfrentar em sua carreira.
Um bom líder é sempre movido por grandes desafios, e mesmo com adversidades e objeções de ideias muitas vezes, ele se mantém firme na liderança da sua equipe. Alguns desafios que o líder irá enfrentar (e vencer, acredite!):
- Decidir sobre demissão ou manutenção de funcionários
- Resolver conflitos entre membros da equipe
- Aprender como motivar o grupo e manter sua produtividade
- Resolver problemas de comunicação entre todos
- Procurar manter o desempenho e foco constantes
- Identificar uma liderança em sua equipe
Sou líder e agora?
E chegamos em um ponto muito bom de nossa conversa, e não que os outros não tenham sido ótimos, mas este é muito importante para todos nós. Sou líder e agora? O que eu faço e para onde caminho?
Quando pensamos em nós mesmos como liderança é algo bem agradável e fazemos sonhos com isso, no entanto parece que quando isso ocorre, um frio enorme percorre nosso interior e começamos a ficar mais curiosos e inseguros sobre esta nova posição.
Na verdade, sempre que existem mudanças em nossas vidas é normal passarmos por estas inseguranças, mas se desafie, se motive, pois muitas situações ótimas estarão aguardando por você.
Bem, e o que faz um líder?
- O que faz um líder: Um líder é alguém que é uma inspiração para os outros que o seguem por causa de seus valores conquistados. Ele é quem lidera o caminho para a equipe, sempre sendo o primeiro a tomar a iniciativa.
- Porque você é o líder: você é o líder porque você tem características de liderança, você tem as habilidades para estar na posição em que está, então é preciso valorizar, e não ter medo, esses momentos de liderança.
- O que se espera do líder: espera-se pelo menos que ele assuma fielmente as responsabilidades e também se comprometa com os resultados esperados e contratados.
- O que você espera de si mesmo: e o que você espera de si mesmo como líder? Antes de tudo, você precisa evitar a culpa por falhas, isso acontecerá muitas vezes em sua vida. Não espere mais de você do que está preparado para fazer. Você e seu treinamento lhe dirão seus limites.
- Liderança ou liderança: identificar um líder e identificar um chefe… como fazer? Simplificando, o líder tem seguidores e eles servem de inspiração, o chefe tem autoridade e usa apenas ordens. Qual dos dois você está se preparando para ser? Qual dos dois gera mais resultados positivos e motivação na empresa?
- Responsabilidades Pessoais: As responsabilidades são sempre pessoais, então o líder assume essas responsabilidades, mas são pessoais porque você cuida das pessoas. Ser mais humano é a melhor opção…
Conclusão
Que bom que você chegou até aqui. Sabemos que foi uma leitura intensa e densa, não é mesmo? Talvez sejam muitas informações juntas que será preciso favoritar e ler aos poucos, mas é comum, não se preocupe.
O mais importante é aprender como identificar um líder e fornecer esta capacitação do líder para que ele possa desempenhar seu papel da melhor forma possível.
E o que você achou da nossa conversa? Será uma alegria imensa ouvir o que tem a dizer!